Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Peugeot RCZ vs. Mini Coupe: bom moço, garoto travesso

27/07/2012
in Comparativo, Mini, Peugeot

Com o mesmo motor e preços próximos, os cupês Peugeot RCZ e Mini Cooper S revelam personalidades bem diferentes

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

O chamado segmento premium, ou de luxo, do mercado brasileiro vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos e fazendo a alegria de marcas especializadas em carros de mais de R$ 100 mil. Um dos efeitos dessa ascensão é que mais fabricantes passam a oferecer modelos nessa faixa, muitas vezes voltados a categorias de nicho — aquelas que representam pouco em volume, mas são bastante expressivas em lucro por unidade.

Isso trouxe de volta um tipo de carro que andava quase desaparecido por aqui: o cupê, que pela definição clássica e mais aceita — sujeita a controvérsias, é verdade — tem duas portas, três volumes, perfil de teto mais esportivo que o de um sedã típico e no máximo quatro lugares. É o caso de dois modelos lançados há pouco no Brasil por marcas europeias, na mesma faixa de preço e com duas versões de igual motor: o Mini Coupe Cooper S e o Peugeot RCZ.

A habitual análise pelos quatro “Ps” aponta algumas diferenças. Em porte o RCZ é um tanto maior, pois mede 55 centímetros a mais em comprimento e 15 cm adicionais em distância entre eixos; isso lhe permite oferecer um banco traseiro para duas crianças ou adultos em curtos trajetos, o que esse Mini deixa de fora.

 

 

Mini Coupe Cooper S

Peugeot RCZ

3,73 m 184 cv R$ 139.950 4,28 m 165 cv R$ 130.990
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

A proposta de uso, por esse fator, pode ser um pouco diversa: o Peugeot está apto a levar uma pequena família, e o concorrente, não. De resto eles se destinam aos mesmos tipos de utilização, com foco no público jovem, em solteiros ou casais sem filhos, que buscam acima de tudo estilo diferenciado e atraente, alto desempenho e comportamento esportivo sem abrir mão de certa comodidade.

Os dois outros “Ps” são os que colocam esses modelos em competição mais direta. A potência do Mini, 184 cv, está 19 cv acima da obtida pelo RCZ com o mesmo motor básico, um quatro-cilindros de 1,6 litro com turbocompressor e injeção direta de gasolina, desenvolvido em cooperação entre os dois grupos. Há semelhanças ainda na caixa de câmbio automática de seis marchas e na tração dianteira. Por fim, os preços estão próximos: arredondados R$ 140 mil o Cooper S e R$ 131 mil o RCZ, ambos sem oferta de opcionais.

Quem precisa levar alguém no compacto banco traseiro só pode ficar com o Peugeot, mas acreditamos que a maioria dos interessados nesses cupês não tenha essa finalidade em vista. Para todos esses, o que importa é qual oferece mais prazer ao volante — uma dúvida que vamos tentar esclarecer nas páginas seguintes.

Próxima parte

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: avaliaçãocomparativoCoupeesportivoMiniMini CooperPeugeotRCZturbo

Related Posts

Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: das molas ao 406 Coupé, quase 200 anos de história

16/12/2024
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Mini: quadros com o pequeno charmoso do grupo BMW
Auto Livraria - BMW

Mini: quadros com o pequeno charmoso do grupo BMW

01/11/2024
Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições

08/05/2024

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp