Ambiente interno do Voyage é correto e funcional, embora simples; conforto no
banco traseiro é sua maior limitação comparado aos espaçosos concorrentes
O Logan é o único a oferecer navegador como opcional de fábrica, integrado ao painel e agora em posição mais alta e adequada (contudo, ainda sujeito a reflexos em algumas condições, conforme a incidência de luz na parte traseira do carro). A tela sensível ao toque permite fácil inserção do endereço desejado.
No mesmo painel há o sistema Eco2, que auxilia a direção econômica e favorável ao meio ambiente, ao informar a distância percorrida sem consumo (com o motor em corte de alimentação, como em declives sem acelerar) e atribuir notas ao motorista por sua forma de acelerar, antecipar manobras e trocar de marcha. O Voyage traz apenas mensagens que podem evitar consumo desnecessário, como não acelerar o carro parado e fechar janelas quando o ar-condicionado estiver ligado — mesmo que o interior esteja em brasas depois de exposto ao sol por horas…
Sensores de estacionamento na traseira equipam Logan e Voyage, com indicação gráfica no rádio deste último, mas a Renault deveria pintar seus pontos na cor do para-choque, pois em preto parecem improvisados. Outros bons detalhes no Logan são ar-condicionado com controle automático, limitador e controlador de velocidade, maçanetas internas cromadas (mais fáceis de ver à noite) e indicador de temperatura externa. Como no Etios, o volante vem revestido em couro, em vez do plástico algo áspero do Voyage.
Logan: instrumentos bem legíveis, ar-condicionado automático, limitador
e controlador de velocidade, tela central tátil com navegação e
registros para condução econômica, mola a gás para sustentar o capô
O Toyota destaca-se pela extensão do ar-condicionado para o porta-luvas e o alerta para uso do cinto também pelo passageiro da frente, com sensor no assento. A favor do Voyage estão espelhos iluminados nos para-sóis (os outros têm espelho sem luz e, no Etios, sem a necessária tampa no lado do motorista), repetidor digital do velocímetro, alerta programável para excesso de velocidade, alarme antifurto com sensores de ultrassom, duas luzes de leitura na frente (só uma no Logan, nenhuma no Etios) e rebatimento automático do retrovisor direito ao engatar marcha à ré para focalizar o meio-fio.
Em capacidade de bagagem a vitória é do
Etios, com 562 litros, ante 510 do Logan e 460
do Voyage; só no Renault há banco bipartido
Alguns pontos merecem revisão pelos fabricantes. No VW o ar-condicionado é bastante ruidoso, sobretudo em modo de recirculação; falta a luz indicadora de porta mal fechada; é preciso usar chave para acesso ao tanque de combustível e ao porta-malas (há comando remoto nela, mas não uma prática alavanca na cabine, como as dos concorrentes); as portas traseiras têm uma parte de chapa exposta que seria fácil evitar; a retração dos cintos dianteiros puxa-o com força a ponto de golpear o vidro da porta com a fivela, ao ser liberado; e há tampas plásticas onde estariam os pinos de travas e as manivelas de vidros nas portas, caso a versão não tivesse controles elétricos.
No Toyota o comando para destravar o capô é um botão ultrapassado (lembra os afogadores dos anos 70 e 80) e o painel deforma-se quando ele é puxado, sugerindo fragilidade; faróis e luzes de posição permanecem acesos ao desligar ignição, sem aviso mesmo ao abrir a porta; os difusores de ar centrais deslocados à direita não são ideais e faltam temporizador da luz interna e bolsas atrás dos encostos dianteiros. Embora o limpador de para-brisa monobraço com mecanismo pantográfico atue bem, deixa sem limpar uma faixa esquerda maior que o normal. O Renault deveria ter comando uma-varrida para o limpador.
Ainda, o compartimento traseiro de Logan e Etios não tem qualquer iluminação, pois a única luz fica na frente (imperdoável em sedãs, que são familiares por vocação); nenhum traz faixa degradê no para-brisa, o que é mais grave no Toyota, pela serigrafia insuficiente acima do retrovisor central (o VW vinha com a faixa até algum tempo atrás); e o espaço para os objetos do dia a dia deixa a desejar em todos eles, com especial crítica ao Voyage.
As maiores dimensões do Logan — sobretudo largura e entre-eixos — conferem-lhe o interior mais espaçoso, capaz de acomodar cinco adultos com conforto, sendo o vão para as pernas seu maior destaque. O Etios vem pouco atrás, com desvantagem em largura, e o Voyage é crítico nesse aspecto (consequência esperada de ser o mais estreito por fora, com quase 8 cm a menos que o Logan) e inferior em acomodação das pernas. Além de apertado para três pessoas, o VW prejudica o quinto ocupante pelo encosto mole demais, diferente do restante do banco, o que logo cansa o corpo.
Em capacidade de bagagem a vitória é do Etios, com 562 litros, ante 510 do Logan (ainda ótimo para o porte do carro) e 460 do Voyage. Todas as tampas usam braços convencionais, que roubam espaço e podem amassar a bagagem ao fechar. Exclusivo do Renault é o banco traseiro com encosto bipartido, mais conveniente; o Voyage traz uma caixa com tampa que facilita organizar pequenos volumes. Em estepe, empate: todos usam pneu igual aos restantes do carro, mas com roda de aço em vez de alumínio, e adotam a colocação interna sob o assoalho — incômoda no Voyage, pois foi mantida a posição do Gol, que no sedã ficou um tanto distante do usuário.
O Voyage tem instrumentos bem claros com velocímetro digital e computador
com duas medições, sensor de estacionamento com indicação gráfica e caixa
no porta-malas; série Seleção traz tecido em relevo e cinzeiro com logo da CBF
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Equipamentos de série e opcionais
Logan |
Etios |
Voyage |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | S/ND | ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | O |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/O/1 | S/ND | O/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | ND/S | ND/S | ND |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/ND/ND | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND | ND/O |
Câmera traseira para manobras | ND | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | ND | ND | ND |
Computador de bordo | S | ND | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | ND | ND |
Controle de tração/estabilidade | ND | ND | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | O |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | ND | ND |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | O |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | ND | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | ND | ND | O |
Navegador por GPS | O | ND | ND |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND | ND/O |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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