Simulação de desempenho
O carro mais potente nem sempre é o mais rápido e veloz, como comprovou mais uma vez a simulação de desempenho do Best Cars, elaborada pelo consultor Iran Cartaxo. Apesar dos 2 cv a mais que o Voyage (com álcool), o Logan ficou para trás dele em aceleração, retomada e velocidade máxima e perdeu também para o Etios em alguns quesitos.
Em velocidade, o VW obteve entre 8 e 14 km/h acima dos oponentes, o que se explica por fatores como melhor aerodinâmica (evidenciada no menor consumo de potência para manter 120 km/h) e bom cálculo de câmbio para esse fim. Sua quinta marcha quase atinge a rotação de maior potência, enquanto a do Renault fica cerca de 400 rpm abaixo. No Toyota a quarta chega perto do limite de giros, mas a quinta longa demais faz perder 2 km/h. Interessante a proximidade dos regimes a 120 km/h em quinta.
O Voyage volta a brilhar em aceleração, como ao passar de 0 a 100 km/h em 0,8 segundo a menos que o Logan e 1,6 s a menos que o Etios, sempre com álcool. Além da potência superior à do Toyota, beneficia-se do peso bem mais baixo que o do Renault. A vantagem do VW cresce nas retomadas, nas quais o torque expressivo em baixa rotação deixa-o com os menores tempos em todas as provas, seguido quase sempre pelo carro da marca francesa (que, no entanto, perde mais com gasolina que seus adversários). O da japonesa decepciona nesse quesito.
Onde o Etios dá o troco é no consumo, o melhor do grupo por até 0,9 km/l, favorecido pela combinação de boa aerodinâmica, peso moderado e câmbio pouco mais longo que os dos oponentes em algumas marchas. Com marcas ao redor de 13 km/l com gasolina e 10 com álcool no ciclo rodoviário, os três podem ser considerados econômicos. Com tanque de maior capacidade, o VW oferece a maior autonomia.
Logan |
Etios |
Voyage |
||||
gas. | álc. | gas. | álc. | gas. | álc. | |
Veloc. máxima (km/h) | 168,8 | 175,1 | 175,5 | 177,5 | 183,8 | 185,2 |
Regime à vel. máxima (rpm) | 4.750 | 4.950 | 5.900 | 5.950 | 5.050 | 5.100 |
Marcha em vel. máxima | 5ª. | 4ª. | 5ª. | |||
Regime a 120 km/h (5ª., rpm) | 3.400 | 3.350 | 3.300 | |||
Potência a 120 km/h (cv) | 33 | 30 | 28 | |||
Aceler. 0 a 100 km/h (s) | 12,9 | 11,9 | 12,9 | 12,6 | 11,2 | 11,0 |
Aceler. 0 a 400 m (s) | 18,4 | 18,0 | 18,6 | 18,5 | 17,6 | 17,5 |
Aceler. 0 a 1.000 m (s) | 34,4 | 33,3 | 34,1 | 33,9 | 32,3 | 32,2 |
Ret. 60 a 100 km/h em 4ª. (s) | 11,9 | 10,8 | 12,3 | 12,6 | 10,5 | 10,2 |
Ret. 60 a 100 km/h em 3ª. (s) | 8,1 | 7,6 | 8,8 | 8,7 | 7,2 | 7,1 |
Ret. 80 a 120 km/h em 5ª. (s) | 19,2 | 16,8 | 18,6 | 19,1 | 15,4 | 15,2 |
Ret. 80 a 120 km/h em 4ª. (s) | 13,5 | 12,1 | 14,2 | 14,0 | 11,5 | 11,4 |
Ret. 80 a 120 km/h em 3ª. (s) | 9,7 | 8,8 | 9,8 | 9,5 | 8,1 | 7,8 |
Cons. ciclo urbano (km/l) | 9,1 | 6,6 | 9,9 | 7,3 | 9,0 | 6,4 |
Cons. ciclo rodoviário (km/l) | 12,8 | 9,5 | 13,7 | 10,3 | 13,0 | 9,4 |
Auton. ciclo urbano (km) | 411 | 298 | 401 | 294 | 445 | 318 |
Auton. ciclo rodoviário (km) | 575 | 427 | 557 | 416 | 641 | 467 |
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo |
Dados dos fabricantes
Logan |
Etios |
Voyage |
||||
gas. | álc. | gas. | álc. | gas. | álc. | |
Veloc. máxima (km/h) | 178 | 180 | ND | 189 | 191 | |
Aceler. 0 a 100 km/h (s) | 11,9 | 11,6 | 11,8 | 11,3 | 10,1 | 9,8 |
Consumo ciclo urbano (km/l) | 11,9 | 8,1 | 11,9 | 8,4 | 10,7 | 7,3 |
Consumo ciclo rodoviário (km/l) | 13,4 | 9,2 | 14,0 | 9,3 | 13,7 | 9,4 |
ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |
São três sedãs práticos, de bom desempenho e relativamente econômicos, mas o Voyage fica um pouco atrás dos oponentes em capacidade de bagagem
Comentário técnico
• O motor do Etios tem a concepção mais atual, sendo usado em modelos da marca na Europa, só que com adição de variação de tempo de abertura das válvulas. O bloco de alumínio favorece a eficiência (menor peso e maior dissipação de calor que o ferro fundido dos outros), o cabeçote tem duplo comando com quatro válvulas por cilindro e o acionamento do comando usa corrente, que dispensa troca periódica (nos adversários, correia dentada). Os de Voyage e Renault são projetos mais antigos, em uso no Brasil há 13 anos no primeiro e 15 no segundo.
• Um ponto em comum é a taxa de compressão ao redor de 12:1, que indica a prioridade dos fabricantes ao funcionamento com álcool. A potência específica varia pouco, sendo mais alta no Logan com álcool e mais baixa no mesmo modelo com gasolina — os concorrentes ficam dentro desse intervalo. Até a relação r/l é a mesma (0,314) em dois dos motores, o VW e o Renault, um pouco acima do limite convencionado de 0,3 para uma operação suave (a do Toyota não é conhecida).
• Nas suspensões, apenas o “arroz com feijão” usado por quase toda a indústria, com sistema McPherson à frente e eixo de torção atrás. Mais moderna é a assistência elétrica de direção do Etios, ante a hidráulica dos demais, pois reduz o consumo de energia e dispensa fluido.
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