Logan vs. Etios vs. Voyage: como o brasileiro gosta

Simulação de desempenho

O carro mais potente nem sempre é o mais rápido e veloz, como comprovou mais uma vez a simulação de desempenho do Best Cars, elaborada pelo consultor Iran Cartaxo. Apesar dos 2 cv a mais que o Voyage (com álcool), o Logan ficou para trás dele em aceleração, retomada e velocidade máxima e perdeu também para o Etios em alguns quesitos.

Em velocidade, o VW obteve entre 8 e 14 km/h acima dos oponentes, o que se explica por fatores como melhor aerodinâmica (evidenciada no menor consumo de potência para manter 120 km/h) e bom cálculo de câmbio para esse fim. Sua quinta marcha quase atinge a rotação de maior potência, enquanto a do Renault fica cerca de 400 rpm abaixo. No Toyota a quarta chega perto do limite de giros, mas a quinta longa demais faz perder 2 km/h. Interessante a proximidade dos regimes a 120 km/h em quinta.

 

Potencia
Torque

 

O Voyage volta a brilhar em aceleração, como ao passar de 0 a 100 km/h em 0,8 segundo a menos que o Logan e 1,6 s a menos que o Etios, sempre com álcool. Além da potência superior à do Toyota, beneficia-se do peso bem mais baixo que o do Renault. A vantagem do VW cresce nas retomadas, nas quais o torque expressivo em baixa rotação deixa-o com os menores tempos em todas as provas, seguido quase sempre pelo carro da marca francesa (que, no entanto, perde mais com gasolina que seus adversários). O da japonesa decepciona nesse quesito.

Onde o Etios dá o troco é no consumo, o melhor do grupo por até 0,9 km/l, favorecido pela combinação de boa aerodinâmica, peso moderado e câmbio pouco mais longo que os dos oponentes em algumas marchas. Com marcas ao redor de 13 km/l com gasolina e 10 com álcool no ciclo rodoviário, os três podem ser considerados econômicos. Com tanque de maior capacidade, o VW oferece a maior autonomia.

 

Logan

Etios

Voyage

gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Veloc. máxima (km/h) 168,8 175,1 175,5 177,5 183,8 185,2
Regime à vel. máxima (rpm) 4.750 4.950 5.900 5.950 5.050 5.100
Marcha em vel. máxima 5ª. 4ª. 5ª.
Regime a 120 km/h (5ª., rpm) 3.400 3.350 3.300
Potência a 120 km/h (cv) 33 30 28
Aceler. 0 a 100 km/h (s) 12,9 11,9 12,9 12,6 11,2 11,0
Aceler. 0 a 400 m (s) 18,4 18,0 18,6 18,5 17,6 17,5
Aceler. 0 a 1.000 m (s) 34,4 33,3 34,1 33,9 32,3 32,2
Ret. 60 a 100 km/h em 4ª. (s) 11,9 10,8 12,3 12,6 10,5 10,2
Ret. 60 a 100 km/h em 3ª. (s) 8,1 7,6 8,8 8,7 7,2 7,1
Ret. 80 a 120 km/h em 5ª. (s) 19,2 16,8 18,6 19,1 15,4 15,2
Ret. 80 a 120 km/h em 4ª. (s) 13,5 12,1 14,2 14,0 11,5 11,4
Ret. 80 a 120 km/h em 3ª. (s) 9,7 8,8 9,8 9,5 8,1 7,8
Cons. ciclo urbano (km/l) 9,1 6,6 9,9 7,3 9,0 6,4
Cons. ciclo rodoviário (km/l) 12,8 9,5 13,7 10,3 13,0 9,4
Auton. ciclo urbano (km) 411 298 401 294 445 318
Auton. ciclo rodoviário (km) 575 427 557 416 641 467
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Dados dos fabricantes

Logan

Etios

Voyage

gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Veloc. máxima (km/h) 178 180 ND 189 191
Aceler. 0 a 100 km/h (s) 11,9 11,6 11,8 11,3 10,1 9,8
Consumo ciclo urbano (km/l) 11,9 8,1 11,9 8,4 10,7 7,3
Consumo ciclo rodoviário (km/l) 13,4 9,2 14,0 9,3 13,7 9,4
ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Renault Logan Dynamique
Toyota Etios XLS

 

VW Voyage Selecao
São três sedãs práticos, de bom desempenho e relativamente econômicos, mas o Voyage fica um pouco atrás dos oponentes em capacidade de bagagem

 

Comentário técnico

• O motor do Etios tem a concepção mais atual, sendo usado em modelos da marca na Europa, só que com adição de variação de tempo de abertura das válvulas. O bloco de alumínio favorece a eficiência (menor peso e maior dissipação de calor que o ferro fundido dos outros), o cabeçote tem duplo comando com quatro válvulas por cilindro e o acionamento do comando usa corrente, que dispensa troca periódica (nos adversários, correia dentada). Os de Voyage e Renault são projetos mais antigos, em uso no Brasil há 13 anos no primeiro e 15 no segundo.

• Um ponto em comum é a taxa de compressão ao redor de 12:1, que indica a prioridade dos fabricantes ao funcionamento com álcool. A potência específica varia pouco, sendo mais alta no Logan com álcool e mais baixa no mesmo modelo com gasolina — os concorrentes ficam dentro desse intervalo. Até a relação r/l é a mesma (0,314) em dois dos motores, o VW e o Renault, um pouco acima do limite convencionado de 0,3 para uma operação suave (a do Toyota não é conhecida).

• Nas suspensões, apenas o “arroz com feijão” usado por quase toda a indústria, com sistema McPherson à frente e eixo de torção atrás. Mais moderna é a assistência elétrica de direção do Etios, ante a hidráulica dos demais, pois reduz o consumo de energia e dispensa fluido.

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