Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

C4 Lounge, Focus, Civic e Fluence: classe em ascensão

20/12/2013
in Citroën, Comparativo, Ford, Honda, Renault

Simulação de desempenho

O mais potente é o mais veloz? Os motores com injeção direta são os mais econômicos? Não, não é tão fácil assim, como revelou a simulação elaborada para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

A maior velocidade máxima não foi do Fluence, mas do Focus, que associou sua alta potência a uma melhor aerodinâmica. O limitador eletrônico a 217 km/h desperdiça menos de 1 km/h de seu potencial. Em segundo, colado a ele, vem… o Civic! Isso mesmo: bastam 155 cv para que ele alcance 216 km/h, beneficiado por ótima penetração no ar e acerto exato de relações de câmbio, que deixam o motor bem na faixa de maior potência em quarta marcha. Nesse último quesito o Focus foi mal, pois a quinta não passa de 5.950 rpm — distante do pico a 6.500 — e a sexta, longa demais, o faz perder 1 km/h.

Só em terceiro aparece o Renault, que tem acerto adequado (supera o ponto máximo em 250 rpm em quinta; também perde velocidade em sexta), mas luta com a ineficiente aerodinâmica. Em último vem o C4 Lounge, menos potente, embora com quinta marcha bem calculada (fica 100 a 150 rpm abaixo do pico de potência). A aerodinâmica desfavorável desses modelos pode ser observada no maior consumo de potência a 120 km/h, aspecto em que o Civic brilha (seus pneus mais estreitos ajudam); ele é também o mais longo na relação final da última marcha, ainda que seja o único sem sexta.

 

Potência
Torque

 

Em aceleração o GT dá o troco, e com folga: vai de 0 a 100 km/h pelo menos 1,4 segundo mais rápido que qualquer outro modelo com gasolina, beneficiado pelas maiores potência e torque, a alta rotação de arrancada permitida pelo câmbio manual e sua menor perda de energia em comparação aos automáticos. Seguem-se Focus, C4 Lounge e Civic, a mesma ordem das potências, mas ainda assim chama atenção o bom resultado do Honda (só 0,1 s atrás do Citroën), favorecido pelo menor peso do grupo. Como curiosidade, se o câmbio de cinco marchas não colabora para manter o motor sempre “cheio”, é o único a dispensar a mudança para terceira antes de 100.

No Ford foi mantido o erro já verificado no Fiesta com câmbio Powershift: as trocas automáticas ocorrem muito cedo, a 6.300 rpm, 200 abaixo  do pico de potência, o que impede na prática desfrutar os 175 ou 178 cv anunciados — o carro certamente seria mais rápido se pudesse alcançar algo como 6.800 rpm em cada marcha. As mudanças do Citroën também são algo precoces, a 6.000 rpm, a mesma rotação de potência máxima.

 


Auto Livraria

 

Na comparação de retomadas, cabe lembrar que apenas o Fluence tem câmbio manual e foi simulado em marcha única; nos automáticos consideramos as trocas necessárias para manter a rotação ideal durante a manobra. Assim, passar de 80 a 120 no Renault tanto pode levar 5,8 s em terceira (melhor tempo do grupo) quanto 8,8 s em quinta. De modo geral, nesse item destacou-se o GT, seguido por Focus, Civic e C4 Lounge.

Em meio a tantos recursos para ganhar eficiência, o motor mais simples foi o mais econômico: o do Honda, carro que fez de 2,1 a 3,6 km/l a mais que os outros, com gasolina, no ciclo rodoviário de simulação. As explicações passam por peso, aerodinâmica, câmbio longo e até pneus mais estreitos. Focus e Fluence ficaram próximos em segundo lugar no ciclo urbano, mas o Renault perdeu espaço na simulação rodoviária, na qual se aproximou do “beberrão” C4 Lounge, que sofre com o peso excessivo. É também do Civic a maior autonomia.

 

C4 Lounge

Focus

Civic

Fluence

gas. gas. álc. gas. álc. gas.
Velocidade máxima km/h 209,7 215,6 217,9 213,7 216,4 213,3
Regime à vel. máx. rpm 5.850 5.900 5.950 6.300 6.400 5.750
Marcha à vel. máx. 5ª. 5ª. 4ª. 5ª.
Regime a 120 km/h* rpm 2.600 2.650 2.500 2.550
Potência cons. a 120 km/h cv 31 29 27 32
Acel. 0 a 100 km/h s 10,8 9,8 9,4 10,9 10,8 8,4
Acel. 0 a 400 m s 17,3 16,9 16,8 18,0 17,9 15,8
Acel. 0 a 1.000 m s 31,5 30,8 30,3 32,3 31,4 29,2
Retomada 60 a 100 km/h (4ª. ou D) s 6,2 5,3 5,1 5,7 5,7 6,6
60 a 100 km/h (3ª.) s NA 5,2
Retomada 80 a 120 km/h (5ª ou D) s 7,7 7,0 6,7 7,4 7,3 8,8
80 a 120 km/h (4ª.) s NA 7,4
80 a 120 km/h (3ª.) s NA 5,8
Consumo urbano km/l 6,8 8,2 5,7 9,7 7,1 8,1
Consumo rodoviário km/l 10,9 12,4 8,8 14,5 10,7 11,0
Autonomia urbana km 368 406 282 500 366 435
Autonomia rodov. km 591 616 435 741 547 592
O Focus tem limitador eletrônico a 217 km/h; melhores resultados em negrito; *na última marcha; NA = não aplicável; conheça o simulador e os ciclos de consumo

 

Citroen C4 Lounge Exclusive THP
Ford Focus Titanium

 

Honda Civic EXR
Renault Fluence GT

Fatores como peso, aerodinâmica e acerto de câmbio podem trazer surpresas
na simulação de desempenho, como aconteceu mais uma vez nesse grupo

 

Dados dos fabricantes

C4 Lounge

Focus*

Civic

Fluence

gas. gas. álc. gas. álc. gas.
Velocidade máxima km/h 214 206 ND 220
Acel. 0 a 100 km/h s 8,8 9,2 ND 8,0
Consumo urbano ND ND 9,4 6,5 ND
Consumo rodoviário ND ND 12,8 9,2 ND
*Sem especificação de combustível; ND = não disponível
Próxima parte

 

 

Page 7 of 8
Prev1...678Next
Tags: avaliaçãoC4C4 LoungeC4 Lounge ExclusiveCitroënCivicCivic EXRcomparativoFluenceFluence GTFocusFocus TitaniumFordHondaRenaultturbo

Related Posts

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

11/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

08/07/2025
Wrangler: catálogo do mais tradicional dos Jeeps
Auto Livraria - Ford

Ford F-150 Raptor: catálogo da picape de alto desempenho

11/07/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

Quatro Rodas com testes e histórias de várias versões de 1983 a 1985 - a partir de R$ 19

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp