Argo tem mostrador central multifunção, tela de 7 pol para áudio, parada/partida automática e monitor de pneus; no grupo, só o 208 não traz chave presencial
Fiesta está superado em instrumentos, mas ganhou bom sistema Sync 3 com tela de 6,5 pol, navegador e comandos de voz; vidros abrem e fecham a distância
A favor do Polo estão difusores de ar para o banco traseiro, dois fechos no capô (mais seguro), luzes de leitura traseiras (uma geral no Fiesta; os outros carros limitam-se às dianteiras e deixam os passageiros no escuro), monitor de fadiga do motorista (a partir da comparação de seu modo de direção ao de período anterior, pode sugerir uma parada para descanso), para-sóis com espelhos iluminados, suporte de celular no painel (embora a conexão ao áudio possa dispensá-lo), triângulo montado junto à tampa traseira (para fácil acesso com carro carregado) e os melhores espaços para objetos. O Fiesta não se destaca em nenhum item. Fiat e VW têm ainda monitor de pressão dos pneus (indireto) e porta-óculos. Polo e 208 trazem porta-luvas refrigerado e sensores de estacionamento também na frente.
O que pode melhorar? No Fiat os comandos de áudio ficam atrás do volante (não intuitivos para quem é novo na marca ou na Chrysler), os cromados dos difusores de ar causam reflexo nos retrovisores externos, o pedal do acelerador tem posição muito distante para chegar ao fim de curso, a função de velocidade média do computador é lenta ao extremo para se atualizar, espaços para objetos são escassos e pequenos e a tomada de 12 volts fica bem longe do para-brisa, inadequada para usar celular junto ao vidro com carregador.
Instrumentos por cima do volante e tela de 7 pol no 208, único a ter ar-condicionado de duas zonas e teto envidraçado; como os outros, traz limpador automático
Polo: mostrador multifunção e tela de 8 pol para áudio, navegador e computador; só ele tem toca-DVDs e difusor de ar-condicionado para trás
No Ford é difícil ver o comando de faróis, os difusores de ar centrais tendem a jogar ar frio no rosto dos ocupantes, o ar-condicionado parece resfriar mais do que deveria pela temperatura ajustada e a indicação de porta mal fechada é geral — melhor a específica dos concorrentes. O Peugeot tem difusores de ar centrais muito baixos (o VW também, mas este permite direcioná-los bem para cima, ao contrário do rival) e portinhola do tanque ainda aberta com chave, além de faltar luz de leitura (tem só a geral dianteira). Não houve itens dignos de menção negativa no VW.
Mais longo e largo do grupo, o Polo obtém seu rendimento no maior espaço interno em largura e no vão para pernas de quem viaja atrás, este mais crítico no Fiesta
Mais longo e largo do grupo, o Polo obtém seu rendimento no espaço interno. É o mais amplo em largura e no vão para pernas de quem viaja atrás — este mais crítico no Fiesta. Esses dois agradam mais em altura no banco traseiro, onde os quatro são apertados para três adultos. Eventual passageiro central, porém, acomoda-se melhor no Ford e no Peugeot.
Argo e Polo empatam em capacidade de bagagem, 300 litros, pouco acima dos 285 do Peugeot e 281 do Fiesta. O VW permite reposicionar mais alto o assoalho, o que pode facilitar a remoção da carga, mas deveria ter maçaneta ou botão para abrir a tampa: caso seja aberta pelo comando no console e fechada com pouca força, será preciso reapertar o botão. Falta ao 208 o banco traseiro bipartido 60:40. Todos usam o mesmo tipo de estepe: pneu comum de medida inferior à dos outros, o que impede seu uso prolongado ou como reposição de pneu danificado.
Próxima parte
Capacidade de bagagem varia menos de 20 litros da maior à menor, mas 208 deveria ter banco bipartido, e Polo, maçaneta para abrir diretamente a tampa
Equipamentos de série e opcionais
Argo | Fiesta | 208 | Polo | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S/ | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/O/1 | S/S/1 | S/S/2 | S/S/1 |
Bancos/volante de couro ou mat. sintético | O/S | S/S | ND/S | O/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. | O/ND/ND | S/S/S | S/S/ND | S/ND/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | ND/S | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | O | S | S | O |
Chave presencial para acesso/partida | O/O | S/S | ND | S/S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND | S/S | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | ND | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | S/S | S/S | O/O |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S |
Interface Bluetooth/integração a celular | S/S | S/S | S/S | S/S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | ND | S | ND |
Navegador por GPS | ND | S | ND | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | S/S | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | S | ND | O |
Rodas de alumínio | S | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND/S | S/S | O/O |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | S* | ND |
Travamento central das portas | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *teto envidraçado fixo |