Um mais potente, outro bem mais leve, e os resultados na pista acabaram bem próximos: de 0 a 100 km/h o Fiat chegaria apenas 0,2 segundo à frente
Desempenho e consumo
A favor do Mobi havia potência e torque maiores; pelo Kwid, a importante vantagem em peso. O que isso representou na pista? O resultado foi grande equilíbrio, mesmo que os dados de fábrica (veja mais abaixo) indicassem clara vantagem para o Fiat. Ele venceu por margem mínima nas acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 14 segundos exatos ante 14,2 s do Renault. Ambos perdem bastante tempo entre 100 e 120 por ser necessária troca para quarta marcha: além da manobra em si, o motor perde fôlego pela queda de rotação após a mudança.
Entre as retomadas o Mobi venceu as feitas em terceira ou quinta marcha, e o Kwid, em quarta. Não é um resultado explicado pelas relações de marcha: como se vê na ficha técnica (abaixo), o Fiat é mais curto em terceira e quarta e mais longo em quinta. Trata-se, na verdade, de uma combinação de fatores como rotação, curva de torque dos motores (o Mobi tem mais m.kgf com menos giros) e até mesmo aerodinâmica, que presumimos ser pior no Kwid.
A título de curiosidade, observe-se o quanto se torna lenta a retomada de 80 a 120 km/h ao usar quinta marcha em qualquer um deles: no Renault leva 73% mais tempo que em quarta. Vale notar que ambos os carros tiveram o desempenho medido com álcool, com o qual os recebemos.
Para os testes de consumo foi possível substituir o combustível por gasolina, que é nosso padrão. Aqui o Mobi foi melhor em todos os trajetos por pequenas diferenças. Se na cidade a explicação para sua maior economia pode estar na eficiência do motor em baixa rotação, em rodovia podemos atribuí-la à provável vantagem em aerodinâmica, preço que o Kwid pagaria pelo vão livre típico de SUV. Além disso, o pequeno tanque de combustível do Renault implica autonomia bem menor.
Mobi | Kwid | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 14,0 s | 14,2 s |
0 a 120 km/h | 21,4 s | 22,3 s |
0 a 400 m | 19,7 s | 19,8 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h (3ª.) | 10,6 s | 11,1 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 15,5 s | 15,3 s |
60 a 120 km/h (3ª.) | NA | NA |
60 a 120 km/h (4ª.) | 24,2 s | 22,7 s |
80 a 120 km/h (3ª.) | NA | NA |
80 a 120 km/h (4ª.) | 17,3 s | 16,6 s |
80 a 120 km/h (5ª.) | 25,8 s | 28,7 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 18,1 km/l | 17,0 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 9,8 km/l | 9,5 km/l |
Trajeto em rodovia | 16,1 km/l | 15,5 km/l |
Autonomia | ||
Trajeto leve em cidade | 766 km | 581 km |
Trajeto exigente em cidade | 415 km | 325 km |
Trajeto em rodovia | 681 km | 530 km |
Testes efetuados com álcool (desempenho) e gasolina (consumo); NA = não aplicável; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
Mobi | Kwid | |
Velocidade máxima | 161/164 km/h | 152/156 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,8/12,0 s | 15,5/14,7 s |
Consumo em cidade | 13,7/9,6 km/l | 14,9/10,3 km/l |
Consumo em rodovia | 16,1/11,3 km/l | 15,6/10,8 km/l |
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |
Só a Renault partiu de uma nova plataforma, específica para carros desse porte, o que explica em parte o menor peso; ambos os motores são modernos
Comentário técnico
• O Kwid usa uma plataforma exclusiva, a menor da família CMF (Common Module Family, família de módulo comum) do grupo Nissan-Renault. Por ora, apenas o Datsun Redi-Go também vendido na Índia a compartilha. O caso do Mobi é diferente: embora a fábrica destaque o que há de novo, sua arquitetura é derivada daquela do Uno, que aproveitou algo do primeiro Palio, que derivou do…
• Apesar de Logan e Sandero o terem recebido antes, o motor SCE de três cilindros nasceu com o Kwid na Índia, de início com 800 cm³ e depois com 1.000. É uma unidade Renault em essência, sem relação com a similar da Nissan — o que não faz muito sentido em uma associação, mas nem tudo o faz na indústria. A versão do menor carro, porém, abre mão da variação de tempo de abertura das válvulas para reduzir custos e tem menor taxa de compressão (11,5:1 em vez de 12:1).
• O motor Firefly da Fiat, lançado no Uno 2017, usa bloco de alumínio e corrente para acionar o comando de válvulas, assim como o rival. Uma diferença é ter apenas duas válvulas por cilindro (quatro no Renault); outras, usar variação de tempo e taxa de compressão bem mais alta: 13,2:1. As versões de três cilindros/1,0 litro e quatro cilindros/1,35 litro são iguais em diâmetro e curso e compartilham muitos componentes — na prática, o maior é o menor com mais um cilindro.
• Barra estabilizadora é um daqueles itens que vale a pena usar, mesmo com algum custo adicional. Com a rolagem (inclinação da carroceria) contida por sua “amarração” entre as rodas do mesmo eixo, a suspensão pode receber molas e/ou amortecedores mais macios, que favorecem o conforto. Os dois carros em questão deixaram o elemento de fora — mesmo na dianteira, onde é mais frequente seu uso —, o que ajuda a explicar o rodar áspero, com má absorção de irregularidades. A versão Way do Mobi, que recebe a barra na frente, mostrou-se mais agradável em pisos de má qualidade.
Ficha técnica
Mobi | Kwid | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 3 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2, variação de tempo | 4 |
Diâmetro e curso | 70 x 86,5 mm | 71 x 84,1 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 | 11,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 72 cv a 6.000 rpm/77 cv a 6.250 rpm | 66/70 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 10,4/10,9 m.kgf a 3.250 rpm | 9,4/9,8 m.kgf a 4.250 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 72,1/77,1 cv/l | 66,1/70,1 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 4,27 / 6 km/h | 3,77 / 7 km/h |
2ª. | 2,32 / 11 km/h | 2,05 / 12 km/h |
3ª. | 1,44 / 18 km/h | 1,29 / 20 km/h |
4ª. | 1,03 / 25 km/h | 0,95 / 27 km/h |
5ª. | 0,80 / 33 km/h | 0,79 / 32 km/h |
Relação de diferencial | 4,20 | 4,38 |
Regime a 120 km/h | 3.650 rpm (5ª.) | 3.750 rpm (5ª.) |
Regime à velocidade máxima informada (gas.álc.) | 6.350/6.450 rpm (4ª.) | 5.700/5.900 rpm (4ª.) |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco | a disco |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,0 m | 10,0 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | não | não |
Rodas | ||
Dimensões | 5,5 x 14 pol | 14 pol |
Pneus | 175/65 R 14 | 165/70 R 14 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,566 m | 3,68 m |
Largura | 1,633 m | 1,579 m |
Altura | 1,502 m | 1,474 m |
Entre-eixos | 2,305 m | 2,423 m |
Bitola dianteira | 1,406 m | ND |
Bitola traseira | 1,4 m | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | ND | ND |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 47 l | 38 l |
Compartimento de bagagem | 215 l | 290 l |
Peso em ordem de marcha | 945 kg | 786 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 13,1/12,3 kg/cv | 11,9/11,2 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2017 | 2018 |
Pneus | Pirelli Cinturato P1 | Continental Conti Eco Contact 3 |
Quilometragem inicial | 3.000 km | 1.500 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |