Detalhes do Fusion: ampla tela central multifunção, comandos por voz,
conexões de vídeo, memórias para o banco, tanque sem tampa, senha
para abertura, freio de estacionamento elétrico e mini-espelho convexo
Accord e Altima vêm com faixa degradê no para-brisa (a Ford tem eliminado de seus carros, o que é lamentável), luzes de cortesia nas portas dianteiras, porta-óculos no teto e maçanetas internas cromadas (mais fáceis de ver à noite que as do Fusion, em tom prata). No Honda e no Ford há regulagem elétrica também para o banco do passageiro, sensores de estacionamento na traseira e alça de teto até para o motorista.
Exclusivos do Ford são limpador de para-brisa com acionamento automático (mas nos três carros pode-se regular o intervalo entre varridas), banco do motorista que recua ao abrir a porta e depois retorna para facilitar a entrada ou saída, chave programável para empréstimo do carro (com limitações de velocidade e volume de áudio, além de impedir o uso do som se o cinto não for afivelado), limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos para maior área de varredura, vidros traseiros que descem por inteiro, assistência de emergência via Bluetooth, rebatimento elétrico dos retrovisores externos e acesso à cabine também por meio de senha, digitada na coluna da porta (que tem um bom arranjo, pois os números só aparecem quando se passa a mão por ali).
Além disso, seu bocal de abastecimento não usa tampa rosqueada e se destrava junto das portas (nos oponentes é preciso liberar pelo interior) e o freio de estacionamento, com comando elétrico e liberação automática, é o mais prático. O do Altima é acionado e liberado por pedal à esquerda, o que divide opiniões por aqui, embora seja comum nos EUA, e o Accord usa a tradicional alavanca no console.
Bons itens do Accord são histórico de consumo, vidros que se fecham a
distância, programa econômico e molas a gás no capô; estepe é de
alumínio como o do Altima; os três têm ar-condicionado de duas zonas
Apenas o Honda traz ajuste da câmera traseira entre três ângulos, molas a gás para sustentar o capô, programa de condução econômica (ajusta acelerador, trocas de marcha, controlador de velocidade e ar-condicionado), indicadores em verde e azul no painel para direção eficiente, acendedor de cigarros e destravamento em separado da porta do motorista (configurável). Chamam atenção ainda seus comandos e instrumentos grandes, perfeitos para quem tem dificuldades de leitura.
Em capacidade de bagagem o Fusion sobressai:
514 litros ante 461 do Accord e 436 do
Altima, este inadequado a um carro tão grande
O Nissan é o único a vir com partida comandada pelo controle remoto (com carro travado), indicação individual de pressão dos pneus (os outros apenas alertam em caso de perda, item obrigatório nos EUA), aquecimento do volante, alarme com proteção por ultrassom e duas luzes de leitura na traseira (uma no Fusion, nenhuma no Accord).
Ficam de fora de todos eles porta-luvas refrigerado, limitador de velocidade e sensores de estacionamento na frente. Há também detalhes que merecem revisão. No Nissan as alavancas do capô e do tanque ficam pouco visíveis na parte inferior do painel e, ao soltar uma maçaneta de porta traseira, o som oco em seu interior lembra o de carros baratos. No Honda, apenas um detalhe: má tradução do inglês range transformou autonomia em “variação”.
Destaques do Altima: alertas para veículo em ponto cego e saída da faixa
da via, excelente sistema de áudio Bose, acesso sem uso de chave, teto solar de
série (no Fusion é opcional) e aquecimento até do volante (botão à direita)
No Ford foi infeliz a ideia de botões de toque para ar-condicionado e sistema de áudio, pois exigem que se olhe para eles para encontrá-los e para confirmar o acionamento (complicou-se uma tarefa até então simples); seu capô usa duplo travamento, o que é bom, mas a liberação manual é feita no lado esquerdo (demora a ser encontrada por quem não conhece) e a peça é difícil de fechar; o acabamento do cofre do motor é lamentável, repleto de cabos desordenados, como se fosse retirada uma tampa que na verdade inexiste; o aplique brilhante no console é bastante propício a reflexos do sol de meio-dia; e a indicação de autonomia não considera a reserva de combustível.
Espaço não será um item decisivo na escolha, pois os três carros estão muito bem nesse quesito, sobretudo na acomodação das pernas de quem viaja atrás. O que não significa que sejam confortáveis para cinco pessoas: em todos o banco traseiro desenhado para duas leva a posições incômodas — pouco menos no Fusion — se houver um ocupante central, que ainda sofre com o assento do Accord e o encosto duro de qualquer um deles.
Em capacidade de bagagem, porém, o Fusion sobressai: expressivos 514 litros ante 461 do Accord e apenas 436 do Altima, este inadequado a um carro tão grande. Sem dúvida contribui para a diferença o uso de estepe temporário pelo primeiro, enquanto os adversários trazem um 100% operacional, até mesmo com roda de alumínio. As três marcas adotaram braços convencionais na tampa (ao contrário do antigo Fusion, que tinha articulações pantográficas), mas a Ford fez bem em reservar espaços para eles, o que evita amassar a bagagem ao fechar. Todos usam banco traseiro rebatível, sendo o encosto bipartido em 60:40 no Fusion e no Altima.
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Favorecido pelo estepe temporário, o porta-malas do Fusion (esquerda) é o
maior, seguido pelo do Accord (centro), ao qual falta o banco bipartido
Equipamentos de série e opcionais
Fusion |
Accord |
Altima |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/S | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/2 | S/S/2 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/S/S | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | S/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | S/ND | S/ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | ND | ND | ND |
Navegador por GPS | S | ND | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | ND | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | ND | S |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | O/O | ND | S/S |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
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