O preço promocional do Altima (ao lado) torna-o bem mais acessível que o Fusion (acima dele) e sobretudo o Accord, para os quais não perde em nível de equipamentos: ótimo custo-benefício
Custo-benefício
O Fusion, como sabemos, tem uma vantagem tributária que permite ao fabricante um menor preço, mas no momento é o Nissan o mais acessível dos três. Pelo valor promocional (oficial de fábrica, não em oferta de concessionárias) de R$ 97 mil, custa R$ 10,9 mil a menos que o Ford (com o teto solar de R$ 4 mil e a pintura opcionais) e expressivos R$ 22,9 mil a menos que o Accord, que vem sem o teto. Mesmo tão caro, o Honda deixa de fora outros itens que os adversários trazem, como navegador e retrovisor fotocrômico. Entre o Nissan e o Ford há mais equilíbrio e, embora o segundo ainda mostre uma lista de detalhes superior, a relação entre preço e equipamentos favorece o Altima, ao menos enquanto valer o preço atual, que se refere ainda ao modelo 2014.
A comparação item por item (veja as notas abaixo) indicou vantagem do Fusion em estilo, itens de conveniência, porta-malas, freios, estabilidade e segurança passiva. Seus oponentes não sobressaíram de forma individual em nenhum quesito, mas o superaram em instrumentos, desempenho e consumo. O Accord ainda perdeu para os outros em itens de conveniência e suspensão; o Altima ficou para trás em porta-malas e direção.
O Fusion seria, portanto, a melhor compra em um âmbito geral antes que o preço entrasse na análise: tem a melhor média de notas e isso lhe traz a vitória no comparativo. Com o fator financeiro em conta, porém, a vantagem do Nissan em relação custo-benefício torna-se evidente, pois é um carro equivalente ao líder da classe sob vários pontos (até superior a ele em alguns) e mais barato por uma larga margem. Quanto ao Accord, pelo alto preço, não pode evitar o último lugar.
Mais Avaliações |
Nossas notas
Fusion |
Accord |
Altima |
|
Estilo | 5 | 4 | 4 |
Acabamento | 4 | 4 | 4 |
Posição de dirigir | 4 | 4 | 4 |
Instrumentos | 3 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 5 | 3 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 | 4 |
Porta-malas | 5 | 4 | 3 |
Motor | 4 | 4 | 4 |
Desempenho | 3 | 4 | 4 |
Consumo | 3 | 4 | 4 |
Câmbio | 4 | 4 | 4 |
Freios | 5 | 4 | 4 |
Direção | 4 | 4 | 3 |
Suspensão | 5 | 4 | 5 |
Estabilidade | 5 | 4 | 4 |
Visibilidade | 4 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 4 | 4 |
Custo-benefício | 4 | 3 | 5 |
Média |
4,22 |
3,89 |
4,00 |
Posição |
1º. |
3º. |
2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Fusion | Accord | Altima |
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Ficha técnica
Fusion |
Accord |
Altima |
|
Motor |
|||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 4 em linha | ||
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ||
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | ||
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | ||
Diâmetro e curso | 89 x 100 mm | 87 x 99,1 mm | 89 x 100 mm |
Cilindrada | 2.489 cm³ | 2.356 cm³ | 2.488 cm³ |
Taxa de compressão | 9,7:1 | 10,1:1 | 10:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
Potência máxima | 167/175 cv a 6.000 rpm* | 175 cv a 6.200 rpm | 182 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 23,3/24,2 m.kgf a 4.500 rpm* | 22,9 m.kgf a 4.000 rpm | 24,8 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica | 67,1/70,3 cv/l* | 74,2 cv/l | 73,2 cv/l |
*gasolina/álcool | |||
Transmissão |
|||
Tipo de câmbio e marchas | automático / 6 | automático / 5 | automático de variação contínua |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
1ª. | 4,58 / 9 km/h | 2,65 / 11 km/h | variação de relação entre 2,63 e 0,38; variação de velocidade entre 10 e 69 km/h por 1.000 rpm |
2ª. | 2,96 / 14 km/h | 1,52 / 19 km/h | |
3ª. | 1,91 / 21 km/h | 1,04 / 27 km/h | |
4ª. | 1,45 / 28 km/h | 0,74 / 38 km/h | |
5ª. | 1,00 / 40 km/h | 0,54 / 52 km/h | |
6ª. | 0,75 / 54 km/h | NA | |
Relação de diferencial | 3,07 | 4,44 | 4,83 |
Regime a 120 km/h | 2.250 rpm (6ª.) | 2.300 rpm (5ª.) | 1.750 rpm* |
Regime à vel. máxima informada | 4.850 rpm (5ª.) | ND | 3.050 rpm* |
Tração | dianteira | ||
*considerando a relação mais baixa possível | |||
Freios |
|||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (292 mm ø) | a disco ventilado (296 mm ø) |
Traseiros | a disco (ø ND) | a disco (282 mm ø) | a disco (292 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção |
|||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | elétrica | eletro-hidráulica | |
Diâmetro de giro | ND | 11,6 m | |
Suspensão |
|||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | independente multibraço, mola helicoidal | ||
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | ||
Rodas |
|||
Dimensões | 7,5 x 17 pol | 6,5 x 16 pol | 17 pol |
Pneus | 225/50 R 17 | 215/60 R 16 | 215/55 R 17 |
Dimensões |
|||
Comprimento | 4,871 m | 4,89 m | 4,865 m |
Largura | 1,85 m | 1,85 m | 1,83 m |
Altura | 1,484 m | 1,475 m | 1,47 m |
Entre-eixos | 2,85 m | 2,775 m | 2,775 m |
Bitola dianteira | 1,592 m | 1,585 m | 1,585 m |
Bitola traseira | 1,585 m | 1,582 m | 1,585 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,27 | ND | 0,307 |
Capacidades e peso |
|||
Tanque de combustível | 62 l | 65 l | 68 l |
Compartimento de bagagem | 514 l | 461 l | 436 l |
Peso em ordem de marcha | 1.572 kg | 1.506 kg | 1.469 kg |
Relação peso-potência | 9,4/9,0 kg/cv* | 8,6 kg/cv | 8,1 kg/cv |
*gasolina/álcool | |||
Garantia |
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Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | ||
Carro avaliado |
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Ano-modelo | 2014 | ||
Pneus | Michelin Primacy HP | Bridgestone Turanza ER370 | Michelin Primacy LC |
Quilometragem inicial | 16.000 km | 8.000 km | 10.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível; NA = não aplicável |