Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Dia a Dia: 308 THP tem conjunto, mas não é esportivo

08/11/2013
in Avaliação, Dia a Dia, Peugeot

 
Embora falte um ronco mais encorpado ou outro sinal de esportividade, o 308 THP
convence em desempenho: ótimo torque em baixa, 0-100 km/h em 8,3 segundos

 

Pela pequena diferença de potência, a Peugeot não precisou modificar a suspensão ou os pneus (Michelin Primacy HP no carro avaliado), que já estavam superdimensionados para a versão de 2,0 litros com sua medida 225/45 R 17. O 308 THP mantém o rodar firme, com molas e amortecedores de alta carga, e a grande estabilidade já conhecida do modelo. O controle eletrônico de estabilidade pode ser desativado. O que incomoda hoje é o conforto sobre irregularidades: o carro é um tanto “seco” para absorver os pequenos impactos. Mas a Peugeot anuncia que a evolução nesse campo aplicada ao 408 será estendida ao 308, também em outubro.

Embora a direção com assistência eletro-hidráulica esteja bem calibrada quanto ao peso, também transmite mais os impactos em curvas do que o desejado — nesse aspecto, as assistências elétricas que ganham espaço a cada dia têm-se mostrado melhores. Já os freios, que usam discos dianteiros de maior diâmetro no THP, dissipam velocidade com rapidez e contam com eficazes auxílios eletrônicos, embora pudessem ter atuação mais gradual: a resposta ao pedal às vezes é brusca em baixa velocidade.

 

 
Hatchbacks de cinco portas são práticos e não é diferente nesse Peugeot; os bons
faróis incluem leds para luz diurna, mas as “saídas de escapamento” são falsas

 

Todo esse pacote mecânico vem envolto por uma carroceria de linhas atuais, embora seu sucessor já tenha sido apresentado na Europa, e com interior agradável para quatro adultos, já que um quinto ocupante sofre com pouco espaço e encosto desconfortável. O teto com ampla área envidraçada é agradável e, com um forro fechado de controle elétrico, deixa o sol de fora quando inconveniente. O sistema de áudio com boa qualidade de reprodução inclui conexões diversas e há navegador com ampla tela retrátil, sistema que precisa evoluir na forma de inserir endereços — é feita letra por letra por um botão giratório, nada prática.

 

Com suspensão e pneus inalterados, o THP mantém o rodar firme, com molas e amortecedores de alta carga, e a grande estabilidade já conhecida

 

A Peugeot não descuidou de itens de conveniência: controle elétrico de vidros com função um-toque para todos, temporizador e fechamento a distância (abertura, não), ar-condicionado com difusores para o banco traseiro, computador de bordo com duas medições, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bom apoio para o pé esquerdo, retrovisor interno fotocrômico, quatro luzes de leitura, sensores de estacionamento na traseira, volante revestido em couro, dois apoios de braço centrais na frente e um atrás, para-sóis com espelhos iluminados e banco traseiro bipartido 60:40, além dos itens já citados na relação de equipamentos.

Em segurança, o THP vem com encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, alerta para uso de cinto e alarme com proteção por ultrassom. Os limpadores de para-brisa com braços em sentidos opostos conseguem ótima varredura e há indicação específica de porta mal fechada.

 

 
O motor THP gira macio e não demora a produzir potência, bem administrada pelo
câmbio Aisin de seis marchas; na suspensão, o rodar “seco” em breve será aprimorado

 

O que pode melhorar? Não há ajuste elétrico de altura dos faróis (apesar de constarem do projeto original) ou faixa degradê no para-brisa, o anacrônico bocal de abastecimento requer uso da chave, os locais para objetos são algo escassos. A iluminação branca do fundo dos instrumentos (em vez de apenas os dígitos) pode incomodar, sendo preciso reduzir a intensidade, e o estepe com pneu de 16 pol é, ao mesmo tempo, caro e restrito ao uso temporário. O sistema de ventilação insiste em fornecer ar quente, mesmo ao rodar sem sol e com temperatura externa na casa de 18ºC, o que leva ao uso desnecessário do ar-condicionado. De resto, por que foi removido o prático porta-óculos de teto que havia no 308 aspirado avaliado antes?

 

 

Entre acertos e erros, o 308 Griffe THP passou por Dia a Dia com um saldo bastante positivo. Motor e câmbio — que hoje constituem os destaques da versão dentro da linha — são bastante competentes e o carro como um todo agrada, mesmo que mereça algumas evoluções. Com um preço similar ao de concorrentes de menor potência (como o Chevrolet Cruze LTZ de 140/144 cv por R$ 80 mil, o Hyundai I30 de 122/128 cv por R$ 72 mil e o novo VW Golf Highline DSG de 140 cv por R$ 75 mil), o interessado em um hatch médio de alto desempenho e farto conteúdo de conforto e segurança encontra nele uma válida opção.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões
Pneus 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,276 m
Largura 1,815 m
Altura 1,498 m
Entre-eixos 2,608 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 430 l
Peso em ordem de marcha 1.392 kg
Desempenho
Velocidade máxima 215 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,3 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 308308 Griffe308 THPavaliaçãoDia a Diaturbo

Related Posts

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021
De cara nova, C4 Lounge poderia ter evoluído mais
Citroën

Citroën C4 Lounge

16/04/2021
Ford

Ford Focus hatch e sedã (terceira geração)

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp