Três volumes, mais de 200 cv, preços próximos — e diferentes formas de fornecer desempenho
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Cada um a seu modo, eles marcam dois retornos. De um lado, 10 anos depois do encerramento da produção do A3 de primeira geração, há um novo Audi brasileiro: a fábrica de São José dos Pinhais, PR, começou em outubro a fazer o A3 Sedan em versão de 1,4 litro e, semanas depois, na de 2,0 litros — inédita para o modelo por aqui, onde oferecia apenas as opções 1,4 e 1,8, além do esportivo S3.
De outro, após um intervalo de três anos, a Honda trouxe de volta ao mercado brasileiro em 2014 o esportivo Civic Si, que foi produzido aqui com a carroceria de quatro portas e motor de 2,0 litros, entre 2007 e 2011, e agora é importado do Canadá em configuração cupê com a unidade de 2,4 litros.
Audi A3 Sedan Ambition |
Honda Civic Si |
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4,46 m | 4,55 m | ||||||||
220 cv | 206 cv | ||||||||
R$ 147.990 | R$ 129.000 | ||||||||
Preços públicos sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
À primeira vista, há poucos elementos em comum entre eles: um tem quatro portas, motor turboalimentado e transmissão automatizada de dupla embreagem; o outro, duas portas, motor de aspiração natural e caixa manual. Entretanto, assim como na comparação que muitos já fizeram entre o Si e o Volkswagen Golf GTI (de mesma mecânica do A3), o que os aproxima é a proposta de uso: são modelos médios com apelo esportivo, voltados sobretudo ao motorista solteiro ou casado sem filhos, que valoriza mais desempenho e prazer de dirigir que conforto e praticidade.
Mas não é só. Apesar das diferentes cilindradas e formas de admissão de ar, os motores a gasolina desenvolvem potências próximas: 220 cv no Audi, 206 no Honda. Em que pese a variedade de formatos e número de portas, as carrocerias ficam separadas por poucos centímetros em comprimento (9 cm a mais no Civic) e distância entre eixos (2 cm a mais no A3), ou seja, têm o mesmo porte aproximado. E, embora uma marca seja de prestígio e outra não, a diferença entre seus preços é aceitável para compor os quatro “Ps” de nossos comparativos.
O A3 de 2,0 litros é oferecido em versão única Ambition ao preço sugerido de R$ 148 mil, que passa a R$ 183.490 com todos os opcionais. O Civic Si, embora penalizado pelo real desvalorizado e o Imposto de Importação de 35%, tem valor fixado em R$ 129 mil. Para manter a proximidade, desconsideramos alguns equipamentos do Audi avaliado (são apenas analisados no texto, mas não afetam suas notas) de modo que ficasse nos básicos R$ 148 mil ou 14,7% a mais que o adversário.
Faz questão de quatro portas ou de mudanças automáticas de marcha? Exige trocas manuais e a distinção que um cupê obtém hoje no rebanho das ruas? Em caso de respostas positivas, sua escolha já está feita, seja para um lado, seja para o outro. Contudo, se respondeu de forma negativa, você pode ter diante de si uma dúvida que teremos prazer em contribuir para desfazer.
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