Após menos de dois anos o novo Focus já é outro, com o visual dianteiro que é padrão na marca e mais auxílios à segurança
Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação
Apenas seis meses depois que a Ford lançou a terceira geração do Focus no Brasil, em setembro de 2013, o modelo já passou por alterações de estilo nos mercados externos, que o conheciam desde 2011 — nós é que demoramos demais a recebê-lo, considerando-se o programa One Ford de carros unificados em termos globais. Agora, com meros 21 meses de mercado, o novo Focus torna-se passado e a remodelação chega ao País como modelo 2016.
A meta da Ford é manter o hatch competitivo na categoria da qual é líder, com participação de 27,8%, à frente de Volkswagen Golf (25,2%) e Chevrolet Cruze (24,1%). A linha também se adequou à tendência do segmento pela eliminação da versão de entrada S e do câmbio automatizado Powershift para o motor de 1,6 litro, que tinham baixa procura, enquanto foram adicionados conteúdos aos acabamentos superiores.
A grade similar à do Fusion tem cromados nas versões Titanium e Titanium Plus, esta (nas fotos) com novos faróis bixenônio adaptativos; as lanternas traseiras ganharam perfil mais baixo
A fábrica explica que o perfil do consumidor mudou: se 52% dos compradores de hatches médios em 2011 compravam a versão básica, 44% escolhiam uma intermediária e apenas 4% a de topo, passados quatro anos o panorama mudou para 10% da mais simples, 48% da intermediária e 42% da mais luxuosa (veja no quadro abaixo os preços e equipamentos de cada uma). O sedã passará pelas mesmas alterações em julho.
O sistema de frenagem automática Active City Stop atua em velocidades de até 50 km/h, assim que um sensor do tipo lidar detecta risco de colisão com um veículo adiante
A reforma estética afetou sobretudo a frente, com novos faróis, capô e para-choque. A grade em forma de trapézio, antes segmentada em três elementos na parte inferior, passa a ficar em destaque como já acontecia em outros modelos da marca, como Fiesta e Fusion. Embora se possa alegar que o Focus perdeu identidade entre os “irmãos”, o fato é que o desenho ficou elegante e mais refinado, em especial na versão Titanium, com frisos cromados na peça (a SE usa formato diferente e todo em preto). O coeficiente aerodinâmico (Cx) baixou em 3% para 0,287.
Os faróis com lâmpadas de xenônio para ambos os fachos, restritos à versão Titanium Plus, ganham novas funções: na posição automática o facho se ajusta de acordo com a velocidade do carro (mais largo e curto de 30 a 50 km/h, mais alongado dali até 110 km/h e ainda mais acima de 110) e move-se na direção das curvas (conforme o ângulo do volante e a velocidade do carro). Há ainda iluminação auxiliar em curva, que acende um facho extra lateral.
O Focus SE passa a ser a opção de entrada e já vem com controle de estabilidade e rodas de 17 pol; no interior de toda a linha mudaram volante, console e alavanca do freio de estacionamento
Se de lado apenas as rodas são novas — agora sempre de 17 polegadas, enquanto o anterior usava 16 no caso de motor de 1,6 litro —, na traseira a renovação afetou tampa, lanternas e para-choque. O alojamento da placa de licença tem contornos suaves, em vez dos antigos marcantes, e o perfil das lanternas ficou mais baixo, embora o contorno junto aos para-lamas seja o mesmo para evitar onerosas mudanças em painéis metálicos.
No interior do Focus as intervenções incluem volante de novo desenho com comandos de trocas manuais de marcha no caso do Powershift (antes era preciso usar um botão na alavanca de câmbio) e a ligação do painel ao console central, com alavanca do freio de estacionamento de melhor aspecto. Mudou ainda o revestimento dos bancos, foi revisto o isolamento acústico e surge a chave programável My Key, pela qual se pode limitar a velocidade e o volume do sistema de áudio e manter ativos sistemas como o controle de tração, como no caso de ceder o carro a manobrista. O sistema Sync recebe as funções de chamada de emergência e App Link, para uso de aplicativos aprovados pela fábrica.
A Ford aproveitou para aperfeiçoar o assistente de estacionamento, agora capaz de manobrar o carro para vagas perpendiculares ao tráfego (antes, só paralelas), e implantar o sistema de frenagem automática Active City Stop, que atua em velocidades de até 50 km/h assim que um sensor do tipo lidar (sensor de detecção de distância por reflexão de luz) detecta risco de colisão com um veículo adiante.
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Versões, equipamentos e preços
• Focus SE 1,6 (câmbio manual, R$ 69.900): vem de série com controle eletrônico de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado com ajuste manual, sistema de conectividade Sync com tela de 4,2 pol e App Link, assistência de emergência, faróis de neblina, retrovisor interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa automáticos, chave programável My Key, direção com assistência elétrica, computador de bordo, alarme, volante revestido em couro com controles de áudio, ajuste de altura do banco do motorista, ajustes de altura e distância do volante e banco traseiro com encosto bipartido (60/40) e ganchos Isofix para cadeiras infantis.
• Focus SE Plus 1,6 (câmbio manual, R$ 71.900): acrescenta bolsas infláveis laterais dianteiras, bancos revestidos em couro, sensores de estacionamento traseiros, controlador e limitador de velocidade, ar-condicionado automático de duas zonas e rodas diferenciadas.
• Focus SE Plus 2,0 Powershift (R$ 78.900): mesmo conteúdo do SE Plus 1,6, mas com câmbio automatizado de dupla embreagem e comandos no volante para trocas manuais de marcha.
• Focus Titanium 2,0 Powershift (R$ 86.900): como no SE Plus 2,0, acrescido de acabamento e rodas diferenciados, bolsas infláveis do tipo cortina, chave com sensor de presença para acesso e partida, sistema Sync com tela de 8 pol sensível ao toque e navegador, tela de 4,2 pol no quadro de instrumentos, sistema de áudio Sony Premium e comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado.
• Focus Titanium Plus 2,0 Powershift (R$ 95.900): acrescenta ao Titanium assistente de frenagem, faróis bixenônio adaptativos com leds para luz diurna, assistente de estacionamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de aproximação, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar com controle elétrico.
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