O recente Volkswagen desafia competidores da Fiat, Honda e Hyundai entre os hatches com inspiração em SUVs
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Os hatchbacks em versões “aventureiras” continuam bem aceitos no mercado nacional. Além do apelo visual, trazem alterações em pneus e suspensão que, na maioria dos casos, promovem boa aptidão para ruas cheias de lombadas, valetas e buracos como as de nossas cidades. Com o tempo, a categoria evoluiu para um segmento à parte, em que o próprio desenho do carro é refeito — no todo ou em parte — para se diferenciar do modelo de origem, sem chegar a caracterizar um utilitário esporte (SUV).
Isso começou pela Honda em 2017 com o WR-V, derivado do Fit, e alcança novo patamar com o Volkswagen Nivus, baseado no Polo, mas com poucos painéis de carroceria em comum a ele. Neste Desafio o Best Cars colocou-os lado a lado com dois “aventureiros” de conceito tradicional, o Fiat Argo Trekking e o Hyundai HB20X. Outro importante competidor, o Renault (ex-Sandero) Stepway, não pôde comparecer após quatro meses de espera.
Primeiro com o WR-V, agora com o Nivus, o conceito de “aventureiro” evolui dos cosméticos para uma carroceria quase toda exclusiva
Dentro do objetivo de estreitar o quanto possível a faixa de preços, o mais caro Nivus foi avaliado na versão de entrada Comfortline (R$ 96.250 com opcionais), enquanto os demais vieram na opção de topo: HB20X Diamond Plus (R$ 84.690), WR-V EXL (R$ 96.600) e o Argo Trekking com o pacote superior de opcionais (R$ 85.565).
Similares também em proposta de uso, eles estão próximos em porte no que se refere a distância entre eixos (variação de até 4 centímetros, embora em comprimento a faixa chegue a 32 cm) e não muito distantes em potência (de 115 a 135 cv com gasolina), sendo o Nivus equipado com motor turbo de 1,0 litro, o WR-V com 1,5 litro, o HB20X com 1,6 — não há versão turbo para ele — e o Argo com 1,75 litro, todos com transmissão automática.
Os estilos do Fiat e, sobretudo, do Volkswagen agradam mais: o Hyundai e o Honda causam controvérsia
Estilo
HB20X e Argo são hatches conhecidos “vestidos” com trajes de aventura, que no Hyundai têm aspecto controverso pelos recortes irregulares das molduras plásticas. O WR-V mostra um redesenho frontal completo em relação ao Fit, para se parecer com um utilitário esporte, e também não agrada a muitos — a frente mais alta não combina com o perfil quase de minivan da cabine, além de as laterais com sulcos profundos evidenciarem a maior idade entre os quatro. A linha 2021 recebeu alterações em grade, faróis e lanternas. Conjunto atual e atraente tem o Nivus, que parece um carro de segmento superior com o formato fastback da traseira e o maior comprimento.
Exclusivo do HB20X é o alerta para saída da faixa de rolamento, enquanto só o Nivus traz controlador de distância à frente; os dois vêm com frenagem autônoma de emergência
Acabamento e conveniência
Os interiores mostram bom desenho, embora o do WR-V não esconda o passar do tempo — surgiu em 2014 no Fit. No Nivus, a parte superior com a bela integração da central de áudio ao painel contrasta com o aspecto pobre do console, no mesmo plástico rígido usado no Polo, de aspecto inferior ao dos demais carros. Por se tratar de versão básica, o revestimento dos bancos do Volkswagen em tecido também é mais simples que o dos outros (que usam padrão sintético simulando couro), embora mais apropriado ao calor tropical.
Desenho interno mais atual no Argo e no HB20X; o Nivus deixa a desejar nos plásticos; motorista encontra menos conforto no Fiat
As centrais de áudio têm ampla tela (10,1 polegadas no Nivus, 8 pol no HB20X e 7 pol nos demais), duas tomadas USB e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, sendo que o Volkswagen dispensa cabo para a segunda dessas conexões. O Honda é o único a incluir navegador.
Entre as conveniências, apenas o Argo tem luz de cortesia no piso externo, acionada ao destravar as portas. O WR-V defende-se com banco traseiro com ajuste de inclinação do encosto e rebatimento do assento para cima (útil para levar cargas altas no assoalho), três ângulos de visualização para a câmera traseira de manobras, quatro alças de teto, prático porta-copos diante do difusor de ar e sensores de estacionamento também na frente (atrás todos têm), além do maior espaço para objetos. Exclusivo do HB20X é o alerta para saída da faixa de rolamento (não intervém na direção), enquanto só o Nivus traz controlador de distância ao tráfego adiante e luzes de leitura para o banco traseiro (HB20X e WR-V têm luz central, o Argo nem isso).
Próxima partePreços
Argo | WR-V | HB20X | Nivus | |
Sem opcionais | R$ 79.311 | R$ 96.600 | R$ 84.690 | R$ 92.440 |
Como avaliado | R$ 85.565 | R$ 96.600 | R$ 84.690 | R$ 96.250 |
Completo | R$ 87.395 | R$ 98.400 | R$ 86.190 | R$ 97.820 |
Preços sugeridos em 8/2/21 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Argo Trekking – Alarme, ar-condicionado, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento na traseira, teto em preto, volante com ajuste em altura. Opcionais: pacote Plus (ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, chave presencial), pacote Full (itens do Plus mais bancos com revestimento sintético e apoio de braço central dianteiro, banco traseiro bipartido, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, volante de couro).
• WR-V EXL – Alarme, ar-condicionado automático, bancos de couro, banco traseiro bipartido e regulável, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com navegador, tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play; computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na frente e na traseira, volante com ajuste em altura e distância e comandos de marchas.
• HB20X Diamond Plus – Alarme, alerta de saída de faixa, ar-condicionado, bancos com revestimento sintético, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância e comandos de marchas.
• Nivus Comfortline – Alarme, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote Play & Tech (central de áudio com tela de 10 pol, controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência, volante de couro com comandos de marchas).
• Garantia – Cinco anos (HB20X) ou três anos (outros) sem limite de quilometragem.