Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

BMW 330i vs. Honda Accord: vale pagar a diferença?

02/03/2020
in Avaliação, BMW, Comparativo, Honda
330i
Accord

O Accord acomoda bem melhor as pernas no banco traseiro e tem um enorme porta-malas; nos dois, o teto baixo é um fator de potencial desconforto atrás

 

Espaço interno
São carros amplos e espaçosos, mas não em todos os sentidos. Os destaques são a largura interna em ambos e a altura útil na frente do 330i, enquanto no Accord sente-se o teto mais baixo; este é um fator limitante para os dois no banco traseiro. O Honda vence por boa margem em acomodação para as pernas atrás (motor transversal e tração dianteira ajudam-no muito) e, embora nenhum leve ali três adultos com conforto, o passageiro central sofre menos nele. O rival incomoda tanto pelo banco quanto pelo túnel central volumoso.

 


Auto Livraria

 

Porta-malas
A capacidade de bagagem de 574 litros do Accord, das maiores já vistas em sedãs, vence fácil a do BMW, 480 litros sem estepe e apenas 365 com ele (como seus pneus são do tipo roda-vazio, o de reserva até pode ser deixado em casa). Os dois têm banco traseiro dividido, com três seções no caso do 330i, e estepe temporário. Prático no alemão é o acionamento elétrico da tampa para abrir e fechar, que pode ser ativado pelo movimento do pé sob o para-choque.

Motor e desempenho
Os motores similares em concepção — turbo, 2,0 litros, injeção direta — produzem potência quase igual, com 2 cv a mais no BMW, e torque maior em 3,1 m.kgf no mesmo carro. Ele também é 77 kg mais leve, mas tende a perder mais energia com a tração traseira e tem duas marchas a menos na transmissão automática, oito em vez de 10. No fim das contas, na pista, o 330i venceu nas provas de aceleração e perdeu em duas das três retomadas, sempre por pequena margem — de 0 a 100 km/h ele fez em 6,2 segundos ante 6,6 s do Accord, ambos os resultados excelentes.

 

Accord

Com mais torque e menos peso, o BMW acelerou pouco mais rápido, mas os dois cativam pelos atributos dos motores turbo de 2,0 litros e o desempenho

 

Diferenças à parte, os dois motores são irrepreensíveis: suaves e silenciosos, com um som agradável quando mais exigidos, e bom fornecimento de torque desde baixas rotações. As caixas automáticas estão muito bem calibradas, até mesmo nas reduções feitas ao desacelerar para entradas de curva; oferecem mudanças manuais pelos comandos no volante e podem ser ajustadas para economia ou agilidade pelos modos de condução.

 

O 330i venceu nas provas de aceleração e perdeu em duas das três retomadas, sempre por pequena margem — de 0 a 100 km/h ele fez em 6,2 segundos ante 6,6 s do Accord

 

O BMW tem um modo manual peculiar: a caixa passa à próxima marcha no limite de giros e reduz marcha ao se acelerar até o fim, mas deixa ambas as ações de lado no modo Sport (o Honda troca para cima e não faz a redução). Sport Plus faz trocas bem rápidas, assim como a resposta do acelerador em abertura e fechamento.

Consumo
Os dois ficaram bem próximos no bom resultado rodoviário, mas nos trajetos urbanos o BMW obteve marcas bem melhores, talvez pelo menor peso ou alguma calibração mais favorável a baixas velocidades. São carros eficientes para suas características.

 

330i
Accord
330i
Accord

Ótimos faróis no Honda e ainda melhores no BMW, que usa laser e define áreas de sombra; transmissões automáticas muito bem acertadas; o Accord aboliu a alavanca

 

Comportamento dinâmico
Tração dianteira ou traseira? A vantagem teórica da traseira é clara, pela melhor divisão de massas e de tarefas entre os eixos, mas o desenvolvimento das suspensões e da eletrônica tem deixado as teorias mais relativas. O Accord mostra-se bom exemplo: com comportamento muito neutro e grande capacidade de curva, torna difícil perceber qualquer limitação da tração à frente, assim como lida bem com a aplicação plena de potência nas arrancadas.

 

 

Encontre um percurso sinuoso exigente, porém, e você não terá dúvidas de qual deles diverte mais. O 330i tanto pode fazer as curvas “sobre trilhos” quanto desgarrar a traseira com vontade, em uma atitude empolgante e fácil de controlar — o controle eletrônico de estabilidade, calibrado no ponto certo, só intervém quando as coisas estão críticas. As melhores tradições da marca são honradas com louvor por esse Série 3. Só tome cuidado em curvas em vias públicas ao usar o modo Sport: como a direção variável assume uma relação bem rápida e a frente segue fielmente para onde se aponta, a traseira tende a sair bastante. Sob chuva, dá vontade de ter limpadores nos vidros laterais…

A favor do Honda está o rodar mais macio e confortável, que só precisa melhorar em certos impactos (questão de buchas, ao que parece). No oponente, apesar do bom “emborrachamento” e da sensação sólida, os amortecedores traseiros firmes às vezes incomodam, mesmo em alta velocidade em boas rodovias paulistas, e os pneus parecem um tanto duros — explicado tanto pelo perfil mais baixo quanto pela construção mais rígida do tipo roda-vazio. Já os freios potentes e a direção bem acertada são qualidades comuns a ambos.

 

330i
Accord
330i
Accord

O Accord concilia rodar confortável com grande estabilidade, mas o comportamento arisco do 330i diverte em curvas e lhe dá um sabor incomparável

 

Segurança passiva
O Accord leva vantagem em proteção dos ocupantes pelas bolsas infláveis de joelhos para motorista e passageiro ao lado, que se somam às frontais, laterais dianteiras e de cortina, comuns ao 330i. Os dois carros têm cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil.

Custo-benefício
São dois grandes carros, não resta dúvida, como as notas a seguir confirmam. Mas vale a pena pagar 37% a mais pelo BMW, sendo ambos vendidos em conteúdo fechado como avaliados? Vejamos. O 330i é superior em estilo, posto do motorista e consumo, enquanto o Accord o supera em espaço interno, porta-malas e segurança passiva. A vantagem alemã em estabilidade acaba anulada pelo menor conforto de marcha, de modo que recebem a mesma nota em comportamento dinâmico.

Com grande vantagem de preço, o Honda desempata a competição e termina com a melhor média. Embora nosso confronto não leve em conta o fator prestígio da marca — nem poderia, por seu peso subjetivo na escolha —, confessamos que o tempero esportivo da BMW nos deixou balançados. Ou seja, o valor adicional pago por ele pode ser atribuído ao emblema azul e branco, mas o prestígio que a marca alcançou em décadas tem um consistente fundamento em suas qualidades dinâmicas.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

330i Accord
Estilo 5 4
Acabamento e conveniência 5 5
Posto do motorista 5 4
Espaço interno 4 5
Porta-malas 4 5
Motor e desempenho 5 5
Consumo 5 4
Comportamento dinâmico 5 5
Segurança passiva 4 5
Custo-benefício 3 4
Média 4,5 4,6
Posição 2º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Desempenho e consumo

330i Accord
Aceleração
0 a 100 km/h 6,2 s 6,6 s
0 a 120 km/h 8,4 s 8,8 s
0 a 400 m 14,5 s 14,7 s
Retomada
60 a 100 km/h* 3,9 s 3,7 s
60 a 120 km/h* 6,1 s 5,8 s
80 a 120 km/h* 4,1 s 4,1 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 13,1 km/l 10,7 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,8 km/l   5,2 km/l
Trajeto em rodovia 13,4 km/l 13,3 km/l
Testes com gasolina; *reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

330i Accord
Motor
Posição longitudinal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82 x 94,6 mm 86 x 85,9 mm
Cilindrada 1.998 cm³ 1.998 cm³
Taxa de compressão 10,2:1 9,8:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm 256 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 40,8 m.kgf de 1.550 a 4.400 rpm 37,7 m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8 automática, 10
Tração traseira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 8 x 19 pol (diant.), 8,5 x 19 pol (tras.) 8 x 18 pol
Pneus 225/40 R 19 (diant.), 255/35 R 19 (tras.) 235/45 R 18
Dimensões
Comprimento 4,709 m 4,889 m
Largura 1,827 m 1,862 m
Altura 1,425 m 1,46 m
Entre-eixos 2,851 m 2,83 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 59 l 56 l
Compartimento de bagagem 365 l (480 l sem estepe) 574 l
Peso em ordem de marcha 1.470 kg 1.547 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 250 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,8 s ND
Consumo em cidade ND 9,0 km/l
Consumo em rodovia ND 12,3 km/l
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 330iAccordavaliaçãoAvaliação CompletaBMWcomparativoDesafioHondaSérie 3
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp