Saiba se o mais novo hatch compacto tem atributos suficientes para vencer o Toyota e o líder da Chevrolet
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Cinco anos depois do lançamento do 2008, a Peugeot enfim tem lançamento em um dos segmentos mais representativos do mercado nacional: o 208 de segunda geração, que passa a ser fabricado em El Palomar, na Argentina. Para conhecer suas chances por aqui, o Best Cars armou um Desafio ao Chevrolet Onix — líder de vendas e por isso uma escolha natural — e ao Toyota Yaris.
Os três hatches compactos competem em nossos quatro “Ps”: proposta de uso, porte (variação de até 11 centímetros em comprimento e apenas 1 cm entre eixos), potência (de 110 a 118 cv com álcool) e preço. Como recebemos o 208 em versão de topo Griffe, ele se torna o mais caro do trio com o valor sugerido de R$ 95 mil. O Yaris XLS Connect não custa muito menos (R$ 91 mil), enquanto o Onix Premier com pacote de opcionais leva boa vantagem ao sair por R$ 82,1 mil.
O estilo moderno e bem resolvido é ponto a favor do novo 208; o Yaris é mais adornado e o Onix tem um desenho simples
Estilo
O desenho é certamente um ponto alto do 208: se o anterior era apenas harmonioso, o novo modelo ficou mais — digamos — masculino sem perder o charme. O destaque está nos “dentes de sabre” formados pelas luzes diurnas de leds, que na versão Griffe se somam aos elementos dos faróis também de leds. Entre os demais, o Onix tem um estilo simples e que sugere robustez, enquanto o Yaris nos parece algo exagerado na frente “bicuda”, mas ambos têm seus adeptos.
Acabamento e conveniência
O interior do novo 208 causa ótima impressão para a categoria. Além de bons materiais em geral, usa camurça sintética nos bancos (infelizmente, apenas em um lote inicial) em lugar do “couro falso” empregado pelos rivais, que é fácil de limpar, mas esquenta muito no clima tropical. As formas do Peugeot também sobressaem, do quadro de instrumentos (mais sobre ele adiante) às teclas do painel central, tudo inspirado no 3008 e no 5008. Os oponentes ficam para trás, em especial o Yaris. No Onix, a nosso ver, o uso parcial de bege nos revestimentos revela bom gosto.
O Peugeot impressiona bem também por dentro, com instrumentos digitais acima do volante; as centrais têm telas de 7 e 8 polegadas
As centrais de áudio contam, como é comum hoje, com ampla tela — oito polegadas no Onix, sete nos outros — e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Chevrolet pode atuar como roteador de internet (exige contratação de plano de dados da Claro) com sinal bem maior que o de dados móveis do telefone. Não gostamos no Peugeot de depender da tela para várias funções do ar-condicionado, embora ao menos exista uma tecla física para a recirculação de ar (o Citroën C4 Cactus não tem).
Apenas o 208 tem assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa, leitor de placas de velocidade e monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência
Outros detalhes que favorecem o Onix são alerta para uso do cinto até para os passageiros de trás, alerta para veículos em pontos cegos, assistências On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, monitor e mostrador da pressão dos pneus, sensores de estacionamento também na frente (o Yaris não tem nem atrás) e três tomadas USB, sendo duas para os passageiros de trás.
O 208 responde com assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa de rolamento, incluindo intervenções na direção (se este for desligado, ainda assim emite mensagens ao perceber saída excessiva da faixa); opção entre vários ângulos na câmera traseira de manobras, incluindo uma visão simulada por cima em 180 graus; leitor de placas de limite de velocidade, que é então mostrado no painel e pode ser aplicado facilmente ao limitador; monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência; e o maior espaço para objetos do dia a dia.
Onix: roteador de internet, assistência Onstar, auxílio para estacionar, indicação de vida do óleo e pressão dos pneus, sensores dianteiros
208: câmera traseira com vários ângulos e visão de 180 graus, monitor de distância frontal, assistente de faixa, teto panorâmico
Yaris: teto solar elétrico e comandos de trocas junto ao volante; como nos outros, chave presencial e partida por botão
Exclusivos do Yaris são alça de teto também para o motorista (útil para apoio de pessoas mais pesadas ao entrar e sair), apoio de braço central no banco traseiro, para-sóis com iluminação nos espelhos, rebatimento elétrico dos espelhos, retrovisor interno fotocrômico (que deixa passar mais luz aos olhos do que deveria) e teto solar com controle elétrico — o 208 tem o teto envidraçado, bem maior, mas fixo.
Carregador de celular por indução e limitador de velocidade equipam Onix e 208; limpador de para-brisa automático vem no Peugeot e no Toyota. Os três trazem ar-condicionado e faróis com controle automático, chave presencial para acesso e partida (que no 208 trava e destrava as portas quando o usuário se afasta ou se aproxima, sem precisar de qualquer comando) e controlador de velocidade.
Próxima partePreços
Onix | 208 | Yaris | |
Sem opcionais | R$ 78.890 | R$ 94.990 | R$ 90.980 |
Como avaliado | R$ 82.090 | R$ 94.990 | R$ 90.980 |
Completo | R$ 83.690 | R$ 96.880 | R$ 92.780 |
Preços sugeridos em 30/11/2020 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Onix Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 8 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.
• 208 Griffe – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de farol, assistente de saída da faixa, bancos com revestimento em camurça sintética, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras com visão de 180 graus, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds automáticos, leitura de placas de velocidade, limpador de para-brisa automático, monitor de atenção do motorista, monitor frontal com alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, teto panorâmico, volante com ajuste em altura e distância.
• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, limpador de para-brisa automático, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste em altura.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.
Quadro digital do Peugeot oferece três modos e efeito tridimensional; os outros são simples, com mais informações no Chevrolet
Alguns itens podem melhorar. Em todos falta a faixa degradê no para-brisa. No Chevrolet o alerta de porta mal fechada não indica qual delas, os difusores de ar não permitem direcionar para o alto e os painéis de porta traseiros usam a textura do painel, embora sem o tom bege, enquanto os dianteiros usam o tom bege, mas não a textura — parecem pertencer a carros diferentes. No Peugeot a iluminação interna é ínfima, um só ponto na frente (embora melhor, a dos outros também deixa os passageiros de trás no escuro), e o aplique prateado sob a central de áudio às vezes causa reflexos do Sol. Nos dois faltam ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros.
O Toyota é o único sem comando a distância para abrir e fechar vidros, seu apoio de braço para o motorista fica baixo a ponto de pouco servir, os parafusos da base dos bancos dianteiros estão bem à mostra, não há botão da chave presencial na porta do passageiro, o controle elétrico de vidros segue o obtuso padrão japonês (inibir os botões das portas traseiras deixa o passageiro com vidro bloqueado e o motorista sem comando sobre os demais) e o piso do porta-malas é de uma simplicidade inaceitável.
Espaço para pernas é maior no Yaris, enquanto Onix vence em altura e largura, mas nenhum é amplo o bastante para três atrás
Posto do motorista
O 208 mantém o conceito de instrumentos em posição elevada, lidos por cima do compacto volante, uma boa solução por deixá-los mais perto do campo visual do motorista — embora possa complicar o ajuste de posição a condutores que gostam de direção mais alta. É dele também o melhor banco, bem definido e com apoio adequado em cada parte. No Onix o assento é estreito e apoia mal as coxas; no Yaris o suporte lombar é escasso e o volante sem ajuste em distância fica mais longe do que deveria — mal que afetou o Corolla no passado —, além de ficar enviesado, mais perto do braço direito.
Tanto o Onix quanto o 208 perderam espaço para bagagem nas novas gerações: assim, deixam a desejar em relação ao porte dos carros e ficam para trás do Yaris
O quadro de instrumentos também faz sobressair o Peugeot, com ótimo efeito (visual e para leitura) dos mostradores digitais que simulam elementos sobrepostos para um aspecto tridimensional. Pode-se escolher entre três padrões, um deles com destaque ao monitor frontal e ao assistente de faixas, mas o conta-giros de poucas marcações se torna apenas referência. Entre os outros dois, vantagem do Onix é informar o que resta da vida útil do óleo do motor.
Faróis de leds do 208 são os mais eficientes; como o Onix, ele tem luzes diurnas, mas não faróis de neblina, que vêm no Yaris
O 208 é o único a usar leds nos faróis, que obtêm grande eficiência e facho mais branco que os de lâmpadas halógenas dos concorrentes. Os outros ao menos usam bons refletores duplos, sendo elipsoidal para o facho baixo. O Peugeot tem ainda leds para luzes diurnas como o Onix. Só o Yaris traz faróis de neblina; os dois últimos têm a luz traseira de mesmo fim, ausência inesperada no 208. Nos três a visibilidade é adequada, com prejuízo mediano à visão dianteira pelas colunas.
Espaço interno
Hatches compactos não são os melhores carros para levar alguém no banco traseiro, mas esses até que atendem à necessidade mais comum. O Onix agrada mais em espaço lateral e para cabeça, e o Yaris, em acomodação das pernas. Se nenhum oferece bom conforto para três adultos atrás, o 208 é o melhor acomoda o passageiro do meio pelas formas do banco.
Capacidade de bagagem de 310 litros é vantagem do Toyota, pois os oponentes perderam espaço nas novas gerações
Porta-malas
Tanto o Onix quanto o 208 perderam espaço para bagagem nas novas gerações. O Chevrolet caiu de 289 para 275 litros, e o Peugeot, de 285 para 265 litros. Assim, ambos deixam a desejar em relação ao porte dos carros e ficam para trás do Yaris, que oferece 310 litros de capacidade. No Peugeot falta banco traseiro bipartido, inaceitável em um modelo de seu preço. Ele e o Onix usam estepe temporário, bem fino. O do Yaris é um pneu comum de 14 pol, menos restritivo quando posto para rodar, mas inútil para rodízio ou reposição.
Motor e desempenho
Apenas o Onix tem motor de três cilindros e com turbocompressor, o que lhe garante o maior torque do grupo, mas sem vantagem em potência (veja ficha técnica na página 3). Ele é também o mais leve por pequena margem. Essa combinação, mais o fato de que o motor turbo não perde desempenho com a altitude — testamos os carros 600 metros acima do nível do mar —, garantiu ao Chevrolet as melhores acelerações e retomadas, como de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos contra 11,5 s do Yaris e 12,2 s do 208.
Desempenho e consumo
Onix | 208 | Yaris | |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 12,2 s | 11,5 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 17,1 s | 16,2 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 18,7 s | 18,2 s |
Retomada* | |||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 6,7 s | 7,1 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 12,3 s | 11,6 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 8,8 s | 8,6 s |
Consumo | |||
Trajeto leve em cidade | 15,5 km/l | 13,8 km/l | 14,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,1 km/l | 7,2 km/l | 7,5 km/l |
Trajeto em rodovia | 14,2 km/l | 12,9 km/l | 13,0 km/l |
Testes com gasolina; melhores resultados em negrito; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Eficiência do motor turbo do Onix é inquestionável: ele concilia o melhor desempenho com o menor consumo entre os três
Embora com disposição adequada ao dia a dia, o Peugeot realmente poderia oferecer um motor turbo e mais potente, até porque o chassi tem folga para isso, como veremos. Há também alguma aspereza em regimes mais altos, assim como no Yaris, que é o mais ruidoso dos três nessas condições. No Onix percebe-se leve oscilação em marcha-lenta e em alta rotação, causada pelos três cilindros.
Onix e 208 usam transmissão automática epicíclica de seis marchas, enquanto o Yaris tem uma de variação contínua (CVT) com simulação de sete marchas. Todas operam bem, mas a do Toyota às vezes responde em excesso ao comando do acelerador, elevando a rotação além do desejado. Há também diferenças de operação. No Peugeot fazem-se mudanças manuais pela alavanca (com reduções para frente), e no Toyota, tanto por ela quanto pelos comandos do volante, com trocas automáticas para cima no limite de rotações. Ao acelerar a pleno em modo manual, o 208 faz redução e o Yaris não.
Caixa CVT com comandos no volante no Toyota e automática comum nos outros; o Chevrolet é limitado em seleção de marchas
No Chevrolet pode-se apenas selecionar a marcha mais alta a ser usada, deixando para a caixa escolher outra abaixo dela (por exemplo, ao selecionar 4, ela pode usar de primeira a quarta). Não é o que se espera de um comando manual. Ele também oferece a posição L, que força marchas baixas para obter freio-motor, útil em descidas de serra íngremes. Apenas o 208 dispõe de três programas de operação da caixa: normal, eco (para economia) e esportivo.
Motor turbo e o maior torque do grupo garantem ao Onix as melhores acelerações e retomadas, como de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos contra 11,5 s do Yaris e 12,2 s do 208
Consumo
A vantagem do turbo ficou clara nas medições de consumo: o Onix foi mais econômico nos três trajetos em variadas condições, com vantagem mais expressiva em rodovia. O Yaris deixa o 208 para trás por certa margem nos percursos urbanos, onde a CVT o favorece: só usa conversor de torque na saída e, com sua variação gradual, mantém o motor em regimes mais baixos no uso moderado. Em rodovia esses dois modelos ficam quase empatados.
Comportamento dinâmico
A Peugeot merece aplausos pelo acerto de suspensão do novo 208, firme de amortecedores, mas bem trabalhado em buchas. Ele associa um comportamento preciso e controlado, com bom limite de aderência, a uma absorção de irregularidades muito boa — até surpreendente para as tradições da marca. Para quem gosta de diversão, a única ressalva é que o controle eletrônico de estabilidade (item presente nos três) atua antes que se possa provocar saída de traseira para a inserção em curva.
O 208 agrada muito pela estabilidade e o conforto em irregularidades, mas os concorrentes também estão corretos em suspensão
Os outros dois também são corretos em comportamento, com acerto mais firme no Onix (poderia ter amortecedores mais suaves na traseira) e macio no Yaris. Os três contam com freios bem dimensionados e direção leve em manobras.
Segurança passiva
Todos estão bem-equipados em proteção dos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina — o Yaris acrescenta a dos joelhos do motorista —, além dos itens exigidos hoje: encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os passageiros, fixação Isofix para cadeira infantil.
Custo-benefício
Cada um em sua versão de topo, o 208 é o mais caro: R$ 95 mil, acréscimo de 4% sobre os R$ 91 mil do Yaris, que constituem 11% a mais que os R$ 82,1 mil do Onix (o único a incluir opcionais). O Peugeot certamente justifica a diferença sobre o Toyota pelos recursos de assistência (de faixa, de faróis, monitor frontal e leitor de placas), o sofisticado painel, os faróis de leds e outras conveniências, além do projeto mais moderno e do belo desenho. O problema é o Chevrolet.
Embora seja do 208 a maior média de notas, o preço bem menor do Onix lhe assegura uma relação custo-benefício imbatível
Por R$ 13 mil a menos, o Onix deixa aqueles itens de fora (embora tenha assistente de estacionamento), assim como teto solar, mas oferece um conjunto atual, bom espaço interno e motor turbo que rende vantagens em desempenho e consumo. Em outros aspectos, como segurança passiva, os carros revelam equilíbrio.
Assim, a imbatível relação custo-benefício do Chevrolet fala alto diante dos charmosos atributos do Peugeot. Quanto ao Toyota, só mesmo a imagem de confiabilidade da marca pode ajudar o último colocado do Desafio a justificar o que custa acima do Onix.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Onix | 208 | Yaris | |
Estilo | 4 | 5 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 5 | 4 |
Posto do motorista | 3 | 4 | 3 |
Espaço interno | 3 | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 3 | 4 |
Motor e desempenho | 4 | 3 | 3 |
Consumo | 4 | 3 | 3 |
Comportamento dinâmico | 4 | 5 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 5 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 3 | 3 |
Média | 3,8 | 3,9 | 3,6 |
Posição | 2°. | 1°. | 3°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Onix | 208 | Yaris | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | ND | 78,5 x 82 mm | 72,5 x 90,6 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.587 cm³ | 1.496 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 12,5:1 | 13,0:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas.) | 116 cv a 5.500 rpm | 115 cv a 5.750 rpm | 105 cv a 5.600 rpm |
Potência máxima (álc.) | 116 cv a 5.500 rpm | 118 cv a 5.750 rpm | 110 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas.) | 16,3 m.kgf a 2.000 rpm | 15,4 m.kgf a 4.000 rpm | 14,3 m.kgf a 4.000 rpm |
Torque máximo (álc.) | 16,8 m.kgf a 2.000 rpm | 15,5 m.kgf a 4.750 rpm | 14,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 | aut. de variação contínua, simulação de 7 marchas |
Tração | dianteira | dianteira | |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Rodas | |||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 16 pol | 15 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 195/55 R 16 | 185/60 R 15 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,163 m | 4,055 m | 4,145 m |
Largura | 1,73 m | 1,738 m | 1,73 m |
Altura | 1,476 m | 1,453 m | 1,49 m |
Entre-eixos | 2,551 m | 2,538 m | 2,55 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 44 l | 47 l | 45 l |
Compartimento de bagagem | 275 l | 265 l | 310 l |
Peso em ordem de marcha | 1.118 kg | 1.178 kg | 1.150 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
Velocidade máxima | ND | 190 km/h | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND/10,1 s | 12,6/12,0 s | ND |
Consumo em cidade | 11,9/8,3 km/l | 10,9/7,5 km/l | 12,6/8,8 km/l |
Consumo em rodovia | 15,1/10,7 km/l | 13,1/9,0 km/l | 13,8/10,0 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |