Um foi renovado por inteiro, o outro traz combinação inédita de motor e suspensão: qual oferece mais por preço semelhante?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
O carro mais vendido do Brasil está com tudo novo — plataforma, desenho, motor. Já colocamos o Chevrolet Onix diante de quatro concorrentes, na versão sedã Plus, e agora chega a hora de analisar o hatch da linha no mesmo acabamento Premier, dotado de motor turbo de 1,0 litro. Escolhemos como oponente uma versão inédita do Fiat Argo, a Trekking com motor de 1,75 litro e transmissão automática.
É verdade que o Onix ainda não oferece um pacote “aventureiro” com suspensão elevada e pneus de uso misto, como o Argo Trekking, mas isso não invalida a comparação — e foi a oportunidade de avaliarmos essa combinação do Fiat pela primeira vez. Ambos estão próximos em porte, proposta de uso e preço: R$ 78.690 no Onix e R$ 77.840 no Argo com os opcionais dos carros avaliados. O Fiat é superior em potência, 135 cv (gasolina) ou 139 cv (álcool) ante 116 cv do Chevrolet.
Ambos os desenhos são agradáveis; a versão Trekking do Fiat traz adesivos, peças em preto e rodas em cinza, além de suspensão elevada e pneus de uso misto
Estilo
O novo Onix conseguiu um bom resultado de estilo, que sugere robustez e lembra o anterior na traseira, embora não na frente. O Argo também agrada em desenho e recebeu adereços interessantes nessa versão, como molduras de para-lamas e difusor de ar traseiro do HGT, teto pintado de preto e adesivo sobre o capô.
Acabamento e conveniência
Os interiores têm bom acabamento para a categoria, com plásticos (rígidos) de aspecto correto, desenho interessante nos painéis e bancos com revestimento sintético que simula couro — aceitos por muitos no Brasil, apesar de sua inadequação ao clima tropical. O Onix oferece a interessante combinação de preto com bege no painel, bancos e portas, restrita à parte dianteira. Os apliques das portas traseiras seguem a textura do painel, mas sem o bege, e os das dianteiras seguem a cor bege, mas não a textura.
Onix ganhou interior mais atual e melhor acabamento, compatíveis com os do Argo; este tem banco mais bem definido, mas sem ajuste do volante em distância
As centrais de áudio com tela de 7 polegadas são fáceis de usar e incluem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, além de três conexões USB no Onix e duas no Argo. Vantagens do Chevrolet são alerta de cinto para todos os ocupantes, assistência On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, auxílio na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, carregador de celular por indução (falta botão para desligar, pois se perde o porta-objetos no caso de telefone incompatível), indicador da pressão de cada pneu (no rival, apenas alerta geral de perda de pressão), limitador de velocidade, monitor de veículos em pontos cegos nas laterais, roteador de internet por wi-fi (depende de contratar serviço da Claro) e sensores de estacionamento também na frente e nas laterais (só na traseira no Argo).
Entre os itens exclusivos do Onix estão assistente de estacionamento, carregador de celular por indução, monitor de pontos cegos e roteador de internet
O Fiat responde com alerta programável para excesso de velocidade, aviso de qual porta está mal fechada (no oponente o alerta é geral), faixa degradê no para-brisa, limpador de para-brisa automático, luz de cortesia no piso externo (acionada ao destravar as portas), rebatimento elétrico de retrovisores externos e espelho interno fotocrômico. Os dois carros oferecem ainda ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, comando a distância para abrir e fechar vidros, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e faróis com acionamento automático.
Onix: central de áudio com roteador de internet e assistência, sistema de estacionamento, sensores em todo o perímetro e mostradores de pressão dos pneus e vida útil do óleo
Pontos melhoráveis no Onix são os difusores de ar centrais, que não permitem direcionar o ar frio para cima (ideal para refrigeração homogênea, pois o ar quente tende a subir), e o cinto do passageiro da frente sem ajuste de altura da ancoragem superior. O Argo deveria oferecer mais espaço para objetos, eliminar os cromados dos difusores de ar (refletem na visão dos retrovisores) e alterar o acelerador (incomoda pela posição para pisar até o fim), além de a moldura da soleira sujar facilmente a barra da calça ao sair. Nos dois falta luz na parte traseira da cabine — no Trekking, com só as dianteiras e forro de teto preto, o interior continua escuro ao abrir portas à noite.
Posto do motorista
Embora o Onix tenha volante ajustável em altura e distância (no Argo, só em altura), seus bancos deveriam ser melhores: têm assento estreito e mal conformado e, como no rival, apoiam mal as coxas. Bons são os instrumentos de ambos, que incluem computador de bordo com duas viagens e repetidor digital de velocidade. O Argo acrescenta voltímetro, horas do motor e temperatura do fluido da transmissão, e o Onix, percentual que resta da vida útil do óleo do motor.
Argo também usa tela de 7 pol na central; como o Onix, oferece câmera traseira, ar-condicionado automático, chave presencial, faróis automáticos e comandos um-toque para vidros
Eles têm bons faróis de duplo refletor, com o tipo elipsoidal no facho baixo do Chevrolet. O Fiat tem faróis de neblina sem a luz traseira correspondente; no rival é o contrário. É que a GM aplicou no mesmo espaço as luzes diurnas, que faltam ao oponente (os leds do Argo são apenas de posição, fracos demais para substituir os faróis no uso rodoviário), assim como só o Onix tem ajuste elétrico dos faróis. A visibilidade é adequada nos dois, com bons retrovisores e largura razoável das colunas.
Próxima parte
Preços
Onix | Argo | |
Sem opcionais | R$ 75.490 | R$ 69.990 |
Como avaliado | R$ 78.690 | R$ 77.840 |
Completo | R$ 80.280 | R$ 79.640 |
Preços sugeridos em 21/5/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Onix Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.
• Argo Trekking – Alarme, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento na traseira, teto em preto, volante com ajuste em altura. Opcionais: câmera traseira de manobras, pacote (bancos com revestimento sintético e apoio de braço central dianteiro, banco traseiro bipartido, controlador de velocidade, volante de couro com comandos de marchas), pacote (ar-condicionado automático, chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos, quadro de instrumentos com tela colorida, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico).
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.
Espaço interno equivalente, com maior porta-malas no Argo; ambos usam revestimento sintético nos bancos; Onix aplica tom bege apenas a bancos e portas dianteiros
Espaço interno
Não há muita diferença entre eles em acomodação dos passageiros, em que pese o comprimento adicional do Onix: são medianos em espaço dianteiro, largura e o vão para pernas de quem viaja atrás. Alguma vantagem pode ser notada no Chevrolet em altura no banco traseiro. Como é regra nesse segmento, são apertados para três adultos atrás.
Porta-malas
O Argo é um pouco mais espaçoso para bagagem: 300 litros ante 275 do Onix, que ficou menor que o do modelo anterior (280), apesar do maior comprimento do novo carro. Os dois oferecem banco traseiro bipartido (60:40) e usam soluções emergenciais para o estepe: temporário no Chevrolet e com pneu diferente (em medida e tipo) no Fiat, embora com o mesmo aro de 15 pol das demais rodas.
Potência e torque adicionais do Fiat são anulados pelo maior peso: o Chevrolet é o mais rápido para acelerar e retomar, além de consumir bem menos
Motor e desempenho
A opção da Chevrolet por manter a injeção indireta — concorrentes com turbo usam a direta, mais eficiente, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo — resultou em valores modestos de potência e torque, no que o Fiat sobressai: oferece 135 cv e 18,8 m.kgf com gasolina e 139 cv e 19,3 m.kgf com álcool, ante 116 cv e 16,3/16,8 m.kgf do rival (na ordem). Por outro lado, o Argo pesa cerca de 150 kg a mais e tem os ônus dos grandes pneus e da pior aerodinâmica (pela maior altura de rodagem), se comparado às versões Precision e HGT.
O Argo sobressai em potência e torque, mas pesa bem mais: assim, o Onix acelerou de 0 a 100 km/h em 1,1 segundo a menos, foi mais rápido em retomadas e consumiu menos
Qual se saiu melhor nas medições em pista? O Onix, sem dúvida: acelerou de 0 a 100 km/h em 1,1 segundo a menos e foi 1,2 s mais rápido para retomar de 80 a 120 (considere que motores turbo estão livres da perda de potência pela altitude, que afeta o aspirado em nosso teste 600 metros acima do nível do mar e se agrava em locais mais elevados). No uso normal, agrada a vivacidade do motor do Chevrolet em médias rotações, mesmo que algum retardo de ação do turbo possa ser percebido. Curioso é que o Fiat, embora sem turbo, sofre do mesmo mal pela demora do acelerador em processar o pedido de desempenho… Os dois motores são suaves nas faixas mais comuns de giros, com certas vibrações em alta e, no Onix, também em marcha-lenta.
Caixas automáticas operam bem, mas só no Argo há uma efetiva seleção manual: o Onix limita-se ao botão que tira uma ou mais marchas de ação
As transmissões automáticas de seis marchas estão bem calibradas. Vantagens do Fiat são a seleção manual mais efetiva e com comandos no volante. Explica-se: no Chevrolet, o botão no pomo da alavanca só exclui as marchas mais altas. Como exemplos, trazer de sexta para quarta impede que a quinta e a sexta voltem, mas subir de terceira para quarta só significa que o motorista aceita a quarta, cabendo à caixa decidir se essa mudança será feita e quando. Poderia haver programa esportivo nas duas para ajudar na agilidade e ampliar o freio-motor em descidas, embora a do Argo cumpra bem esse último papel (a posição L do Onix, válida para freio-motor, mostra-se inadequada para a direção esportiva).
Consumo
O motor turbo revela eficiência também em combustível, nesse caso associada à melhor aerodinâmica. O Onix rodou entre 1,3 e 3 km/l a mais, de acordo com o trajeto de medição, e foi 19% mais econômico na média entre os percursos (12,6 contra 10,6 km/l), que determina a nota do quesito. Contudo, ele deveria ter maior capacidade de combustível para não limitar tanto a autonomia com álcool.
Desempenho e consumo
Onix | Argo | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 11,3 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 15,8 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 17,9 s |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 6,5 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 10,8 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 8,0 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,5 km/l | 12,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,1 km/l | 6,3 km/l |
Trajeto em rodovia | 14,2 km/l | 12,9 km/l |
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Ficha técnica
Onix | Argo | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | ND | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 116 cv a 5.500 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 6 x 15 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 205/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,163 m | 3,998 m |
Largura | 1,73 m | 1,724 m |
Altura | 1,476 m | 1,568 m |
Entre-eixos | 2,551 m | 2,521 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 44 l | 48 l |
Compartimento de bagagem | 275 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.118 kg | 1.264 kg* |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND/10,1 s | ND |
Consumo em cidade | 11,9/8,3 km/l | ND |
Consumo em rodovia | 15,1/10,7 km/l | ND |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível; *estimado |
Bons faróis nos dois, luzes diurnas apenas no Onix; suspensão obtém bom resultado no Argo Trekking, mas perde em comportamento e falta controle de estabilidade
Comportamento dinâmico
A proposta “aventureira” do Trekking impõe algumas diferenças, pois a altura de rodagem aumenta 40 mm em relação ao Argo Precision e os pneus são 205/60 R 15 de uso misto (o Onix usa 195/55 R 16 para asfalto). Esses elementos dão-lhe grande aptidão para os obstáculos do dia a dia, como valetas, lombadas e buracos, e para trafegar em estradas de terra e cascalho, mesmo esburacadas, com bom conforto e sensação de robustez — a Fiat, quando quer, faz absorção de irregularidades de primeira linha. Essa absorção pode melhorar no Chevrolet, sobretudo na traseira um tanto firme.
O preço a pagar pelo pacote Trekking é certa perda em estabilidade, com menor precisão e mais inclinação de carroceria em curvas. Sem ser um esportivo, o Onix fica mais “à mão” nas curvas rápidas e ainda oferece controle eletrônico de estabilidade, item que a Fiat deveria aplicar a essa versão. Os dois carros estão bem acertados em freios e direção — esta poderia ficar um pouco mais firme no Onix em alta velocidade.
Segurança passiva
O Argo Trekking deixa a desejar também em proteção dos ocupantes, por oferecer apenas as bolsas infláveis frontais exigidas por lei — o Onix traz de série as laterais dianteiras e de cortina. É inaceitável a Fiat não oferecer tais bolsas como opção diante da atual realidade do mercado. Como agora é obrigatório, ambos têm encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e fixação Isofix para cadeira infantil.
Com opcionais para se aproximar em conteúdo do Onix, o Argo perde a vantagem em preço e fica para trás em desempenho, comportamento e segurança
Custo-benefício
Apesar de custar R$ 5,5 mil ou 7% a menos que o Onix quando eles não têm opcionais, o Argo perde muito em conteúdo — é necessário acrescentar todos os itens disponíveis para equilibrar a relação de equipamentos. Esse aumento de preço em quase R$ 8 mil (sem incluir pintura) abre espaço para o Chevrolet também receber seu pacote de opcionais, que o deixa apenas 1% mais caro que o Fiat, ambos na configuração mais equipada possível. É assim que estavam os carros testados.
Nessa condição, o Onix ainda oferece mais recursos exclusivos e deixa de fora menos itens que só o rival possui. No restante dos atributos (veja as notas abaixo) temos vantagens do modelo da GM em motor/desempenho, consumo, comportamento dinâmico e segurança passiva, ante a vitória do Fiat apenas em posto do motorista. Não ficou dúvida: mesmo que para certas aplicações — como uso leve fora de estrada — o Argo Trekking tenha mais a oferecer, o conjunto do Onix Premier é superior por praticamente o mesmo preço.
Mais Avaliações
Nossas notas
Onix | Argo | |
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 3 |
Motor e desempenho | 4 | 3 |
Consumo | 4 | 3 |
Comportamento dinâmico | 4 | 3 |
Segurança passiva | 5 | 3 |
Custo-benefício | 4 | 3 |
Média | 3,8 | 3,3 |
Posição | 1º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |