Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

DS3, Abarth e 208 GT: pimenta em pequena embalagem

24/06/2016
in Avaliação, Citroën, Comparativo, Fiat, Peugeot
DS3
DS3
500
500
208
208

 

DS3 e 208 têm preços próximos, mas o primeiro fica um tanto caro com opcionais; o 500 começa bem acima e ultrapassa R$ 100 mil completo

 

Preços

DS3 500 208
Sem opcionais 82.490 94.000 79.790
Como avaliado 95.770 100.943 79.790
Completo 97.760 102.566 81.380
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 23/6/16; menores preços em destaque; consulte os sites: DS3, 500 e 208

 

Custo-benefício

A vantagem do 208 em termos de preço é indiscutível. Por R$ 79.790 ele vem completo, sem oferecer opcionais (salvo pinturas especiais, também disponíveis nos outros). Para colocar as mãos no DS3 pagam-se mais R$ 2.700, desde que se abra mão de diversos equipamentos do carro avaliado: pacote Conforto (faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisores cromados, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com navegador e tela de 7 pol), pacote Tecnologia (câmera traseira, faróis de xenônio, sistema de áudio superior) e bancos de couro com aquecimento. Como o analisamos, custa salgados R$ 95.770.

 

Quem deixar o 208 GT pelo DS3 terá um carro mais refinado e com suspensão esportiva, além de se diferenciar melhor do rebanho

 

Salgado que parece doce diante dos valores do 500 Abarth: R$ 94 mil em configuração básica e quase R$ 101 mil como avaliado, com teto solar e sistema de áudio superior. É muito para o que o carro oferece diante dos concorrentes, mesmo que não se use tamanho como critério. Como agravante, a Fiat ainda vende o modelo 2015, ante 2016 do DS3 e 2017 do Peugeot, o que certamente terá seu impacto na futura revenda. Com esses preços, não causa estranheza que permaneça no mercado um lote tão antigo.

O pior é que, conforme avaliados, o caro 500 não é o mais bem equipado: embora seja o único no trio com teto solar que se abre, não tem navegador, câmera traseira ou integração do áudio ao telefone, entre outras conveniências. O DS3 é exclusivo nos faróis de xenônio, e o 208, no ar-condicionado de duas zonas. Pelo conteúdo em análise, seria coerente o Abarth custar menos que os outros e algum valor adicional ao DS3 em relação ao GT.

 

DS3
DS3
500
500
208
208

 

É ótimo termos alternativas como o Abarth no mercado, mas por seu preço recomendamos a decisão apenas entre os modelos da PSA

 

Quando se comparam as notas (veja quadro abaixo), porém, entram outras considerações. O DS3 foi o melhor em motor, câmbio, direção e visibilidade e o 208 em espaço interno, suspensão e custo-benefício, sem que o 500 sobressaísse em qualquer quesito. Vale observar também que coube o último lugar ao Fiat em estilo, acabamento, posição de dirigir, itens de conveniência, espaço interno, porta-malas, consumo, suspensão e, como esperado, custo-benefício; o Peugeot levou a pior nota em estabilidade e segurança passiva e o DS3 nunca ficou em último.

 


Auto Livraria

 

Voltamos à pergunta inicial: vale pagar mais por um dos importados ou o novo esportivo nacional é melhor escolha? Quem deixar o 208 GT pelo DS3 terá um carro mais refinado em aspectos técnicos (caso da transmissão e da suavidade do motor), com suspensão mais esportiva e que se diferencia melhor do rebanho — seria difícil confundi-lo no Brasil com uma versão de metade do preço. No entanto, perderá em espaço interno e conforto de rodagem, o que pode ser ou não importante para o comprador de um esportivo.

E o Abarth? Fica difícil justificar sua escolha. Embora seja ótimo dispormos de uma opção focada na esportividade em cada porca ou parafuso, levá-lo para casa significa abrir mão de conforto e conveniência sob qualquer aspecto, do banco traseiro à suspensão dura demais. Não é para qualquer um… e pode ser tudo o que alguns desejam. Mesmo que seu caso seja o segundo, é preciso gostar muito de Fiat (ou ter ascendente em escorpião, nunca se sabe) para pagar mais de R$ 100 mil em um 500. Se fosse nosso dinheiro, a decisão ficaria entre a dupla do grupo PSA: o melhor dos três e aquele que oferece a relação custo-benefício mais atraente.

 

Nossas notas

DS3 500 208
Estilo 5 4 5
Acabamento 4 3 4
Posição de dirigir 4 3 4
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 4 3 4
Espaço interno 3 2 4
Porta-malas 4 2 4
Motor 5 4 4
Desempenho 5 5 5
Consumo 4 3 4
Câmbio 5 4 4
Freios 4 4 4
Direção 5 4 4
Suspensão 3 2 4
Estabilidade 5 5 4
Visibilidade 5 4 4
Segurança passiva 5 5 4
Custo-benefício 3 2 4
Média 4,28 3,50 4,11 
Posição 1º. 3º. 2º. 
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

DS3 500 208
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

  DS3 500 208
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/ alumínio alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm 72 x 84 mm 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 1.368 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 9,8:1 10,2:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar injeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm 167 cv a 5.500 rpm 166/173 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 1.400 rpm** 23,0 m.kgf de 2.500 a 4.000 rpm 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Potência específica 103,2 cv/l 122,0 cv/l 103,9/108,2 cv/l*
* gasolina/álcool; **26,5 m.kgf durante a sobrepressão temporária
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual /  6 manual / 5 manual / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,53 / 9 km/h 3,91 / 8 km/h 3,53 / 9 km/h
2ª. 1,92 / 17 km/h 2,24 / 15 km/h 1,92 / 16 km/h
3ª. 1,32 / 25 km/h 1,52 / 22 km/h 1,32 / 23 km/h
4ª. 1,03 / 32 km/h 1,16 / 28 km/h 1,02 / 29 km/h
5ª. 0,82 / 40 km/h 0,87 / 38 km/h 0,82 / 36 km/h
6ª. 0,68 / 48 km/h NA 0,68 / 44 km/h
Relação de diferencial 3,56 3,35 3,89
Regime a 120 km/h 2.500 rpm (6ª.) 3.200 rpm 2.750 rpm
Regime à vel. máx. informada 5.500 rpm (5ª.) 5.600 rpm (5ª.) 6.000/6.100 rpm (5ª.)*
Tração dianteira
* gasolina/álcool
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (284 mm ø) a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (240 mm ø) a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 11,3 m 11,4 m 10,9 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 6,5 x 16 pol 17 pol
Pneus 205/45 R 17 195/45 R 16 205/45 R 17
Dimensões
Comprimento 3,948 m 3,667 m 3,975 m
Largura 1,715 m 1,627 m 1,702 m
Altura 1,483 m 1,49 m 1,472 m
Entre-eixos 2,464 m 2,30 m 2,541 m
Bitola dianteira 1,50 m 1,411 m 1,472 m
Bitola traseira 1,50 m 1,407 m 1,48 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31 0,352 0,33
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l 40 l 55 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) 280 l / 980 l 185 / 550 l 285 l / ND
Peso em ordem de marcha 1.165 kg 1.164 kg 1.196 kg
Relação peso-potência 7,7 kg/cv 7,0 kg/cv 7,2/6,9 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem 2 anos sem limite de quilometragem (3 anos para motor e transmissão) 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2016 2015 2017
Pneus Michelin Pilot Exalto Pirelli Cinturato P7 Michelin Pilot Sport 3
Quilometragem inicial 7.000 km 10.000 km 1.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

Page 6 of 6
Prev1...56
Tags: 208208 GT500 AbarthavaliaçãoAvaliação CompletaCitroëncomparativoDSDS3esportivoFiatFiat 500Peugeotturbo

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

02/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

02/06/2025

Quadros decorativos

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

02/06/2025
XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp