DS3 e 208 têm preços próximos, mas o primeiro fica um tanto caro com opcionais; o 500 começa bem acima e ultrapassa R$ 100 mil completo
Custo-benefício
A vantagem do 208 em termos de preço é indiscutível. Por R$ 79.790 ele vem completo, sem oferecer opcionais (salvo pinturas especiais, também disponíveis nos outros). Para colocar as mãos no DS3 pagam-se mais R$ 2.700, desde que se abra mão de diversos equipamentos do carro avaliado: pacote Conforto (faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisores cromados, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com navegador e tela de 7 pol), pacote Tecnologia (câmera traseira, faróis de xenônio, sistema de áudio superior) e bancos de couro com aquecimento. Como o analisamos, custa salgados R$ 95.770.
Quem deixar o 208 GT pelo DS3 terá um carro mais refinado e com suspensão esportiva, além de se diferenciar melhor do rebanho
Salgado que parece doce diante dos valores do 500 Abarth: R$ 94 mil em configuração básica e quase R$ 101 mil como avaliado, com teto solar e sistema de áudio superior. É muito para o que o carro oferece diante dos concorrentes, mesmo que não se use tamanho como critério. Como agravante, a Fiat ainda vende o modelo 2015, ante 2016 do DS3 e 2017 do Peugeot, o que certamente terá seu impacto na futura revenda. Com esses preços, não causa estranheza que permaneça no mercado um lote tão antigo.
O pior é que, conforme avaliados, o caro 500 não é o mais bem equipado: embora seja o único no trio com teto solar que se abre, não tem navegador, câmera traseira ou integração do áudio ao telefone, entre outras conveniências. O DS3 é exclusivo nos faróis de xenônio, e o 208, no ar-condicionado de duas zonas. Pelo conteúdo em análise, seria coerente o Abarth custar menos que os outros e algum valor adicional ao DS3 em relação ao GT.
É ótimo termos alternativas como o Abarth no mercado, mas por seu preço recomendamos a decisão apenas entre os modelos da PSA
Quando se comparam as notas (veja quadro abaixo), porém, entram outras considerações. O DS3 foi o melhor em motor, câmbio, direção e visibilidade e o 208 em espaço interno, suspensão e custo-benefício, sem que o 500 sobressaísse em qualquer quesito. Vale observar também que coube o último lugar ao Fiat em estilo, acabamento, posição de dirigir, itens de conveniência, espaço interno, porta-malas, consumo, suspensão e, como esperado, custo-benefício; o Peugeot levou a pior nota em estabilidade e segurança passiva e o DS3 nunca ficou em último.
Voltamos à pergunta inicial: vale pagar mais por um dos importados ou o novo esportivo nacional é melhor escolha? Quem deixar o 208 GT pelo DS3 terá um carro mais refinado em aspectos técnicos (caso da transmissão e da suavidade do motor), com suspensão mais esportiva e que se diferencia melhor do rebanho — seria difícil confundi-lo no Brasil com uma versão de metade do preço. No entanto, perderá em espaço interno e conforto de rodagem, o que pode ser ou não importante para o comprador de um esportivo.
E o Abarth? Fica difícil justificar sua escolha. Embora seja ótimo dispormos de uma opção focada na esportividade em cada porca ou parafuso, levá-lo para casa significa abrir mão de conforto e conveniência sob qualquer aspecto, do banco traseiro à suspensão dura demais. Não é para qualquer um… e pode ser tudo o que alguns desejam. Mesmo que seu caso seja o segundo, é preciso gostar muito de Fiat (ou ter ascendente em escorpião, nunca se sabe) para pagar mais de R$ 100 mil em um 500. Se fosse nosso dinheiro, a decisão ficaria entre a dupla do grupo PSA: o melhor dos três e aquele que oferece a relação custo-benefício mais atraente.
Nossas notas
DS3 | 500 | 208 | |
Estilo | 5 | 4 | 5 |
Acabamento | 4 | 3 | 4 |
Posição de dirigir | 4 | 3 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 2 | 4 |
Porta-malas | 4 | 2 | 4 |
Motor | 5 | 4 | 4 |
Desempenho | 5 | 5 | 5 |
Consumo | 4 | 3 | 4 |
Câmbio | 5 | 4 | 4 |
Freios | 4 | 4 | 4 |
Direção | 5 | 4 | 4 |
Suspensão | 3 | 2 | 4 |
Estabilidade | 5 | 5 | 4 |
Visibilidade | 5 | 4 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 5 | 4 |
Custo-benefício | 3 | 2 | 4 |
Média | 4,28 | 3,50 | 4,11 |
Posição | 1º. | 3º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
DS3 | 500 | 208 |
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Ficha técnica
DS3 | 500 | 208 | |
Motor | |||
Posição | transversal | ||
Cilindros | 4 em linha | ||
Material do bloco/cabeçote | alumínio | ferro fundido/ alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | ||
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4 | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm | 72 x 84 mm | 77 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.368 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 9,8:1 | 10,2:1 |
Alimentação | injeção direta, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção direta, turbo, resfriador de ar |
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm | 167 cv a 5.500 rpm | 166/173 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm** | 23,0 m.kgf de 2.500 a 4.000 rpm | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm |
Potência específica | 103,2 cv/l | 122,0 cv/l | 103,9/108,2 cv/l* |
* gasolina/álcool; **26,5 m.kgf durante a sobrepressão temporária | |||
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | manual / 6 | manual / 5 | manual / 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |||
1ª. | 3,53 / 9 km/h | 3,91 / 8 km/h | 3,53 / 9 km/h |
2ª. | 1,92 / 17 km/h | 2,24 / 15 km/h | 1,92 / 16 km/h |
3ª. | 1,32 / 25 km/h | 1,52 / 22 km/h | 1,32 / 23 km/h |
4ª. | 1,03 / 32 km/h | 1,16 / 28 km/h | 1,02 / 29 km/h |
5ª. | 0,82 / 40 km/h | 0,87 / 38 km/h | 0,82 / 36 km/h |
6ª. | 0,68 / 48 km/h | NA | 0,68 / 44 km/h |
Relação de diferencial | 3,56 | 3,35 | 3,89 |
Regime a 120 km/h | 2.500 rpm (6ª.) | 3.200 rpm | 2.750 rpm |
Regime à vel. máx. informada | 5.500 rpm (5ª.) | 5.600 rpm (5ª.) | 6.000/6.100 rpm (5ª.)* |
Tração | dianteira | ||
* gasolina/álcool | |||
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado (ø ND) | a disco ventilado (284 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a disco (ø ND) | a disco (240 mm ø) | a disco (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim | ||
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | ||
Assistência | elétrica | ||
Diâmetro de giro | 11,3 m | 11,4 m | 10,9 m |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | ||
Rodas | |||
Dimensões | 7 x 17 pol | 6,5 x 16 pol | 17 pol |
Pneus | 205/45 R 17 | 195/45 R 16 | 205/45 R 17 |
Dimensões | |||
Comprimento | 3,948 m | 3,667 m | 3,975 m |
Largura | 1,715 m | 1,627 m | 1,702 m |
Altura | 1,483 m | 1,49 m | 1,472 m |
Entre-eixos | 2,464 m | 2,30 m | 2,541 m |
Bitola dianteira | 1,50 m | 1,411 m | 1,472 m |
Bitola traseira | 1,50 m | 1,407 m | 1,48 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,31 | 0,352 | 0,33 |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 50 l | 40 l | 55 l |
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido) | 280 l / 980 l | 185 / 550 l | 285 l / ND |
Peso em ordem de marcha | 1.165 kg | 1.164 kg | 1.196 kg |
Relação peso-potência | 7,7 kg/cv | 7,0 kg/cv | 7,2/6,9 kg/cv |
Garantia | |||
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem | 2 anos sem limite de quilometragem (3 anos para motor e transmissão) | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | |||
Ano-modelo | 2016 | 2015 | 2017 |
Pneus | Michelin Pilot Exalto | Pirelli Cinturato P7 | Michelin Pilot Sport 3 |
Quilometragem inicial | 7.000 km | 10.000 km | 1.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável |