Cronos: mostrador digital com muitas funções no quadro, monitor de pressão de pneus, tela de 7 pol para áudio e (como no Polo) retrovisor fotocrômico
No Virtus, destacam-se capô com duas travas (além da maior segurança, evitam movimento da peça em velocidade, o que permite montagem mais exata da carroceria), difusores de ar-condicionado para os passageiros de trás, para-sóis com espelhos iluminados, quatro luzes de leitura (o City depende da luz central para os passageiros de trás; o Cronos tem uma luz geral para eles) e sensores de estacionamento atrás (também no Fiat) e na frente.
Cronos e Virtus têm mais conveniências, como chave presencial, faróis automáticos e monitor de pressão dos pneus; os três dispõem de grande porta-malas
Cronos e Virtus têm ainda chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, comandos por voz para áudio e telefone (também navegador no VW), indicador específico de qual porta está mal fechada (no City, só aviso geral), limpador de para-brisa e faróis com acionamento automático, monitor de pressão dos pneus (indireto), porta-óculos, retrovisor interno fotocrômico, tomada de 12 volts para o banco traseiro e destravamento do bocal do tanque pela trava central — no City deve-se acionar comando sob o painel. No Fiat e no Honda os vidros traseiros descem por inteiro.
City: painel simples, tela de 7 pol com navegador e rebatimento de espelhos; painel de toque para ajustar ar-condicionado não é boa solução
Há pontos melhoráveis. No Fiat o espaço para objetos do dia a dia é o mais limitado, os difusores de ar laterais recebem ar menos frio que os centrais, o controle de temperatura do ar-condicionado funcionava mal (com ajuste a 20,5°C em dia quente já passava a ar morno) e o pedal de acelerador, com curso excessivo, requer posição incômoda do pé para pisar até o fim. Além disso, a fábrica precisa aprender que não se usam cromados no painel: de acordo com a posição do Sol, os difusores de ar brilham nos olhos do motorista ou se refletem no campo visual dos retrovisores.
No Honda o controle elétrico de vidros segue o irritante padrão japonês (ao bloquear os comandos traseiros, inativam-se também os botões desses vidros para o motorista e o comando do passageiro ao lado), não há sensores de estacionamento ou assistente de saída em rampa (logo nele, que pelo tipo de transmissão recua facilmente ao arrancar em subidas), o controlador de velocidade poderia armar e desarmar o acelerador com mais suavidade e o painel de toque para ajustar o ar-condicionado é má ideia, pois requer mais tempo de atenção que botões físicos. No Volkswagen faltam alças de teto e faixa degradê no para-brisa. Os três poderiam ter limitador de velocidade.
Virtus: vários modos para o quadro digital configurável, tela de 8 pol, câmera traseira (como nos rivais), sensores de estacionamento na frente, para-sóis iluminados
O espaço nos bancos dianteiros é bom nos três carros. Atrás, o Virtus sobressai na acomodação das pernas (mais para sedã médio que para pequeno) e oferece largura um pouco maior, embora ainda não seja confortável para três adultos. Há equilíbrio entre os dois rivais. O espaço para cabeça, nos três, é bom para pessoas até a estatura média. Nenhum acomoda bem o passageiro central, mas o encosto do Cronos para ele é o pior.
Os três dispõem de grande capacidade de bagagem: 536 litros no Honda (incluindo o espaço sob o assoalho), 525 no Fiat e 521 no Volkswagen. As tampas usam braços convencionais, que podem amassar o conteúdo se não for reservado o devido espaço para eles, e podem ser abertas pelo controle remoto da chave. O Virtus ganhou maçaneta na tampa, que faz falta no Polo. Todos têm banco traseiro rebatível e bipartido, divisão que só inclui o assento no Cronos. O estepe do City é temporário, bem fino; os outros usam pneu de 15 pol, que se limita ao uso emergencial, pois os de rodagem são de 17 pol.
Próxima parte
Os três porta-malas levam mais de 500 litros e contam com banco bipartido; para o estepe, diferentes soluções
Equipamentos de série e opcionais
Cronos | City | Virtus | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/O/1 | S/S/1 | S/S/1 |
Bancos/volante revestidos em couro | O*/S | S/S | O*/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. | O/ND/ND | S/S/ND | S/ND/ND |
Caixa automática/automatizada | O/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | O | S | O |
Chave presencial para acesso/partida | O | ND | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds | ND/ND | ND/S | ND/ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | ND | O/O |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth/integração a celular | S/S | S/S | S/S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | ND | ND | ND |
Navegador por GPS | ND | S | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | O/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | ND | O |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND | O/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *material sintético |