Motores similares em concepção, com maior torque e operação mais suave no Polo, mas o leve HB20 foi mais rápido para acelerar e consumiu um pouco menos
Motor e desempenho
As duas marcas buscaram a mesma fórmula para os motores: três cilindros, 1,0 litro, turbocompressor e injeção direta — esta uma novidade no HB20. O Polo ficou mais potente que o rival com álcool (128 cv ante 120), mas menos com gasolina (116 cv); já o torque de 20,4 m.kgf supera o de 17,5 m.kgf do oponente por boa margem.
O menor peso favorece o Hyundai em acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (ótima marca, só 1,1 s atrás de um Honda Civic Si de 208 cv!) contra 10,4 s do adversário, ambos com gasolina. Nas retomadas houve maior equilíbrio graças ao torque superior do Volkswagen. Os motores pouco demonstram a oscilação típica dos três-cilindros, mais notada no HB20 em marcha-lenta e acima de 5.000 rpm. O Polo pareceu mais silencioso de modo geral.
As transmissões estão bem calibradas e permitem mudanças manuais pela alavanca ou comandos no volante. No Hyundai, em modo manual, a caixa não faz reduções ao acelerar até o fim e pode pegar o motorista de surpresa em emergência. Apenas a do Polo oferece programa esportivo, boa opção para deixar o motor “acordado” (o modo normal insiste em rotações baixas) e para obter freio-motor ao desacelerar, mas exagera na força de tração em marcha-lenta — desconforto atenuado pela passagem automática a ponto-morto nas paradas.
Boas transmissões automáticas de seis marchas com comandos junto ao volante; faróis elipsoidais no Hyundai, mas a ambos faltam luzes diurnas de leds
Consumo
Até que enfim, um HB20 automático e econômico! O motor turbo fez milagres pelo Hyundai, que consumiu pouco menos que o Polo nos três trajetos de medição e chegou a ótimos 16 km/l de gasolina no trecho urbano leve — o modelo anterior de 1,6 litro fizera apenas 12,1 km/l. Agora os dois carros estão muito bem nesse aspecto.
O menor peso favorece o HB20 em acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (só 1,1 s atrás de um Honda Civic Si de 208 cv) contra 10,4 s do Polo
Comportamento dinâmico
Ambos mostram boa estabilidade, com tendência a sair de frente no limite, mas o HB20 pode ser provocado para soltar a traseira, em uma atitude que diverte o motorista mais experiente — o controle eletrônico de estabilidade, de série em ambos, não atrapalha por só atuar quando realmente necessário. Conforto, porém, não é o forte dessas suspensões: transmitem mais os impactos do que deveriam e a frente cede muito nas lombadas. Pior no HB20, em que os amortecedores traseiros ficaram um tanto duros (curioso, pois anos atrás eram macios em excesso), pequenos defeitos do piso fazem o carro todo tremer e a frente dá pancada seca ao passar rápido por lombadas baixas.
A adoção de assistência elétrica deixou a direção do Hyundai tão agradável quanto a do Volkswagen, leve em manobras e precisa em velocidade. Os freios estão bem dimensionados em ambos, com vantagem ao Polo pelos discos na traseira; no HB20 o pedal poderia ser mais leve. O Polo traz sistema de frenagem automática pós-colisão, que retém o carro após um acidente para evitar novo impacto.
São carros de boa estabilidade, com restrições ao conforto de rodagem, sobretudo no HB20; bolsas infláveis laterais dianteiras e fixações Isofix são de série
Segurança passiva
Nas versões avaliadas o conteúdo de proteção dos ocupantes equivale-se: bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras, fixações Isofix para cadeira infantil, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas — itens inéditos no HB20.
Custo-benefício
O Polo leva grande vantagem em preço básico (R$ 6,4 mil), por não se tratar da versão de topo, mas precisa receber opcionais para ficar próximo ao HB20 em equipamentos. O avaliado tinha o pacote Tech II e rodas de 16 pol, com os quais ficava apenas R$ 1,9 mil mais barato que o adversário (este não oferece opções). Vale lembrar que a Hyundai oferece versões desde R$ 67.190 com esse conjunto motor-transmissão, enquanto a gama da Volkswagen parte mesmo dos R$ 71.560 do Comfortline.
O conteúdo dos carros avaliados é semelhante: o HB20 traz itens a mais como alertas de distância frontal e de saída de faixa e tela maior na central de áudio, e o Polo, conveniências como limpador e ar-condicionado automáticos, enquanto os recursos de segurança se equivalem. Contudo, o Volkswagen recebeu notas melhores em três quesitos (o Hyundai, em apenas um) e ainda custa menos, o que lhe rende melhor nota também em custo-benefício. Conclusão: o HB20 melhorou na nova geração, sobretudo com o eficiente motor turbo e os itens de conveniência, mas ainda não alcançou o conjunto equilibrado e cheio de qualidades do concorrente.
Mais Avaliações
Nossas notas
HB20 | Polo | |
Estilo | 3 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 3 |
Motor e desempenho | 5 | 4 |
Consumo | 4 | 4 |
Comportamento dinâmico | 3 | 4 |
Segurança passiva | 4 | 4 |
Custo-benefício | 3 | 4 |
Média | 3,5 | 3,8 |
Posição | 2°. | 1°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
HB20 | Polo | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 9,3 s | 10,4 s |
0 a 120 km/h | 12,9 s | 14,6 s |
0 a 400 m | 16,6 s | 17,3 s |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 6,1 s | 6,0 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 10,3 s |
80 a 120 km/h | 7,1 s | 7,5 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 16,0 km/l | 15,6 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,5 km/l | 8,1 km/l |
Trajeto em rodovia | 14,9 km/l | 14,7 km/l |
Testes com gasolina; *reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
HB20 | Polo | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 71 x 84 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 998 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 11,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbo, resfriador de ar | |
Potência máxima (gas./álc.) | 120 cv a 6.000 rpm | 116/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 17,5 m.kgf a 1.500 rpm | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 5,5 x 15 pol | 6 x 16 pol |
Pneus | 185/60 R 15 | 195/55 R 16 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,94 m | 4,057 m |
Largura | 1,72 m | 1,751 m |
Altura | 1,47 m | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,53 m | 2,565 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | 300 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.091 kg | 1.147 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 190 km/h | 187/192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,7 s | 10,1/9,6 s |
Consumo em cidade | 12,2/8,6 km/l | 11,6/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 13,9/10,3 km/l | 14,1/9,8 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro |