Os motores mais modernos favorecem Peugeot e Volkswagen também em consumo, com melhores resultados no segundo; todos usam o mesmo tipo de caixa automática
As transmissões de todos são automáticas Aisin de seis marchas com seleção manual de marchas pela alavanca e, no T-Cross e no Renegade, também pelos comandos no volante. O Volkswagen e o Peugeot oferecem controle de ponto-morto. Elas estão bem calibradas e atuam da mesma forma em modo manual: passam à marcha superior no limite de giros e reduzem ao se abrir todo o acelerador.
Consumo
Sem turbo ou injeção direta e com peso muito maior, o Renegade ficou bem para trás em consumo. O T-Cross obteve as melhores marcas nos três percursos de medição, com mais de 14 km/l de gasolina em dois deles — ótimo para um SUV —, seguido pelo 2008. O Volkswagen rodar 31% a mais que o Jeep com um litro, no mesmo trajeto rodoviário, mostra como o último fabricante precisa trabalhar em eficiência — o que só deve ser resolvido com o esperado motor turbo.
Comportamento dinâmico
O Renegade tem a atitude mais esportiva dos três em curvas: firme, bem controlado e com a facilidade de soltar a traseira quando se corta o acelerador, o que facilita a inserção na curva — não chega a ser perigoso por haver controle eletrônico de estabilidade, como nos outros, mas chega a surpreender o motorista menos habituado. A versão Limited agora usa rodas de 19 polegadas e pneus 235/45, certo exagero para seu porte. Os outros dois são mais macios, mas o T-Cross ainda transmite confiança em curvas.
Melhor estabilidade no Renegade, rodar mais confortável no T-Cross; o 2008 precisa melhorar em suspensão
Já o 2008 parece não oferecer um chassi adequado a seu patamar de desempenho: os amortecedores muito macios o fazem “flutuar” bastante e erguer a frente ao aplicar mais torque, até em certa velocidade, enquanto os pneus de perfil mais alto (205/60) não contribuem para a precisão em curvas. Mesmo que não afete a segurança, o motorista tem a sensação de carro “solto”.
Sem turbo ou injeção direta e com peso muito maior, o Renegade ficou bem para trás em consumo; o T-Cross obteve as melhores marcas nos três percursos de medição
Em conforto de rodagem é o Volkswagen que sobressai, com acerto bastante adequado à proposta de veículo familiar. Precisa apenas de amortecedores dianteiros mais firmes na compressão: após lombadas eles se fecham e chegam aos batentes, causando um impacto seco. O Jeep mostra bom ajuste, mas os amortecedores mais firmes e os pneus de perfil baixo prejudicam um pouco o conforto. O Peugeot não faz valer nesse quesito o que falta em estabilidade — a absorção de impactos poderia ser bem melhor, como a própria marca conseguiu no novo 208. Mas os três estão corretos em termos de freios e direção.
Segurança passiva
Todos estão muito bem em proteção dos ocupantes, ao trazer de série bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; o Renegade tem ainda para os joelhos do motorista. Os demais itens (bolsas frontais, fixação Isofix, encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas) são exigidos pela legislação atual.
Apesar da grande vantagem em preço, o 2008 mostra limitações do projeto e da idade: os rivais, sobretudo o T-Cross, são melhores sob vários aspectos
Custo-benefício
Como avaliados, os três SUVs estão distantes em preço: R$ 17,3 mil separam o 2008 (o mais barato) do Renegade e há outros R$ 16,2 mil entre este último e o mais caro T-Cross como avaliado. Seria possível ter o Volkswagen por bem menos (R$ 2,9 mil acima do Jeep) ao abrir mão dos opcionais, sendo alguns deles presentes no rival (teto solar e faróis de leds) e outros não, como áudio Beats e assistente de estacionamento. Vale lembrar que apenas o Renegade oferece versões mais baratas com o mesmo motor.
O 2008 revela boa relação entre preço e equipamentos: fica a dever poucos itens ao Renegade diante de tal diferença de valores, como chave presencial e faróis de leds. Já o T-Cross custa um pouco mais que o Jeep quando está sem opcionais, mas a adição de equipamentos leva seu preço a um patamar difícil de justificar. Assim, limitando-nos a essa análise, os dois carros realmente cobram caro pela imagem que desfrutam.
E no restante? Aí o quadro muda. Limitações do projeto e idade avançada do 2008 ficam evidentes em aspectos como estilo, espaço interno, acerto de suspensão e conforto do motorista, enquanto sua dotação de conveniência é a mais limitada. Ele supera o Renegade, é verdade, em espaço de bagagem e consumo e oferece o melhor desempenho do grupo. Mas o equilíbrio de notas indica que o T-Cross reúne o melhor conjunto e justifica — se o preço não for problema — manter os olhos no alto da prateleira do mercado.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Renegade | 2008 | T-Cross | |
Estilo | 4 | 3 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 3 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 4 | 3 | 4 |
Porta-malas | 2 | 3 | 3 |
Motor e desempenho | 3 | 5 | 4 |
Consumo | 2 | 3 | 4 |
Comportamento dinâmico | 4 | 3 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 4 | 4 |
Custo-benefício | 3 | 4 | 3 |
Média | 3,5 | 3,4 | 3,8 |
Posição | 2°. | 3°. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Renegade | 2008 | T-Cross | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm | 77 x 85,8 mm | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.598 cm³ | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 12,5:1 | 10,2:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima (gas./álc.) | 135/139 cv a 5.750 rpm | 165/173 cv a 6.000 rpm | 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,7/19,3 m.kgf a 3.750 rpm | 24,5 m.kgf a 1.400 rpm | 25,5 m.kgf a 1.500 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal (todos) | ||
Traseira | ind. McPherson, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |||
Dimensões | 7,5 x 19 pol | 16 pol | 6,5 x 17 pol |
Pneus | 235/45 R 19 | 205/60 R 16 | 205/55 R 17 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,232 m | 4,159 m | 4,199 m |
Largura | 1,798 m | 1,739 m | 1,76 m |
Altura | 1,686 m | 1,583 m | 1,57 m |
Entre-eixos | 2,57 m | 2,542 m | 2,651 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 60 l | 55 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | 320 l | 355 l | 373 a 420 l* |
Peso em ordem de marcha | 1.527 kg | 1.246 kg | 1.250 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |||
Velocidade máxima | 176/178 km/h | 209 km/h | 198 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,8/11,8 s | 8,8 s | 8,7 s |
Consumo em cidade | 9,4/6,4 km/l | 10,7/7,5 km/l | 11,0/7,7 km/l |
Consumo em rodovia | 11,0/8,0 km/l | 13,0/9,2 km/l | 13,2/9,3 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; *conforme posição do encosto traseiro |