Ecosport: áudio com tela de 8 pol, integração a Android e Car Play, comando por voz e tela multifunção nos instrumentos; como no Captur, controlador/limitador de velocidade e ar-condicionado automático
Ford e Renault têm ainda apoio de braço central dianteiro, ar-condicionado automático, controlador e limitador de velocidade — falta do Nissan que requer correção. Ecosport e Kicks vêm com abertura de vidros comandada a distância (todos os fecham, mas o Renault não os abre assim), preaquecimento de álcool para partida a frio (incompreensível sua falta no Captur) e vidros traseiros com abertura completa. Nissan e Renault trazem chave presencial para acesso e partida, que a Ford limita à versão Titanium.
As maiores dimensões favorecem o espaço interno do Captur, o mais amplo em largura e na altura da parte traseira; ele empata com o Kicks em capacidade de bagagem
Como de hábito, alguns detalhes podem melhorar. O Ford não tem alças de teto e seu comando de faróis fica escondido pelo volante, sendo preciso curvar-se para ver (que tal voltar à alavanca da coluna de direção, como no Escort?). No Nissan faltam luz no porta-luvas e na parte traseira da cabine e mostrador de temperatura externa, todos inaceitáveis por seu preço. Em ambos a pouca serigrafia no topo do para-brisa deixa passar sol sobre o retrovisor na parte central.
No Renault o controle elétrico de vidros só funciona após ligar o motor ou inserir a chave-cartão no console, a tela do painel é propensa a reflexos (comum na marca, provavelmente causado por sua superfície), o porta-luvas tem aspecto de carro popular e os difusores de ar não podem ser voltados para cima, onde se concentra o ar quente. E nenhum tem faixa degradê no para-brisa, item cada vez mais negligenciado pelos fabricantes.
Kicks: instrumentos simples e tela de 7 pol para áudio, navegador e câmera traseira; como no Captur, chave presencial para acesso ao interior e partida
Captur: velocímetro digital, tela de 7 pol com análise de condução eficiente, faróis e limpadores automáticos, portas que mantêm as soleiras limpas; também tem chave presencial (cartão), ar-condicionado automático e controlador/limitador de velocidade
As maiores dimensões favorecem o espaço interno do Captur, o mais amplo em largura e na altura da parte traseira, enquanto o Ecosport é o mais estreito e não acomoda tão bem as pernas dos passageiros de trás (a altura útil é boa também nele e no Kicks). Embora nenhum seja adequado para três adultos atrás, o ocupante central viaja pior no Nissan por causa do encosto mole.
Kicks e Captur empatam em capacidade de bagagem (432 e 437 litros, na ordem), à frente dos apenas 362 litros do Ecosport. Vantagem deste é a divisão 60:40 também do assento traseiro (nos outros, só do encosto), que aumenta a versatilidade ao transportar carga e passageiros. Mas a porta articulada para o lado do Ford requer mais espaço para abertura que as abertas para cima, além de poder colidir com um carro ou objeto atrás por erro de projeto — a mola a gás a faz abrir por inteiro, sem pontos definidos de parada. Uma vantagem é poder-se alcançar o teto por sua abertura, como ao usar bagageiro.
Embora o estepe externo seja controverso pela estética, é uma posição funcional para seu uso com carro carregado, e tanto roda quanto pneu são iguais aos de rodagem. O do Captur vem sob a carroceria, com acesso difícil ao usuário e nem tanto aos amigos do alheio, e usa roda de aço. O do Kicks, sob o assoalho por dentro, tem pneu de medida diferente e não serve para uso prolongado ou reposição. O Ecosport agora admite três posições da plataforma de carga, uma delas voltada a obter piso plano quando o banco for rebatido (nesse caso surge espaço oculto para objetos). No Captur a base de acesso é uns 10 cm mais alta que o assoalho, talvez por reforço estrutural.
Capacidade de bagagem similar no Nissan e no Renault, maior que no Ford; o estepe externo deste divide opiniões, mas incômoda mesmo é a porta aberta para o lado
Equipamentos de série e opcionais
Ecosport | Kicks | Captur | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/ND | S/S/1 |
Bancos/volante revestidos em couro | ND/S | O/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/O/O | S/S/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | ND | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | ND | S |
Navegador por GPS | S | S | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível |