Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Mobi Way: forte em suspensão, fraco em desempenho

01/08/2016
in Avaliação, Avaliação Completa, Fiat

O novo pequeno passa por avaliação com medições e revela o que pode oferecer diante de VW Up e outros

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Afinal, a que veio o Fiat Mobi? Vale a pena optar pelo novo hatchback de Betim, MG, em vez dos concorrentes estabelecidos? São perguntas a serem respondidas com uma avaliação completa, que efetuamos com a versão de topo Way On, submetida também a nossas medições de desempenho e consumo. A linha Mobi começa em R$ 31.900, preço da versão Easy, mas chega a R$ 43.800 no Way On, que não oferece opcionais (o sufixo On já indica acréscimo de acessórios ao Way de R$ 39.300, como se fosse um pacote).

Os equipamentos de série abrangem ajuste elétrico dos retrovisores, alarme antifurto volumétrico, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido com ajuste de inclinação, cintos laterais traseiros retráteis, computador de bordo, controle elétrico de vidros dianteiros e travas e controle remoto de travamento, direção com assistência hidráulica, faróis de neblina, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rádio/MP3 com comandos no volante, rodas de alumínio de 14 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e volante com regulagem de altura. As bolsas infláveis são apenas frontais.

 

Tampa traseira de vidro é o toque mais original do Mobi; versão Way vem com 15 mm a mais de altura de rodagem, para-choque específico e rodas de alumínio

 

Em que pese a sensação de ser um Uno encurtado e reestilizado, o Mobi é um novo carro em quase toda a estrutura, garante o fabricante. O que eles têm em comum, além de alguns componentes internos, é o trem de força com o conhecido motor Fire de 1,0 litro, quatro cilindros e duas válvulas por cilindro — a mais moderna unidade GSE de três cilindros deve estrear este ano no Uno, mas pode levar mais algum tempo a chegar ao novo carro.

 

A tampa traseira de vidro é uma boa ideia em economia de espaço e peso, mas a Fiat desenhou uma porta pequena e elevou a base de acesso

 

As formas robustas do Mobi, com capô volumoso, grandes faróis e para-lamas bojudos, vêm acentuadas no Way por molduras nos arcos de roda, barras de teto e para-choque dianteiro próprio, além de rodas diferenciadas. Um item inédito em carro nacional é a tampa traseira toda de vidro, solução que o Volkswagen Up usa na Europa, mas foi abolida aqui.

É uma boa ideia do ponto de vista de economia de espaço (o vidro é vários centímetros mais estreito que uma porta de aço) e de peso, mas fica o natural questionamento sobre sua vulnerabilidade a impactos pela traseira. Para reduzir o risco de danos e também aumentar a resistência estrutural da região, a Fiat desenhou uma porta pequena e elevou a base de acesso ao compartimento de bagagem. O resultado é um acesso bem menos confortável que (por exemplo) no Uno para colocar cargas volumosas ou retirar o estepe.

 

Capô, para-lamas e lanternas traseiras volumosos deixam o novo Fiat com aspecto robusto; tampa pequena dá acesso a um limitado porta-malas de 215 litros

 

O ambiente interno do Mobi é familiar a quem conhece o “irmão maior”, embora painel e bancos sejam outros. A impressão positiva para um carro do segmento de entrada vem da boa escolha de texturas dos plásticos e da ausência de chapas aparentes. Como no Up os bancos dianteiros usam encostos inteiriços, sem apoio de cabeça separado, o que funciona bem. No entanto, por serem curtos para as coxas e estreitos no assento e no encosto, oferecem menos conforto que os do Uno e chegam a incomodar em trajetos longos. Uma pena, pois no restante a posição do motorista foi bem definida, os pedais ficam à direita em grau tolerável e há ajustes de altura para banco e volante.

 


Auto Livraria

 

No quadro de instrumentos do Way On há um mostrador digital com computador de bordo, ícone sugestivo para trocas de marcha (para cima e para baixo) e indicador de temperatura externa. O simples sistema de áudio, com o rádio/MP3 (sem toca-CDs) conhecido do Uno, traz interface Bluetooth para telefone celular e conexões USB e auxiliar. A qualidade sonora das mais pobres está no esperado da categoria.

O controle elétrico de vidros (apenas dianteiros, algo a ser repensado) tem função um-toque, temporizador e comando a distância de abertura e fechamento. Os faróis de refletor único surpreendem pela eficácia no facho baixo, embora a comutação para alto prejudique muito a iluminação mais próxima (atenuado com o uso dos faróis de neblina).

 

Acabamento do interior, com plásticos aceitáveis e sem chapas expostas, e posição de dirigir do Mobi estão adequados ao segmento; rádio/MP3 vem de série

 

Outros bons detalhes são aviso para porta mal fechada, banco traseiro com duas posições de encosto (a mais vertical favorece o espaço para bagagem com sacrifício do conforto), bolsas nos encostos dianteiros, comando interno para tampa traseira e portinhola do tanque, espelho nos para-sóis, para-brisa com faixa degradê, pintura do cofre do motor como a da carroceria (requinte que muitos BMWs não têm), repetidores laterais das luzes de direção, retrovisores externos convexos e bem amplos, temporizador de faróis e da luz interna, três alças de teto e vidros traseiros que descem por inteiro.

Pontos que merecem correção: gira-se a chave em posição antinatural para a partida, a tampa traseira não tem maçaneta (exige uso da alavanca ou da chave) e sua abertura pela chave com o carro travado faz o alarme disparar, há pouco espaço para os objetos do dia a dia e faltam cinto de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro central atrás, alerta para uso de cinto, iluminação na parte traseira da cabine e no porta-malas e preaquecimento de álcool para partida a frio. Também não faria mal um volante mais macio ao toque e, como em muitos carros recentes, as largas colunas dianteiras prejudicam o campo visual.

Próxima parte

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaFiatMobiMobi Way

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

13/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

Versões Exclusiv, Evidence, Family e outras em prospectos originais - a partir de R$ 49

13/06/2025

Quadros decorativos

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

Decore a parede com as imponentes picapes em propagandas e matérias originais - a partir de R$ 79

11/06/2025
Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos
Auto Livraria - Scania

Scania: quadros decorativos com caminhões e ônibus antigos

Quadros dos pesados em propagandas originais, matérias de revistas e páginas de livro - a partir de R$ 49

06/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp