Outras três versões do XE são oferecidas com motor turbo de 2,0 litros e 240 cv e câmbio automático de oito marchas
Um destaque é a assistência de direção bem dosada, que aumenta sua firmeza conforme cresce a velocidade, mas a nosso ver o controle de movimentos da carroceria poderia ser maior quando se anda realmente rápido. Com o seletor na posição Eco percebe-se que o acelerador fica mais lento e as trocas de marcha ocorrem mais cedo. Em “S” e com pé embaixo, o suave motor é levado às mesmas 6.500 rpm da versão V6. Testamos todas as configurações possíveis e devemos admitir que só mesmo um motorista com muita sensibilidade — e horas de prática — poderia perceber alguma diferença de reação do Jaguar entre os modos disponíveis, salvo o efeito já citado em Eco.
Impressiona o silêncio a bordo: não se ouve nenhum ruído de vento, com um isolamento acústico tão eficiente que se pode conversar em tom de voz baixo mesmo em alta velocidade. Também a favor da suavidade e da economia, quando usado em modo manual, o câmbio de oito marchas só engata a primeira marcha para sair em subidas — no plano ele deixa em segunda. Como esperado, a oitava é bastante longa: a 120 km/h o motor revela 2.100 rpm.
Em suma, o Jaguar XE R-Sport é um veículo luxuoso e de bom desempenho, embora não tenha a vocação esportiva de um BMW 328i: está mais para um cativante carro de aspecto esportivo, mas feito para passear. Só mesmo quem encarar o acréscimo de R$ 100 mil entre uma versão e outra, passando ao S de motor V6, terá nas mãos um sedã tão ousado quanto o felino que aparece saltando na tampa do porta-malas.
Mais Avaliações |
Versões, preços e equipamentos
• Pure (R$ 169.900): vem de série com bancos em couro Luxtec, controle eletrônico de estabilidade e tração com sistema All-Surface Progress Control, faróis de xenônio com leds para luz diurna, monitoramento de pressão nos pneus, parada/partida automática do motor, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento na traseira e sistema de áudio com navegador.
• Pure Tech (R$ 177.000): acrescenta câmera traseira de manobras, limpadores de para-brisa automáticos e teto solar com comando elétrico.
• R-Sport (R$ 199.900): acrescenta ajuste elétrico do volante, anexos aerodinâmicos e novos para-choques, bancos esportivos revestidos em couro Taurus com memória nos dianteiros, faróis adaptativos com assistente de facho alto, rodas de 18 polegadas em preto, sistema de áudio Meridian com 11 alto-falantes e suspensão mais firme.
• S (R$ 299.000): vem com motor V6 de 340 cv e acrescenta acesso ao interior com chave presencial, controle eletrônico dos amortecedores, monitor de ponto cego, para-choque dianteiro exclusivo, pinças de freio em vermelho, projeção de informações no para-brisa, revestimento em couro e camurça sintética (com opção de apenas couro), rodas de 19 pol e sensores de estacionamento com cobertura em 360º.
Ficha técnica
XE R-Sport 2,0 | XE S V6 3,0 | |
Motor | ||
Posição | longitudinal | |
Cilindros | 4 em linha | 6 em V |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 87,5 x 83,1 mm | 84,5 x 89 mm |
Cilindrada | 1.999 cm³ | 2.995 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | injeção direta, compressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 240 cv a 5.500 rpm | 340 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo | 34,7 m.kgf de 1.750 a 4.000 rpm | 45,9 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 8 | |
Tração | traseira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 18 pol | 19 pol |
Pneus | 225/45 R 18 (diant.), 245/40 R 18 (tras.) | 225/40 R 19 (diant.), 255/35 R 19 (tras.) |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,672 m | |
Largura | 1,85 m | |
Altura | 1,416 m | |
Entre-eixos | 2,835 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 63 l | |
Compartimento de bagagem | 455 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.530 kg | 1.665 kg |
Desempenho | ||
Velocidade máxima | 250 km/h | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,8 s | 5,1 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |