Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta

01/10/2018
in Avaliação, Volkswagen

Preço subiu e alguns conteúdos se perderam, mas o sedã continua a sobressair na categoria pela esportividade

Texto: Wagner Gonzalez – Fotos: divulgação

 

Motor brasileiro em plataforma mexicana é uma descrição simples demais para definir o novo Volkswagen Jetta, apresentado na última quinta-feira (20) em São Paulo, SP, em sua versão destinada ao Brasil. Projetado com ênfase no refinamento, o sedã médio cresceu nas medidas de comprimento, largura e entre-eixos e ganhou linhas mais marcantes, com um paralelismo discreto que reforça a ideia de dimensões maiores do que realmente tem.

Os preços de R$ 110 mil para a versão Comfortline e R$ 120 mil para a mais sofisticada R-Line, ambas com motor 250 TSI de 1,4 litro com turbo e potência de 150 cv, deixam quase nenhum espaço para opcionais: você pode gastar mais R$ 5 mil pelo teto solar panorâmico ou R$ 400 por um carregador de celular por indução, que dispensa o uso de fios.

Com ou sem ele, a generosa tela de 8 polegadas da central de informações e entretenimento permite conectividade com Android Auto, Apple Car Play e Mirrorlink, oferece imagem de boa resolução para a câmera traseira de manobras, navegador integrado, orientação para condução econômica e uma enorme lista de opções para escolher o que será mostrado nesse espaço e nos mostradores do quadro principal da versão R-Line.

 

Jetta Comfortline começa em R$ 110 mil com mesmo conjunto mecânico do R-Line; perfil lembra muito o do Virtus; faróis e lanternas traseiras usam leds

 

O painel tem cobertura e linhas suaves e, superada a fase de aprendizado das quase infinitas informações — só o manual cognitivo, baseado no programa IBM Watson, oferece respostas para 11 mil perguntas —, permite admirar a boa leitura da tela configurável de 10,25 pol com alta resolução de 1.280 x 480 pixels. Se você quer enveredar pela vertente lúdica, explore as 10 opções de cores para a iluminação do painel e portas.

 

Entre os recursos inéditos do Jetta R-Line estão quadro digital configurável, controlador de distância à frente e frenagem pós-colisão

 

O habitáculo do novo Jetta é amplo e confortável, especialmente para o motorista, cujo banco tem regulagem (manual) de altura e inclinação. Recursos inéditos no modelo que equipam a versão R-Line, além do quadro digital configurável, incluem controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem automática em velocidades urbanas, monitor de fadiga do motorista (compara seu modo de direção atual com períodos anteriores), frenagem automática pós-colisão (freia o carro quando ele se envolve em uma batida, o que pode evitar uma segunda) e assistente de farol alto.

Outra função do R-Line é a frenagem de manobra (RBF), inédita na categoria no Brasil. O carro freia automaticamente ao detectar a aproximação de objetos no campo de atuação dos quatro sensores de estacionamento traseiros, entre 1,5 e 10 km/h (a função pode ser desligada). Novos itens em ambas as versões passam por freio de estacionamento elétrico e seletor de modos de condução com os programas Eco, Normal, Sport e Individual (configurável).

 

Instrumentos do Comfortline são comuns, mas central de áudio com tela de 8 pol, freio de estacionamento elétrico e botão de partida são comuns a ambos

 

Algumas ausências chamam atenção, como os passageiros de trás não disporem de saídas de ar-condicionado ou tomada USB para carregar telefones (a fonte de energia mais próxima está no grande porta-objetos entre os bancos dianteiros), recursos que o irmão menor Virtus oferece. E o ocupante do meio do banco vai notar o enorme túnel central do assoalho.

 

 

A carroceria ficou bastante elegante, com vincos na grade dianteira maior, frisos paralelos nas laterais e no capô e curvas suaves, que criam a ilusão de maiores dimensões. Indisfarçável a semelhança com o Passat na seção dianteira e com o Virtus na metade traseira. O balanço dianteiro diminuiu, melhorando o ângulo de ataque — bom para as valetas e lombadas brasileiras —, e o traseiro aumentou.

Com a maior distância entre eixos os passageiros se sentam mais para trás: foi preciso então aumentar a área envidraçada, para garantir melhor iluminação e equilibrar o estilo, o que trouxe uma terceira janela lateral — jamais aplicada ao modelo desde 1979, quando surgiu o sedã derivado do Golf. O coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,30 está bem situado na categoria.

Próxima parte

 

Versões, preços e equipamentos

• Comfortline 250 TSI (R$ 110 mil) – Ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, banco traseiro bipartido 60:40, bloqueio eletrônico do diferencial, câmera traseira de manobras, central de áudio Discover Media com tela de 8 pol, navegador e integração a celular (Android Auto e Apple Car Play), chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, faróis e lanternas traseiras de leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento elétrico, parada/partida automática do motor, retrovisor interno fotocrômico, revestimento sintético nos bancos, rodas de alumínio de 17 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, volante de couro com comandos.

• R-Line 250 TSI (R$ 120 mil) – Como o Comfortline, mais assistente de farol alto, controlador de velocidade e distância à frente, grade, teto e retrovisores em preto, monitor de fadiga do motorista, monitor frontal com frenagem automática, quadro de instrumentos digital configurável, rodas diferenciadas, volante esportivo.

• Opcional – Teto solar panorâmico (R$ 5 mil) para ambas as versões.

• Cores – Branco, preto e vermelho (sólidas), prata e cinza (metálicas), preto (perolizada).

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem com as três primeiras revisões gratuitas.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoJettaJetta ComfortlineJetta R-LineVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp