Mais potente que a turbodiesel, embora com menor torque, a Toro 2,4 torna-se opção para quem gosta de desempenho com som e atitude de automóvel
A transmissão opera com maciez nas mudanças e revela relações bem ajustadas ao novo motor. Enquanto a versão a diesel parte de segunda marcha nas saídas normais (só usa a primeira em caso de seleção manual ou ao usar o modo Low), a 2,4 arranca em primeira. Na rodovia Castello Branco, estabilizada a velocidade em 120 km/h, o motor está a cerca de 1.800 rpm na nona marcha com nível de ruído e vibração muito baixos — que não chega a incomodar mesmo quando explorado até altas rotações. No modo esporte da caixa, tal velocidade se mantém em 3.000 rpm e as respostas ao acelerador ficam bastante “espertas”.
Logo na saída a picape mostrou comportamento bem diverso da versão de 1,75 litro: as respostas são vigorosas, pois 91% do torque máximo estão disponíveis a 2.000 rpm
No trecho da estrada dos Romeiros, com muitas curvas, a Toro comportou-se muito bem. Enfrenta com desenvoltura as curvas de diferentes raios e passa ao motorista uma segurança incomum em picapes: o comportamento é mais parecido com o de um sedã médio. Apesar da caçamba vazia, não “escorrega” a traseira e raramente o controle eletrônico de estabilidade precisa intervir. O rodar pode ser considerado muito confortável para o tipo de veículo, melhor que o da versão a diesel por causa da traseira mais macia.
Hoje, cerca de 70% das vendas da Toro são da versão flexível, o que certamente justificou a decisão da Fiat de oferecer a opção mais potente. Embora o Tigershark cobre mais 19% sobre o preço da E-Torq, é uma alternativa interessante para quem gosta de acelerar, ouvir e sentir como se dirigisse um automóvel, não um utilitário com caçamba.
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Equipamentos e preço
• Toro Freedom 2,4 Flex (R$ 98.730): ar-condicionado, assistente de saída em rampa, caixa automática de nove marchas, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes, cobertura marítima de caçamba, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros e travas, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, rádio Connect com interface Bluetooth e conexões USB e auxiliar, rodas de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, sensor de pressão dos pneus, volante com regulagem de altura e distância.
Opcionais: alarme antifurto, bancos revestidos em couro, barras longitudinais no teto, bolsas infláveis (laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista), faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, rodas de alumínio de 17 pol, sistema de áudio Uconnect com tela de 5 pol e teto solar com controle elétrico, entre outros.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 88 x 97 mm |
Cilindrada | 2.360 cm³ |
Taxa de compressão | 11,8:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 174/186 cv a 6.250 rpm |
Torque máximo | 23,5/24,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 9 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 215/65 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,915 m |
Largura | 1,844 m |
Altura | 1,68 m |
Entre-eixos | 2,99 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 60 l |
Caçamba | 820 l |
Capacidade de carga | 650 kg |
Peso em ordem de marcha | 1.704 kg |
Desempenho e consumo* | |
Velocidade máxima | 197/200 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,5/9,9 s |
Consumo em cidade | 8,6/5,9 km/l |
Consumo em rodovia | 10,8/7,4 km/l |
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro |