Nova transmissão e visual atualizado deixam a versão de entrada mais atraente, mas ela vale quase R$ 100 mil?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Carro médio com motor de 1,0 litro: por que não? Desde que seja turbo, é claro. O Volkswagen Golf havia mostrado a viabilidade dessa solução, na versão com caixa manual, e recebeu transmissão automática de seis marchas no modelo 2019, ao lado de atualizações estéticas e internas. O Best Cars analisou o Golf Comfortline TSI na seção 10 Chances, que propõe 10 itens para um carro merecer, ou não, sua garagem. O preço sugerido com opcionais é de R$ 99.040.
Estilo
O Golf é dono de um desenho bem executado, que transmite robustez e modernidade sem cansar rápido. A linha 2019 ganha novos faróis, lanternas traseiras com leds e para-choques, que deixaram mais atraente o estilo lançado na Europa em 2012. Apesar de uma nova geração estar a caminho por lá, ainda é um belo carro. 1 ponto
Acabamento e conveniência
O interior transmite boa impressão pelos plásticos e a montagem, embora o tecido dos bancos seja simples para a faixa de preço. Entre as conveniências destacam-se câmera traseira de manobras, capô sustentado por mola a gás, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e comando a distância para abrir e fechar, difusor de ar para o banco traseiro, para-sóis com espelhos iluminados, porta-luvas refrigerado, porta-óculos, quatro alças de teto, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com aquecimento, sensores de estacionamento à frente e atrás com indicação gráfica e teto solar panorâmico.
Para-choques, faróis (com leds diurnos) e lanternas (também com leds) são novidades no Golf 2019; versão Comfortline com motor de 1,0 litro parte de R$ 91.790
A central de áudio tem tela de 8 pol, sensor de proximidade (apresenta menus antes de a tela ser tocada), comandos por voz e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Algumas faltas são ar-condicionado automático e para-brisa degradê. E o forro do teto deveria vedar melhor os raios solares. 1 ponto
Posto do motorista
Bancos tipicamente alemães, firmes e com apoios bem definidos, dão conforto aos ocupantes dianteiros do Golf. O do motorista inclui ajuste lombar e o volante pode ser regulado em altura e distância. Os instrumentos bem legíveis incluem computador de bordo com três medições, uma delas zerada quando se abastece, e monitor de pressão dos pneus. Os faróis de duplo refletor são eficientes e existem luz diurna por leds, faróis e luz traseira de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. A visibilidade é muito boa para frente e algo restrita em ângulo para trás. 1 ponto
Espaço
Hatches médios são mais espaçosos que os pequenos, mas isso não garante o conforto geral. O Golf é amplo em altura e mediano em largura e no vão para pernas de quem viaja atrás. Ali, três pessoas não se acomodam bem e o passageiro central vai desconfortável. 0,5 ponto
Bom acabamento e ótima posição de dirigir, mas tecido simples nos bancos; espaço no banco traseiro agrada em altura, sendo mediano para pernas e ombros
Porta-malas
A capacidade de bagagem de 313 litros é modesta para seu porte, embora fique na média da categoria. O banco traseiro é bipartido 60:40 e o estepe usa pneu de 16 pol, contra os 17 restantes. 0,5 ponto
O motor turbo combina-se bem à caixa automática e traz relativa agilidade ao Golf: ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos, pouco mais lento que a versão manual
Desempenho
O motor turbo de 1,0 litro com injeção direta, o mesmo hoje usado pelo Polo, tem 116 cv com gasolina e 128 com álcool, sempre com o ótimo torque de 20,4 m.kgf: o bastante para dar relativa agilidade aos 1.259 kg do Golf. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos com gasolina, marca algo modesta diante dos concorrentes. Como esperado, foi pouco mais lento que a versão de caixa manual, que fez em 10,9 s. É raro notar-se retardo de ação do turbo e, em rodovia, viaja-se rápido com poucas rotações e ruídos. Sua operação é silenciosa e os três cilindros pouco afetam a suavidade: nota-se alguma oscilação só abaixo de 1.500 ou acima de 5.000 rpm.
O motor combina-se bem à caixa automática de seis marchas, cujo conversor de torque melhora as respostas nas saídas até que a turbina esteja “cheia”. Suas mudanças são suaves, com calibração correta, e há comandos no volante para trocas manuais. Pode incomodar a força de tração em marcha-lenta, que faz o carro querer andar. Com o pé firme no freio, porém, a caixa passa ao ponto-morto e cessa o inconveniente. 0,5 ponto
Central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular; câmera traseira de manobras que só aparece em marcha à ré; instrumentos bem claros e computador de bordo com três percursos; teto solar opcional; faróis automáticos; controlador de velocidade
Consumo
Ao fazer 13,8 km/l de gasolina no trajeto urbano leve e 12,4 no rodoviário, o Golf foi razoavelmente econômico, mas houve perda acentuada em relação à versão manual, que fizera 15,9 e 14,5 km/l, na mesma ordem. Note que o motor turbo ajuda mais na economia em cidade que em rodovia. 0,5 ponto
Comportamento dinâmico
Estabilidade é um item importante para quem escolhe um hatch médio, e nisso o Golf não decepciona. Embora tenha adotado suspensão traseira mais simples no modelo nacional, com eixo de torção em vez do sistema multibraço, ele continua com ótimo comportamento em curvas e atitude muito serena em alta velocidade, além de ter controle de estabilidade e tração. O conforto de rodagem agrada, salvo pela absorção de pequenas irregularidades. Freios e direção estão muito bem acertados. 1 ponto
Segurança passiva
O conteúdo de segurança passiva é excelente: bolsas infláveis frontais, de joelhos do motorista, laterais dianteiras e de cortina, fixação Isofix para cadeira infantil, encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. 1 ponto
Motor com 116 cv (gasolina) não traz grande aceleração, mas oferece alto torque em médios regimes; caixa automática opera bem; estabilidade é ponto alto
Custo-benefício
O Golf Comfortline custa R$ 91.790, já com caixa automática, e passa a R$ 99.040 com teto solar e rodas de 17 pol, seus únicos opcionais. Barato, certamente não é, mas convence pelo conteúdo de segurança e conforto, a eficiência do conjunto mecânico e a qualidade de construção.
Como estão os concorrentes? O Ford Focus SE Plus custa R$ 94.400 com motor de 2,0 litros com 175/178 cv e conteúdo semelhante, com acréscimo de bancos de couro e ar-condicionado de duas zonas. O Chevrolet Cruze Sport6 LT (R$ 96.790) também é mais potente que o Golf (150/153 cv no motor turbo de 1,4 litro) e vem com bancos que simulam couro, mas lhe faltam as cortinas infláveis. Nenhum deles tem teto solar nessas versões. Mesmo sem este opcional, em seu segmento o carro da Volkswagen fica para trás em desempenho sem vantagem em preço.
Comparação mais favorável ao Golf é com utilitários esporte compactos, segmento que tomou muito espaço dos hatches médios. Na Honda, o HR-V EX custa R$ 98.700 com motor de 1,8 litro (140/139 cv) e tem maior capacidade de bagagem, mas deixa de fora cortinas infláveis, teto solar e outros itens de conveniência do VW. O Nissan Kicks SL (R$ 98.990) também tem maior porta-malas e vem com bancos de couro e chave presencial. Também sem teto solar, ele usa motor menos potente, 1,6 de 114 cv. 0,5 ponto
Mais Avaliações
Equipamentos e preços
• Golf Comfortline – Alarme, ar-condicionado, bloqueio eletrônico do diferencial, bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista), câmera traseira para manobras, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e luz traseira de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, freios a disco com assistência adicional em emergência, lanternas traseiras de leds, monitor de pressão dos pneus, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante de couro com comandos.
• Opcionais – Rodas de 17 pol, teto solar panorâmico com controle elétrico.
• Preço sem opcionais: R$ 91.790
• Preço como avaliado: R$ 99.040
• Preço completo: R$ 100.790
• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em dez/18
Desempenho e consumo
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 11,3 s | |
0 a 120 km/h | 15,8 s | |
0 a 400 m | 17,8 s | |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 6,2 s | |
60 a 120 km/h | 10,6 s | |
80 a 120 km/h | 8,0 s | |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 13,8 km/l | |
Trajeto exigente em cidade | 6,7 km/l | |
Trajeto em rodovia | 12,4 km/l | |
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | 116/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 7 x 17 pol |
Pneus | 225/45 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,268 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,638 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 51 l |
Compartimento de bagagem | 313 l |
Peso em ordem de marcha | 1.259 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 187/192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,8/10,3 s |
Consumo em cidade | 11,4/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 14,2/10,2 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |