Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

VW Golf: 10 chances ao Comfortline 1,0-litro automático

14/12/2018
in Avaliação, Volkswagen

Nova transmissão e visual atualizado deixam a versão de entrada mais atraente, mas ela vale quase R$ 100 mil?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Carro médio com motor de 1,0 litro: por que não? Desde que seja turbo, é claro. O Volkswagen Golf havia mostrado a viabilidade dessa solução, na versão com caixa manual, e recebeu transmissão automática de seis marchas no modelo 2019, ao lado de atualizações estéticas e internas. O Best Cars analisou o Golf Comfortline TSI na seção 10 Chances, que propõe 10 itens para um carro merecer, ou não, sua garagem. O preço sugerido com opcionais é de R$ 99.040.

Estilo
O Golf é dono de um desenho bem executado, que transmite robustez e modernidade sem cansar rápido. A linha 2019 ganha novos faróis, lanternas traseiras com leds e para-choques, que deixaram mais atraente o estilo lançado na Europa em 2012. Apesar de uma nova geração estar a caminho por lá, ainda é um belo carro. 1 ponto

Acabamento e conveniência
O interior transmite boa impressão pelos plásticos e a montagem, embora o tecido dos bancos seja simples para a faixa de preço. Entre as conveniências destacam-se câmera traseira de manobras, capô sustentado por mola a gás, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e comando a distância para abrir e fechar, difusor de ar para o banco traseiro, para-sóis com espelhos iluminados, porta-luvas refrigerado, porta-óculos, quatro alças de teto, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com aquecimento, sensores de estacionamento à frente e atrás com indicação gráfica e teto solar panorâmico.

 

Para-choques, faróis (com leds diurnos) e lanternas (também com leds) são novidades no Golf 2019; versão Comfortline com motor de 1,0 litro parte de R$ 91.790

 

A central de áudio tem tela de 8 pol, sensor de proximidade (apresenta menus antes de a tela ser tocada), comandos por voz e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Algumas faltas são ar-condicionado automático e para-brisa degradê. E o forro do teto deveria vedar melhor os raios solares. 1 ponto

 


Auto Livraria

 

Posto do motorista
Bancos tipicamente alemães, firmes e com apoios bem definidos, dão conforto aos ocupantes dianteiros do Golf. O do motorista inclui ajuste lombar e o volante pode ser regulado em altura e distância. Os instrumentos bem legíveis incluem computador de bordo com três medições, uma delas zerada quando se abastece, e monitor de pressão dos pneus. Os faróis de duplo refletor são eficientes e existem luz diurna por leds, faróis e luz traseira de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. A visibilidade é muito boa para frente e algo restrita em ângulo para trás. 1 ponto

Espaço
Hatches médios são mais espaçosos que os pequenos, mas isso não garante o conforto geral. O Golf é amplo em altura e mediano em largura e no vão para pernas de quem viaja atrás. Ali, três pessoas não se acomodam bem e o passageiro central vai desconfortável. 0,5 ponto

 

Bom acabamento e ótima posição de dirigir, mas tecido simples nos bancos; espaço no banco traseiro agrada em altura, sendo mediano para pernas e ombros

 

Porta-malas
A capacidade de bagagem de 313 litros é modesta para seu porte, embora fique na média da categoria. O banco traseiro é bipartido 60:40 e o estepe usa pneu de 16 pol, contra os 17 restantes. 0,5 ponto

 

O motor turbo combina-se bem à caixa automática e traz relativa agilidade ao Golf: ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos, pouco mais lento que a versão manual

 

Desempenho
O motor turbo de 1,0 litro com injeção direta, o mesmo hoje usado pelo Polo, tem 116 cv com gasolina e 128 com álcool, sempre com o ótimo torque de 20,4 m.kgf: o bastante para dar relativa agilidade aos 1.259 kg do Golf. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos com gasolina, marca algo modesta diante dos concorrentes. Como esperado, foi pouco mais lento que a versão de caixa manual, que fez em 10,9 s. É raro notar-se retardo de ação do turbo e, em rodovia, viaja-se rápido com poucas rotações e ruídos. Sua operação é silenciosa e os três cilindros pouco afetam a suavidade: nota-se alguma oscilação só abaixo de 1.500 ou acima de 5.000 rpm.

O motor combina-se bem à caixa automática de seis marchas, cujo conversor de torque melhora as respostas nas saídas até que a turbina esteja “cheia”. Suas mudanças são suaves, com calibração correta, e há comandos no volante para trocas manuais. Pode incomodar a força de tração em marcha-lenta, que faz o carro querer andar. Com o pé firme no freio, porém, a caixa passa ao ponto-morto e cessa o inconveniente. 0,5 ponto

 

Central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular; câmera traseira de manobras que só aparece em marcha à ré; instrumentos bem claros e computador de bordo com três percursos; teto solar opcional; faróis automáticos; controlador de velocidade

 

Consumo
Ao fazer 13,8 km/l de gasolina no trajeto urbano leve e 12,4 no rodoviário, o Golf foi razoavelmente econômico, mas houve perda acentuada em relação à versão manual, que fizera 15,9 e 14,5 km/l, na mesma ordem. Note que o motor turbo ajuda mais na economia em cidade que em rodovia. 0,5 ponto

 

 

Comportamento dinâmico
Estabilidade é um item importante para quem escolhe um hatch médio, e nisso o Golf não decepciona. Embora tenha adotado suspensão traseira mais simples no modelo nacional, com eixo de torção em vez do sistema multibraço, ele continua com ótimo comportamento em curvas e atitude muito serena em alta velocidade, além de ter controle de estabilidade e tração. O conforto de rodagem agrada, salvo pela absorção de pequenas irregularidades. Freios e direção estão muito bem acertados. 1 ponto

Segurança passiva
O conteúdo de segurança passiva é excelente: bolsas infláveis frontais, de joelhos do motorista, laterais dianteiras e de cortina, fixação Isofix para cadeira infantil, encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. 1 ponto

 

Motor com 116 cv (gasolina) não traz grande aceleração, mas oferece alto torque em médios regimes; caixa automática opera bem; estabilidade é ponto alto

 

Custo-benefício
O Golf Comfortline custa R$ 91.790, já com caixa automática, e passa a R$ 99.040 com teto solar e rodas de 17 pol, seus únicos opcionais. Barato, certamente não é, mas convence pelo conteúdo de segurança e conforto, a eficiência do conjunto mecânico e a qualidade de construção.

Como estão os concorrentes? O Ford Focus SE Plus custa R$ 94.400 com motor de 2,0 litros com 175/178 cv e conteúdo semelhante, com acréscimo de bancos de couro e ar-condicionado de duas zonas. O Chevrolet Cruze Sport6 LT (R$ 96.790) também é mais potente que o Golf (150/153 cv no motor turbo de 1,4 litro) e vem com bancos que simulam couro, mas lhe faltam as cortinas infláveis. Nenhum deles tem teto solar nessas versões. Mesmo sem este opcional, em seu segmento o carro da Volkswagen fica para trás em desempenho sem vantagem em preço.

Comparação mais favorável ao Golf é com utilitários esporte compactos, segmento que tomou muito espaço dos hatches médios. Na Honda, o HR-V EX custa R$ 98.700 com motor de 1,8 litro (140/139 cv) e tem maior capacidade de bagagem, mas deixa de fora cortinas infláveis, teto solar e outros itens de conveniência do VW. O Nissan Kicks SL (R$ 98.990) também tem maior porta-malas e vem com bancos de couro e chave presencial. Também sem teto solar, ele usa motor menos potente, 1,6 de 114 cv. 0,5 ponto

Mais Avaliações

 

Equipamentos e preços

• Golf Comfortline – Alarme, ar-condicionado, bloqueio eletrônico do diferencial, bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista), câmera traseira para manobras, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e luz traseira de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, freios a disco com  assistência adicional em emergência, lanternas traseiras de leds, monitor de pressão dos pneus, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante de couro com comandos.

• Opcionais – Rodas de 17 pol, teto solar panorâmico com controle elétrico.

• Preço sem opcionais: R$ 91.790

• Preço como avaliado: R$ 99.040

• Preço completo: R$ 100.790

• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em dez/18

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 11,3 s
0 a 120 km/h 15,8 s
0 a 400 m 17,8 s
Retomada*
60 a 100 km/h 6,2 s
60 a 120 km/h 10,6 s
80 a 120 km/h 8,0 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 13,8 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,7 km/l
Trajeto em rodovia 12,4 km/l
Testes com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 116/128 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,268 m
Largura 1,799 m
Altura 1,468 m
Entre-eixos 2,638 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 51 l
Compartimento de bagagem 313 l
Peso em ordem de marcha 1.259 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 187/192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8/10,3 s
Consumo em cidade 11,4/8,0 km/l
Consumo em rodovia 14,2/10,2 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: 10 ChancesavaliaçãoGolfGolf ComfortlineVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

07/07/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Wrangler: catálogo do mais tradicional dos Jeeps
Auto Livraria - Ford

Ford F-150 Raptor: catálogo da picape de alto desempenho

Prospecto em espanhol do utilitário, que tem motor de 450 cv e preparação para todo terreno - De R$ 149...

07/07/2025
Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp