Comportamento dinâmico é ponto alto da Variant: faz curvas bem e mantém estabilidade direcional típica dos bons carros alemães
Uma plataforma moderna, cuja rigidez estrutural se faz notar de imediato, e suspensões bem elaboradas garantem um bom compromisso entre conforto e estabilidade à Golf Variant. O comportamento em curvas rápidas não é esportivo — predomina o subesterço, embora moderado, e há certa inclinação de carroceria —, mas plenamente seguro e previsível, o que transmite confiança. Os largos pneus aderem bem, “avisam” antes de perder aderência e a traseira nunca parece querer sair, mesmo cortando a aceleração no meio da curva.
A estabilidade direcional em velocidade e o peso de direção são irrepreensíveis, como se o carro perguntasse “sabe em que ritmo se anda nas Autobahnen do meu país natal?”. Sem dúvida está anos-luz à frente dos utilitários esporte que, de certo modo, concorrem com ela pela faixa de preços. Poderia, é verdade, ser mais confortável em pisos de baixa qualidade — ajudaria se não tivesse pneus de perfil tão baixo, imposição da mania de rodas grandes que tomou conta do mercado nacional.
A absorção de irregularidades é apenas mediana e os amortecedores de carga alta (tipicamente alemães) copiam mais as oscilações do que se gostaria, mas é algo com que se convive bem. Ela transpõe lombadas sem dificuldades, não demonstra incômodo em impactos curtos como linhas férreas e a suspensão traseira parece mais suave que a do hatch, mesmo com carro vazio, o que o peso adicional atrás do eixo costuma favorecer. A título de curiosidade, nosso carro usava pneus Michelin espanhóis em vez dos Pirellis romenos do hatch alemão — mundo globalizado, esse.
Ar-condicionado de duas zonas, comando por voz, estepe em tamanho integral com roda de alumínio: um carro bem cuidado nos detalhes
A assistência de direção é acertada, mas não perfeita. Talvez para acentuar a diferença entre os modos Normal e Sport do seletor de condução, a fábrica deixou o primeiro um tanto leve para se dirigir rápido em curvas, e o segundo, mais pesado do que se gostaria nas demais condições. Certamente poderia combinar ambas as características em um só programa. O jeito é trocar de modo conforme o objetivo do momento.
Um senhor automóvel para levar a família — com toda a praticidade que as peruas oferecem, como ao transportar objetos volumosos com banco rebatido
A Variant tem ainda controle eletrônico de estabilidade e tração (a última função pode ser desligada), monitor de pressão dos pneus e excelentes freios com distribuição eletrônica entre os eixos (EBD) e assistência adicional de emergência. Recursos incomuns passam pelos citados freios multicolisão e providências ao detectar risco de acidente (fecha vidros e teto e tensiona os cintos). São sete bolsas infláveis, entre frontais, para os joelhos do motorista, laterais dianteiras e cortinas, e todos os ocupantes dispõem de cinto de três pontos.
Os faróis opcionais com lâmpadas de xenônio para ambos os fachos (e que usam tal luz até ao relampejar o alto) transformam a noite em dia, são autodirecionais e comutam entre alto e baixo conforme detectam veículo adiante ou na faixa contrária, a partir de 60 km/h. Há leds para luz diurna dianteira e nas lanternas traseiras, ajuste automático do facho, faróis e luz posterior de neblina.
Ela não custa pouco, mas seu grande conjunto de atributos pode ser o que faltava para mais pessoas voltarem a pensar em uma perua
A visibilidade é muito boa em geral, com colunas dianteiras estreitas para os padrões de hoje, e o retrovisor esquerdo usa a ideal lente biconvexa. Mesmo que não queira usar o assistente para estacionar, o motorista dispõe de câmera traseira com ampla tela e sensores dianteiros e traseiros que detectam obstáculos também em parte das laterais. É oferecido até um monitor de atenção, que analisa o modo de direção do motorista e o alerta caso as reações se tornem lentas, típicas de sonolência.
Um grande conjunto, sem dúvida — com toda a praticidade que as peruas oferecem, mas não os sedãs, como ao transportar objetos volumosos com banco traseiro rebatido. A Golf Variant comprova que muitos brasileiros estão olhando para o lado errado quando aderem à modinha dos utilitários esporte, abrindo mão de eficiência e comportamento dinâmico em favor de possibilidades fora de estrada que a maioria nunca usa.
Equipada como a que avaliamos, por quase R$ 130 mil, é realmente muito cara para um carro médio de marca generalista, ainda que ofereça bem mais do que nos acostumamos a ter nesse segmento. Entretanto, se configurada pouco acima de R$ 90 mil (a Comfortline com pacote Elegance sai por R$ 92.915), a novidade da Volkswagen parece-nos uma opção ímpar para transportar a família com conforto e segurança e obter uma qualidade que anda pouco valorizada nos tempos recentes: prazer de dirigir.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 25,5 m.kgf de 1.500 a 3.500 rpm |
Potência específica | 100,4 cv/l |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem / 7 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 3,50 / 7 km/h |
2ª. | 2,09 / 12 km/h |
3ª. | 1,34 / 19 km/h |
4ª. | 0,93 / 27 km/h |
5ª. | 0,97 / 36 km/h |
6ª. | 0,78 / 45 km/h |
7ª. | 0,65 / 54 km/h |
Relações de diferencial | 4,80 (de 1ª. a 4ª. marchas) e 3,43 (de 5ª. a 7ª. marchas) |
Regime a 120 km/h | 2.250 rpm (7ª.) |
Regime à vel. máxima informada | 5.700 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado (288 mm ø) |
Traseiros | a disco (272 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,9 m |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
Rodas | |
Dimensões | 7 x 17 pol |
Pneus | 225/45 R 17 W |
Dimensões | |
Comprimento | 4,562 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,63 m |
Bitola dianteira | 1,549 m |
Bitola traseira | 1,52 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,29 |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 605 l |
Peso em ordem de marcha | 1.357 kg |
Relação peso-potência | 9,7 kg/cv |
Garantia | |
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | |
Ano-modelo | 2015 |
Pneus | Michelin Primacy HP |
Quilometragem inicial | 5.000 km |
Dados do fabricante |