Versão com apelo esportivo, mas sem alterações técnicas, leva
o utilitário esporte da marca do “carro do povo” a R$ 360 mil
Texto: Fabrício Samahá e Paulo de Araújo – Fotos: divulgação
Lembra-se de quando a imagem da Volkswagen correspondia à tradução de seu nome alemão, ou seja, “carro do povo”? Isso começou a mudar nos anos 90 e hoje conhecemos a antítese dessa imagem por meio do Touareg, o grande e luxuoso utilitário esporte cuja versão mais “barata”, com motor V6 de 3,6 litros, custa R$ 252.100. E para quem deseja ainda mais, a VW lançou na sexta-feira (31) um Touareg especial, o R-Line.
A nova versão, que deriva da V8 de R$ 307.200, custa R$ 333.700 e pode chegar a R$ 360.000 com opcionais. É o segundo modelo dessa gama de versões especiais da marca de Wolfsburg a chegar ao Brasil, depois do Passat CC lançado aqui no ano passado. Trata-se de uma empresa específica, a Volkswagen R GmbH (Gesellschaft mit beschränkter Haftung, sigla em alemão para o que chamamos de limitada), que também desenvolve versões esportivas com alterações mais abrangentes como o Golf R e o Scirocco R.
São poucas alterações externas, mas o Touareg ganha um ar mais jovial nessa versão
As diferenças externas do novo Touareg para o V8 já conhecido estão no defletor no para-choque dianteiro, nas saias laterais, no defletor de teto e no difusor de ar do para-choque traseiro, além do desenho das rodas — que permanecem de 20 pol com pneus 275/45. O interior ganha volante e bancos esportivos, pedais de aço inoxidável, alavanca de câmbio com detalhes de alumínio o logotipo R-Line nas soleiras das portas, nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros e na base do volante.
Embora vasta, a relação de equipamentos de série é a mesma do Touareg V8. O conteúdo de conforto inclui suspensão com molas pneumáticas, volante com aquecimento e comandos de trocas de marcha, ar-condicionado automático de quatro zonas, controlador de velocidade, bancos com acabamento de couro em dois tons, os dianteiros com ajustes elétricos (o do motorista tem três memórias) e climatizados, banco traseiro com ajuste longitudinal e de inclinação do encosto, abertura e fechamento elétricos da quinta porta, acesso e partida sem uso de chave, rádio com toca-DVDs, navegador e interface Bluetooth com comando de voz e o sistema de áudio Dynaudio Confidence, dotado de amplificador digital de 12 canais e potência total de 620 watts.
Bancos, volante e pedais são esportivos; um amplo teto solar está entre os opcionais
Entre os itens de segurança destacam-se controle eletrônico de estabilidade e tração, detector de fadiga (monitora a forma de condução e alerta se identificar sinais de sonolência no motorista), controle eletrônico dos amortecedores, freios antitravamento (ABS) com assistência adicional, bloqueio eletrônico do diferencial, Area View (conjunto de quatro câmeras externas), câmera traseira para orientar manobras, assistente de subida e de descida, faróis bixenônio direcionais e seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e de cortina).
Opcionais, apenas três: ACC ou controlador de distância e velocidade, que garante espaço seguro até o tráfego à frente e aciona os freios se necessário (chega a parar o carro); Side Assist, um assistente de ângulo cego, que monitora o tráfego ao redor e alerta o motorista se houver veículo em posição fora do alcance dos retrovisores; e o teto solar panorâmico Skyview, com controle elétrico, feito em vidro que filtra 96% dos raios ultravioleta.
As rodas de novo desenho permanecem com aro 20; navegador e toca-DVDs são de série
O R-Line mantém inalterado o trem de força do Touareg V8: motor V8 de 4,2 litros e 32 válvulas que desenvolve potência de 360 cv e torque de 45,4 m.kgf, caixa de câmbio automática de oito marchas e tração integral permanente, dotada de diferencial central Torsen (nome comercial que vem da expressão “sensível ao torque” em inglês). Também não muda a suspensão independente por braços sobrepostos, que em toda versão V8 do modelo usa molas pneumáticas e um controle eletrônico que ajusta amortecimento, altura de rodagem e nivelamento da carroceria, com opção entre quatro posições de altura e de três modos de amortecimento.
Na avaliação de lançamento, dirigimos o R-Line entre a agradável estância turística de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, e a cidade de Guarulhos, ambas em São Paulo. O trajeto combinava um trecho de terra com aclives e declives, a descida da mesma serra que leva a Campos do Jordão e bom período em rodovias bem pavimentadas, ou seja, um pouco de tudo que o Touareg deve enfrentar nas mãos dos compradores.
O Touareg em Santo Antônio do Pinhal: conforto e desempenho para qualquer tipo de uso
Seria redundante descrever as sensações ao dirigir, pois uma avaliação em condições semelhantes havia sido publicada pelo Best Cars em maio de 2011 por ocasião do lançamento dessa segunda geração do utilitário esporte. Mas o R-Line confirmou sua aptidão para levar a família com muito conforto e farto desempenho a qualquer lugar, seja ao mais badalado restaurante, seja à casa de campo no alto de uma montanha. Como até mesmo a calibração da suspensão e a medida de pneus repetem as da versão V8 convencional, a opção pelo novo pacote esportivo em nada prejudica suas capacidades fora de estrada.
A faixa de preços coloca o Touareg R-Line em um território de marcas prestigiadas, competindo com o BMW X5 XDrive 50i, com motor V8 biturbo de 4,4 litros, por R$ 355.000; o Range Rover Sport Supercharged, com um V8 de 5,0 litros com compressor, a R$ 372.000; e o Porsche Cayenne V6, menos potente do grupo, que custa R$ 339.000. Não parece fácil convencer o público-alvo desses veículos a abrir mão de tais marcas para levar um modelo com o mesmo emblema de um Gol, mas a VW tem como vantagens a rede de concessionárias muito mais ampla e, em relação ao Cayenne, a potência superior por valor similar.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | longitudinal |
Cilindros | 8 em “V” |
Comando de válvulas | duplo nos cabeçotes |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 84,5 x 92,8 mm |
Cilindrada | 4.163 cm³ |
Taxa de compressão | 12,5:1 |
Alimentação | injeção direta |
Potência máxima | 360 cv a 6.800 rpm |
Potência máxima | 45,4 m.kgf a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automático / 8 |
Tração | integral |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco ventilado |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, braços sobrepostos |
Traseira | independente, braços sobrepostos |
Rodas | |
Dimensões | 9 x 20 pol |
Pneus | 275/45 R 20 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,795 m |
Largura | 1,94 m |
Altura | 1,709 m |
Entre-eixos | 2,893 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 100 l |
Compartimento de bagagem | 520 l |
Peso em ordem de marcha | 2.075 kg |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 245 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,5 s |
Dados dos fabricantes; consumo não disponível |