Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Volkswagen

Fox BlueMotion: VW segue com êxito a regra de três

01/08/2013
in Volkswagen

 

Menos é mais: com o três-cilindros a ser usado no Up, o Fox
ganha funcionamento suave, mais potência e menor consumo

Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação

 

Até então restrita a pacotes de alterações técnicas para reduzir o consumo de motores já existentes (caso do Fox de 1,6 litro), a linha BlueMotion da Volkswagen ganha seu primeiro representante com um motor exclusivo, inédito no Brasil e de alta tecnologia: o Fox BlueMotion de 1,0 litro. A novidade é um propulsor de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, similar ao do Up vendido na Europa e destinado a equipar tal modelo quando chegar ao Brasil, talvez ainda este ano, para ocupar a base da oferta da marca no País.

Embora o foco das versões BlueMotion — aqui e na Europa — seja a redução do consumo de combustível e das emissões poluentes e de gás carbônico, a nova opção do Fox destaca-se também em desempenho: a potência de 82 cv com álcool é a mais alta entre os carros de 1,0 litro do mercado atual (com gasolina são 75 cv). Ele é o quarto modelo hoje à venda no Brasil com motor de três cilindros, depois de Smart Fortwo, Kia Picanto e Hyundai HB20, embora tenha havido no passado a linha DKW-Vemag com tal configuração.

O Fox BlueMotion tem preços sugeridos a partir de R$ 32.590 com três portas e R$ 34.090 com cinco, aumentos da ordem de 2% sobre a versão de 1,0 litro e quatro cilindros, que permanece em linha ao menos por ora. Os equipamentos de série são escassos: direção assistida, computador de bordo, bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS), banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete, conta-giros, para-sóis com espelho e desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro.

 

 
Rodas de 14 pol com pneus de menor resistência à rolagem são uma diferença externa
do Fox BlueMotion, cujo preço é 2% mais alto que o da versão de quatro cilindros

 

Os opcionais incluem o pacote Trend (faróis de duplo refletor, repetidores de luzes de direção nos retrovisores, para-sóis iluminados), I-Trend BlueMotion (os mesmos itens, mais rádio/toca-CDs/MP3 com entradas USB e para cartão SD e volante com controles de áudio), Kit V (ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, comando a distância de travamento, alarme e luzes de leitura, entre outros), Pacote Funcional II (banco traseiro corrediço e volante ajustável em altura e distância), faróis e lanterna de neblina e sensores de estacionamento traseiros. O revestimento dos bancos é específico da versão.

 

O pequeno três-cilindros tem ronco dócil, mas move o carro com desenvoltura acima da média para um motor 1,0-litro

 

A opção por três cilindros, ainda rara por aqui, mas cada vez mais frequente em motores de baixa cilindrada na Europa, permite reduzir o número de peças móveis, o peso e as dimensões do motor e os atritos internos, além de aumentar sua eficiência térmica pela menor perda de calor. O novo motor pesa 24 kg a menos que o quatro-cilindros do Fox, para o que concorre o uso de bloco de alumínio — além de mais leve, é mais eficiente na dissipação de calor que o de ferro fundido.

O motor da família EA211, fabricado em São Carlos, SP, traz outras modernas soluções técnicas como variação contínua do tempo de abertura das válvulas de admissão, acionamento de válvulas por alavancas roletadas (já presente no quatro-cilindros) e sistema de partida a frio com álcool pelo preaquecimento do combustível (o que dispensa a injeção de gasolina e o tanque auxiliar). A taxa de compressão de 11,5:1 é maior que no Up europeu (10,5:1).

 

 

 
Com 12 válvulas e variação de tempo para as de admissão, o novo 1,0-litro fornece até 82 cv
e pesa 24 kg a menos; o bom trabalho de coxins (à direita) traz um funcionamento suave

 

O duplo circuito de arrefecimento permite manter temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, pelo uso de duas válvulas termostáticas. O bloco mais quente torna o óleo lubrificante mais fluido e reduz os atritos; o cabeçote mais frio afasta o risco de detonação. A partida do motor é assistida, ou seja, basta girar a chave uma vez para que o motor de partida seja acionado pelo tempo necessário. Curioso é que, em meio a tanta modernidade, a VW tenha escolhido algo tão trivial quanto a injeção multiponto (MPI) para estampar sobre a cobertura plástica do motor…

Na comparação com o quatro-cilindros, o novo 1,0-litro apresenta vantagem em potência, que passou de 72/76 para 75/82 cv, mas não traz ganho em torque: de 9,7/10,6 m.kgf no Fox conhecido varia para 9,7/10,4 m.kgf no BlueMotion (sempre na ordem gasolina/álcool), com o benefício de estar disponível a 3.000 rpm (no quatro-cilindros, só a 3.850 rpm). A VW informa que 85% do valor máximo aparecem a 2.000 rpm.

 

 

Além do novo motor, o BlueMotion traz outras medidas que contribuem para redução do consumo. A assistência de direção é eletro-hidráulica, o que traz economia de 3% em comparação à hidráulica (seria ainda melhor com uma elétrica, porém); os pneus têm maior aplicação de sílica, para reduzir a resistência ao rolamento, e usam a medida 175/70 R 14, ante os exagerados 195/55 R 15 do Fox conhecido; a pressão de enchimento é maior (de 29/28 para 36/34 lb/pol², na ordem dianteiros/traseiros); e os amortecedores foram recalibrados para compensar a maior transmissão de impactos dos pneus decorrente da pressão elevada.

A caixa de câmbio passa a ter relações mais próximas entre si: a primeira foi alongada em quase 10%, enquanto na quinta esse efeito não chegou a 5% (o diferencial é o mesmo, mas os pneus de menor diâmetro respondem por pequeno encurtamento, não considerado nos valores acima). O peso total do carro diminuiu em 29 kg e, com os pneus mais estreitos e novas grades dianteiras superior e inferior, o coeficiente aerodinâmico (Cx) baixou de 0,353 para 0,33 (menos 7%).

 

 
Por dentro o BlueMotion tem revestimento exclusivo; o mostrador central multifunção
atua como velocímetro, computador de bordo e graduação de consumo instantâneo

 

Como tudo isso se reflete no desempenho? Acelerar de 0 a 100 km/h requer 13,5/13,2 segundos no BlueMotion, contra 14,7/14,1 s do Fox básico, e a velocidade máxima da novidade é de 166/167 km/h, ante 158/160 da versão já conhecida.

Embora não tenhamos os dados do quatro-cilindros para comparação, o consumo informado pela VW segundo os padrões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) apontam 12,7 km/l em ciclo urbano e 14,7 km/l no rodoviário, com gasolina, e 8,8/9,9 km/l com álcool. Vale lembrar que esses ciclos são diferentes dos previstos em norma NBR, usada nos dados divulgados pela maioria dos fabricantes e informada nas fichas técnicas do Best Cars, o que inviabiliza a comparação.

 

Ao volante

Para mostrar o Fox BlueMotion a Volkswagen fez a avaliação da imprensa na cidade de Campinas, SP, e em rodovias da região. A versão que dirigimos, de três portas e sem ar-condicionado, estava abastecida com gasolina. A primeira impressão é boa, pois o pequeno três-cilindros tem ronco dócil, mas move o carro com desenvoltura acima da média para um motor 1,0-litro. O câmbio permanece o mesmo, com mudanças bastante suaves e precisas.

 

 
Mesmo com marchas alongadas para contribuir com a economia, o BlueMotion acelera
mais rápido que o Fox quatro-cilindros; sua vivacidade surpreende para um 1,0-litro

 

Em rodovia o carro tem desempenho bastante bom. Ao trafegar a 120 km/h em quinta marcha o conta-giros fica perto de 4.000 rpm — o que ainda proporciona fôlego para subidas leves sem redução de marcha —, mas o nível de ruído é moderado a ponto de não incomodar, assim como as vibrações do motor são bastante contidas. A VW resolveu bem o que poderia ser um problema, já que motores de três cilindros são mais propensos a vibrar.

Em termos de dirigibilidade o Fox continua o mesmo, apesar das alterações em pneus e suspensão. O perfil alto da nova medida de rodagem compensa em parte a aspereza trazida pela maior pressão, de modo que o rodar não chega a ser desconfortável. Alguma perda em estabilidade é esperada em relação ao Fox de quatro cilindros, mas nada que preocupe para um carro de sua proposta. Os freios pareceram ter assistência acima do desejável, pois um leve toque resulta em grande atuação.

Dezessete anos depois do lançamento de seu primeiro motor de 1,0 litro e quatro cilindros — que estreou no Gol 1997 para substituir a unidade de origem Ford, usada desde 1993 —, a Volkswagen enfim dá um passo decisivo de modernização nessa categoria, que coloca nosso mercado em sintonia com os de países desenvolvidos. Ainda é cedo para dizer se o Up será uma boa opção, mas um motor de última geração e com grandes qualidades ele já tem antes mesmo de nascer.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm3
Taxa de compressão 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 75/82 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,7/10,4 m.kgf da 3.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual / 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 5 x 14 pol
Pneus 175/70 R 14
Dimensões
Comprimento 3,823 m
Largura 1,657 m
Altura 1,545 m
Entre-eixos 2,465 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 260 l
Peso em ordem de marcha 993 kg
Desempenho
Velocidade máxima (gas./álc.) 166/167 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h (gas./álc.) 13,5/13,2 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

 

Tags: avaliaçãobaixas emissõesFoxFox BlueMotionFox PlusFox TrendVolkswagen

Related Posts

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

02/05/2025
VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant
Auto Livraria - Volkswagen

VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant

25/04/2025
VW Fusca: modelos 1984, 1985 e “Itamar” 1994 em catálogos
Auto Livraria - Volkswagen

VW Fusca: modelos 1984, 1985 e “Itamar” 1994 em catálogos

09/04/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp