Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Marcas e Mercado

Fiat Strada: é, a previsão do tempo também falha…

12/11/2013
in Marcas e Mercado

Depois do sucesso de uma cabine dupla que muitos apostavam
que encalharia, a picape mineira vem com uma terceira porta

 

Um carro com três portas laterais não é novidade, por mais que a propaganda sul-coreana se fizesse de surpresa. Picapes com cabine dupla, tampouco — além das usuais de porte médio ou grande, existiram aqui mesmo adaptações nos anos 80 e 90 para duplicar a cabine de modelos compactos como Ford Pampa e Volkswagen Saveiro.

Mas essa inusitada Fiat parece mesmo gostar de se aventurar no mercado, sem medo do fracasso. A altivez é uma qualidade admirada pelo consumidor da atualidade — instável, cada vez menos preso a marcas e conceitos sólidos. Na era da tecnologia e da interação social, mais importa o frescor da novidade que a real utilidade do produto. Assim, a terceira porta da Strada de cabine dupla parece mais uma forma “Fiat” de enxergar o mercado que uma resposta da engenharia a uma necessidade do usuário de picapes, sobre a qual nenhuma outra marca havia pensado antes.

 

A concorrência demora a extrapolar as cercas da engenharia e entender o consumidor de uma maneira mais profunda, comportamental

 

Esse é um ingrediente que tempera o sucesso da marca no Brasil: sua capacidade de criar tendências, sem que o mercado tenha que implorar por algo novo. Foi assim com os aventureiros urbanos. Foi assim com a cabine estendida em uma picape compacta. Idem com a cabine dupla e, agora, com essa terceira porta.

Os verdadeiros usuários de picapes, em seu sentido estrito, viram na cabine dupla um empecilho tremendo. Uma caçamba menor sacrificaria demais a capacidade de carga e impediria levar ali uma moto. Mas a pergunta no ar é: a Strada precisa ser, o tempo todo, um veículo feito para o usuário estrito de picapes? Aí reside o segredo de seu êxito e, talvez, um motivo pelo qual as demais não deslancham: a concorrência demora a extrapolar as cercas da engenharia e entender o consumidor de uma maneira mais profunda, comportamental.

Esse raciocínio, da picape voltada ao lazer e à imagem pessoal, começou a tomar forma antes mesmo de seu nascimento em 1998. Até então, variações do conceito de picape — com suspensão mais alta, pneus de uso misto ou decoração ao estilo fora de estrada — em geral se resumiam a séries especiais, adesivadas e com nomes juvenis. Com a Saveiro sentada no trono havia tempos, a Fiat arriscou e apresentou a Strada já com maior altura de rodagem, solução que havia obtido aceitação em sua antecessora Fiorino Pickup. O pacote Adventure surgiria pouco depois para acentuar seu jeito de briga.

 

 

Espacinho maroto

Não demorou e a Fiat veio com a incomum cabine estendida — na modesta opinião deste colunista, o melhor compromisso entre versatilidade e trabalho. Um espacinho maroto atrás dos bancos, bom para colocar a bagagem eventual, que sacoleja, suja demais e fica sujeita aos amigos do alheio se guardada na caçamba. Pouco sabemos se o uso do veículo era mesmo aquele, mas o discurso da publicidade sugeria que o mesmo carro que se usa para o trabalho na semana poderia seguir para o lazer nos fins de semana. Ótima sacada.

Desde então, ninguém mais foi capaz de segurar a gradual consolidação da picapinha que, além de boa de briga, tem uma sorte danada. Diz a lenda que vencedor tem de contar também com boa dose de sorte, não é? A antiga líder alemã nada fez para mexer em sua representante, que ficou defasada até ganhar uma nova geração em 2009 — essa, sim, com cabine estendida, copiando o sucesso da concorrente. Pelos números, mesmo trazendo um projeto mais atual, a Saveiro não foi capaz de alterar o desempenho da Strada no mercado.

O que dizer das outras? A Chevrolet conseguiu a proeza de substituir a primeira Montana por um modelo inferior, enquanto a Ford se manteve inerte durante mais de uma década, satisfeita com a última posição de vendas para sua Courier. Última? Não: falta a Peugeot, que se arriscou com sua Hoggar e mal conseguiu engatar a primeira.

 

A antiga líder nada fez para se mexer e ficou defasada até ganhar uma nova geração — com cabine estendida, copiando o sucesso da concorrente

 

Daí veio a cabine dupla. Em um julgamento racional, muitos especialistas previram baixa aceitação do modelo, em função da perda da versatilidade que citei acima. Ora, nem a cabine se equivalia em conforto à de um Palio, nem a caçamba era digna de um utilitário. Quem se interessaria por um carro que não faz nada direito?

E quem disse que a opinião especializada é capaz de prever a aceitação de um produto? O que ocorreu foi justamente o contrário e os números de venda não deixam mentir. Tamanha foi a receptividade que a marca viu a oportunidade de aprimorar o produto e acrescentar uma porta. Sim, as previsões fracassaram — assim como alguns disseram que aventureiros sem tração nas quatro rodas afundariam, que sedãs com motor 1,0-litro não teriam compradores, que esportivos de fachada como o Hyundai Veloster encalhariam. Enfim, a meteorologia também erra.

Mesmo com uma previsão de céu claro e sol no horizonte, não há descanso, nem para um modelo que pode ser considerado “vaca leiteira” no jargão do marketing — aquele produto maduro, que já tem público, que anda sozinho e do qual você apenas administra os ganhos. Não há mais o que mudar, não há o que acrescentar, só mesmo uma reformulação total mudaria os rumos da Strada. No entanto, se a concorrência não se demonstra apta a tirar a picape da liderança, a antiga plataforma ainda dá conta do recado e se mostra versátil a permitir ajustes, pequenas reformas de estilo e — quem imaginaria — até uma inusitada terceira porta.

Coluna anterior
 
Tags: colunasFiatKleber NogueiraMarcas e MercadomercadopicapeSaveiroStrada

Related Posts

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

06/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

07/05/2025
Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort, Santana e mais

25/04/2025
Quatro Rodas de 1985 a 1989: Gol GTi, Escort XR3, Kadett e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1985 a 1989: Gol GTi, Escort XR3, Kadett e mais

03/04/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp