Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Relação custo-benefício é destaque do Peugeot 308

11/04/2014
in Guia de Compra

Peugeot 308 Griffe

 

O hatch médio franco-argentino oferece bom conjunto por
valores atraentes, mas a satisfação com as concessionárias é baixa

Texto: Luiz Fernando Wernz – Fotos: Fabrício Samahá (THP) e divulgação

 

Ah, os hatches médios… Que dono de modelo compacto nunca sonhou em ter um automóvel dessa classe? Carros que — apesar do preço equiparado ao de sedãs médios — não foram feitos para a família e têm como principal apelo a emoção ao volante, a tecnologia e a imagem que transmitem. Um segmento levado tão a sério pelas fábricas que, muitas vezes, recebe tecnologias com pioneirismo para chamar ainda mais atenção.

É também uma das categorias mais concorridas do mercado, com variadas opções para “pescar” aquele consumidor que não quer mais o básico, mas ainda não pode pagar o máximo. Nessa concorrência insere-se um argentino de origens francesas, importado para o Brasil desde fevereiro de 2012 e que faz certo sucesso em nosso mercado: o Peugeot 308.

De início, sua principal arma para disputar essa batalha foi o fator preço. Como estratégia para atrair os consumidores, a Peugeot lançou o 308 pelo mesmo valor de seu antecessor 307, que fez sucesso em longos nove anos de mercado e registrou mais de 77 mil unidades vendidas. Mas outras qualidades do novo modelo viriam à tona.

 

Peugeot 308 Active
Peugeot 308 Active
 
Mesmo na versão de entrada Active, oferecida apenas com motor 1,6, o 308 vinha
bem-equipado: bolsas infláveis, ABS, rodas de 16 pol, computador de bordo

 

O 308 chegou ao mercado em três opções de acabamento. A mais simples, Active, vinha de série com ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica entre eixos e assistência adicional em emergência, bolsas infláveis frontais, rodas de alumínio de 16 pol, computador de bordo, para-brisa com isolamento acústico, banco do motorista com regulagem de altura, volante revestido em couro com ajuste em altura e distância, controle elétrico dos vidros com função um-toque e sensor antiesmagamento, controle elétrico dos retrovisores e trava das portas e sistema de áudio com rádio/toca-CDs, MP3 e comando na coluna de direção.

 

O 308 Griffe com motor 1,6 THP, dotado de
turbo e 165 cv, não era um esportivo, mas
cumpriu sua proposta de melhor desempenho

 

A versão seguinte, Allure, adicionava ar-condicionado com controle automático de temperatura em duas zonas e extensão para o banco traseiro, faróis de neblina, conexões USB e auxiliar no sistema de áudio, interface Bluetooth para telefone celular, faróis e limpador do para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico e apoios de braço dianteiros. O Allure podia ser equipado com motor de 1,6 litro (115 cv com gasolina e 122 com álcool) ou de 2,0 litros (143 e 151 cv, na ordem), ambos flexíveis em combustível e com quatro válvulas por cilindro, enquanto o Active vinha só com o 1,6. No caso do 2,0, ele recebia rodas de 17 pol, controlador e limitador de velocidade. Como opcionais havia câmbio automático e teto panorâmico de vidro.

O topo de linha Feline, que usava o motor de 2,0 litros, acrescentava ao pacote bolsas infláveis laterais de tórax nos bancos dianteiros, cortinas infláveis, controle eletrônico de estabilidade e tração, alarme antifurto, revestimento interno de couro, teto de vidro, rebatimento elétrico dos retrovisores, luzes diurnas em leds, sensores de estacionamento traseiros e pedais de alumínio, com opção de navegador por satélite.

 

Peugeot 308 Griffe

 

Peugeot 308 Griffe
Peugeot 308 Griffe
 
O 308 Feline, que de início era o topo de linha, trazia motor de 2,0 litros, câmbio
automático, teto de vidro e bancos de couro; o navegador era opcional

 

O conjunto do carro, como tradicional na marca, agradava pela qualidade dos materiais do acabamento, pelo desenho inspirado e espaço interno. Pessoas de grande estatura se acomodavam bem no 308, mesmo no banco traseiro. As suspensões com calibração firme garantiam a estabilidade, embora com algum sacrifício do conforto.

 

 

Ainda em 2012, em novembro, a Peugeot lançava o 308 Griffe com motor 1,6 THP, dotado de turbo e injeção direta de gasolina (não era flexível), aliado ao câmbio automático de seis marchas. Com 165 cv e torque de 24,5 m.kgf em rotação bem baixa (1.400 rpm), não era um esportivo, mas cumpriu muito bem sua proposta de oferecer melhor desempenho aliado a boas marcas de consumo de combustível. O conteúdo era o mesmo do Feline, mas com diferenças visuais como rodas e retrovisores em tom cinza-grafite.

Em junho de 2013 a linha 308 ganhou a série especial Roland Garros, em alusão a um dos torneios de tênis mais famosos e sofisticados do mundo. Foram feitas 200 unidades do 308 Griffe THP. Oferecido apenas em cor branca, ele trazia bordado do logotipo oficial do torneio nos tapetes e nos encostos dos bancos de couro de tom cinza claro, o mesmo logotipo nas portas dianteiras e retrovisores externos cromados.

 

308 Griffe THP

 

308 Griffe THP
308 Griffe THP
 
Rodas e retrovisores em tom grafite diferenciavam o 308 Griffe THP, que trazia
motor turbo de 1,6 litro e 165 cv com câmbio automático de seis marchas

 

A linha 2014 do Peugeot 308, apresentada em outubro de 2013, não trouxe novidades estéticas, mas algumas alterações técnicas. A versão Allure com motor de 2,0 litros passava a contar com câmbio automático de seis marchas, como a THP. Houve mudança também nas buchas das suspensões e nos pneus para melhorar o conforto de marcha e reduzir os ruídos em pisos irregulares. A simplificação da linha extinguiu a versão Allure 1,6 e a Griffe 2,0.

 

Espaço e bons equipamentos

A pesquisa do Teste do Leitor  do Best Cars aponta que, entre os proprietários do 308, a maioria destaca a estabilidade, a dirigibilidade, o espaço interno, os equipamentos, o acabamento e o desempenho como seus pontos fortes.

“Quando comparado aos concorrentes, ganha de lavada em espaço interno, nível de equipamentos e qualidade dos acabamentos. Os faróis regrediram em comparação aos do 307, mas ainda são excelentes. A direção é muito bem acertada, o porta-malas é enorme, o acerto da espuma dos bancos agrada, o ar-condicionado de duas zonas é fantástico. Apresenta ótimo consumo quando se leva em consideração o porte e peso do veículo. As conexões USB e auxiliar são bem localizadas e protegidas”, enumera William Cardoso, que roda por Formosa, GO, a bordo de um 308 Allure 1,6 16V 2012.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 308308 Active308 Allure308 Feline308 Griffe308 THPavaliaçãoguia de compraPeugeot

Related Posts

Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: das molas ao 406 Coupé, quase 200 anos de história

16/12/2024
Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições

08/05/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp