Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
  • Livros
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Willys-Overland
    • Outras marcas
    • Automobilismo
    • Motos
  • Revistas
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Arquivo
    • Colunas
    • Cons. de Preparação
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Fiat, 40 anos de Brasil: relembre sucessos e inovações

08/07/2016
in Notícias

 

A Fiat comemora neste sábado (dia 9) 40 anos de atividade no Brasil. Tudo começou em julho de 1976 com o 147 (acima), primeiro carro nacional com motor transversal, que se notabilizou pelo aproveitamento de espaço interno e pelo comportamento dinâmico. A linha contou com o hatch inicial e com numerosas derivações: picapes de caçamba curta (a primeira derivada de automóvel feita aqui) e de caçamba longa, furgões com a carroceria original (Furgoneta) e com baú traseiro (Fiorino), perua Panorama, sedã Oggi. O 147 foi o primeiro carro a álcool, em 1979. Evoluía em 1983 para o Spazio e saía de produção em 1986.

 

Picape 147, a primeira derivada de automóvel, e o pioneiro a álcool

Uno Mille, que inaugurou a classe 1,0-litro, e o esportivo Turbo de 1994

 

O sucessor dessa família não rendeu menos opções: o Uno estreou em 1984 e logo ganhou sedã (Prêmio, 1985), perua (Elba, 1986), picape e furgão (Fiorino, 1988). O Uno Mille, de 1990, foi o primeiro a aproveitar benefício tributário a modelos de até 1.000 cm³ e popularizou essa faixa de cilindrada. Foram os primeiros nacionais a oferecerem computador de bordo (1985), quatro portas em compactos (em um tempo em que as duas portas eram regra até em automóveis maiores) e turbocompressor em carro de passeio (Uno Turbo i.e., 1994).

 

 

Tempra ofereceu turbo e 16 válvulas; Tipo nacional inovou com bolsa inflável

 

Com o sedã Tempra (1991) a Fiat entrava no segmento de médios. Foi nosso primeiro carro com motor de quatro válvulas por cilindro, em 1993; no ano seguinte era pioneiro entre os sedãs a usar turbo. O hatch Tipo, da mesma família, foi importado de 1993 em diante e ganhou breve produção local em 1996, quando se tornou o primeiro carro brasileiro com bolsa inflável para o motorista.

 

Família Palio: hatch, Siena com seis marchas, picape Strada e perua Adventure

 

Embora o Mille tenha sido produzido até 2013, em 1996 a Fiat iniciava uma nova família com o Palio hatch, seguido pela perua Weekend, o sedã Siena (1997) e a picape Strada (1998), todos ainda fabricados em sua geração original, ao lado do novo Palio (2011) e do Grand Siena (2012). Essa linha deu origem a mais pioneirismos: bolsas infláveis frontais e freios ABS em carros de 1,0 litro (no lançamento), caixa manual de seis marchas em 1,0 (Siena e Weekend, 1998), embreagem automática (Palio Citymatic, 1999), perua “aventureira” (Palio Adventure, 1999) e picape leve com cabines estendida (1999) e dupla (2009).

 

Marea trouxe cinco cilindros; Stilo inovou em conveniências e recursos técnicos

 

Entre os médios, o Marea vinha em 1998 com inédito motor de cinco cilindros, também disponível com turbo. Um ano depois ganhava bolsas infláveis laterais, outro pioneirismo, e surgia o hatch Brava. Seu sucessor, o Stilo (2002), foi pioneiro em ar-condicionado de duas zonas, assistência elétrica de direção, teto solar com cinco lâminas e bolsas infláveis laterais traseiras. Traria ainda interface Bluetooth para celular (2004) e transmissão automatizada (Dualogic, 2008). O furgão de passageiros Doblò havia surgido em 2001; dois anos depois era a vez do utilitário Ducato.

 

Entre 2005 e 2010 a Fiat lançou minivan Idea, hatch Punto, sedã Linea e o novo Uno

 

Dois anos após a minivan Idea, o Punto era lançado em 2007 como opção superior ao Palio entre os compactos, trazendo recursos inéditos na classe como bolsas infláveis de cortina. Um ano depois, o sedã Linea era o primeiro nacional com sistema integrado de navegação. Ambos ofereceram versão turbo, a TJet, mantendo a tradição iniciada em 1994. Uma nova geração do Uno vinha em 2010, dessa vez com um só derivado, o furgão Fiorino. No mesmo ano era lançado o Bravo, sucessor do Stilo.

 

Últimas estreias: Bravo, novo Palio (e Grand Siena), picape Toro e pequeno Mobi

 

Os últimos lançamentos nacionais da Fiat foram no ano do quadragésimo aniversário: a picape Toro, que inovou na classe com motor a diesel e é hoje a única com tração nas quatro rodas, e o pequeno Mobi.

A unidade da Fiat em Betim, MG, tornou-se a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo, além de ser a unidade com maior capacidade instalada de todo o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA): até 800 mil veículos por ano. Foi a primeira fábrica de automóveis a se instalar fora de São Paulo e de suas linhas de montagem já saíram quase 15 milhões de veículos, dos quais três milhões foram exportados para cerca de 30 países. O líder de produção foi o Uno, com mais de 3,7 milhões. A Fiat alcançou por 14 anos a liderança de vendas do mercado brasileiro.

  • Confira a história da família Fiat 147

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: 147aniversárioBravaFiatLineaMareaMobinotíciasPalioPuntoStiloStradaTempraTipoToroUno

Related Posts

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revistas nacionais

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

08/08/2022
Revistas Auto & Técnica: carros que fizeram sonhar nos anos 90
Revistas nacionais

Revistas Auto & Técnica: carros que fizeram sonhar nos anos 90

15/07/2022
Revistas Auto Esporte: a boa fase das edições da década de 1990
Revistas nacionais

Revistas Auto Esporte: a boa fase das edições da década de 1990

12/07/2022
Revistas nacionais

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes nos anos 80

12/07/2022
Quatro Rodas 1989 a 1994: Gol GTI, Kadett GS, XR3 e importados
Revistas nacionais

Quatro Rodas 1989 a 1994: Gol GTI, Kadett GS, XR3 e importados

27/06/2022

Novidades da Auto Livraria

Ford Escort: catálogos de duas gerações, incluindo XR3 e Conversível

Ford Escort: catálogos de duas gerações, incluindo XR3 e Conversível

09/08/2022
Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

08/08/2022
Classic Show: revistas com histórias e eventos de carros antigos

Classic Show: revistas com histórias e eventos de carros antigos

05/08/2022
Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

04/08/2022

Receba nosso boletim gratuito

Quadros decorativos

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

08/08/2022
Coloque seu carro ou moto em um quadro decorativo

Coloque seu carro ou moto em um quadro decorativo

09/08/2022
Subaru: quadros com Impreza STI, Legacy, Outback e mais

Subaru: quadros com Impreza STI, Legacy, Outback e mais

08/08/2022
Alfa Romeo: quadros decorativos de 145, 155, 156, 164, 166 e Spider

Alfa Romeo: quadros decorativos de 145, 155, 156, 164, 166 e Spider

02/08/2022

Destaques em revistas

Classic Show: revistas com histórias e eventos de carros antigos

Classic Show: revistas com histórias e eventos de carros antigos

05/08/2022
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

08/08/2022
Quatro Rodas 1971 a 1979: Opala, Dodge, Maverick, Puma e mais

Quatro Rodas 1971 a 1979: Opala, Dodge, Maverick, Puma e mais

08/08/2022
Revistas Auto Esporte: os carros que brilharam nos anos 1980

Revistas Auto Esporte: os carros que brilharam nos anos 1980

20/07/2022

Novidades em catálogos

Ford Escort: catálogos de duas gerações, incluindo XR3 e Conversível

Ford Escort: catálogos de duas gerações, incluindo XR3 e Conversível

09/08/2022
Maserati Sebring: raro catálogo de um cupê de luxo dos anos 60

Maserati Sebring: raro catálogo de um cupê de luxo dos anos 60

20/07/2022
CB 500 Four, 360, 125 S e 50: motos antigas da Honda em catálogos

CB 500 Four, 360, 125 S e 50: motos antigas da Honda em catálogos

12/07/2022
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
  • Livros
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Willys-Overland
    • Outras marcas
    • Automobilismo
    • Motos
  • Revistas
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Arquivo
    • Colunas
    • Cons. de Preparação
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
  • Escreva-nos

Envie sua mensagem