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Home Informe-se Carros do Passado

VW Golf: há 40 anos, servido ao gosto do cliente

27/06/2014
in Carros do Passado, Volkswagen

VW Golf R32 2002

 

VW Golf R32 2002
VW Golf R32 2002
 
Com 3,2 litros e 241 cv, o Golf R32 acelerava de 0 a 100 em 6,6 segundos,
vinha com tração integral e um inovador câmbio de dupla embreagem 

 

No teste da Motor Trend  o Golf R32 esbanjou desempenho: “Se não bate os mais potentes Mitsubishi Lancer Evo e Subaru Impreza STI, o suave V6 do R32 não incomoda o motorista com o retardo e a súbita pressão de turbo daqueles carros e sua suspensão não é tão firme ou desconfortável. E quem quer que tenha ajustado o sistema de escapamento desse carro merece um tapinha nas costas”. No primeiro trimestre de 2003 esse Golf recebia o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas para acelerar de 0 a 100 em 6,4 s e consumir 11% menos em média. Era o primeiro VW com a inovadora caixa, lançada pouco antes no Audi TT V6.

Embora substituído na Europa em 2003, o quarto Golf manteve-se em produção no Brasil, no México e na China, mercados que receberam mudanças de estilo não aplicadas ao europeu. A versão brasileira, assim como o sedã mexicano, manteve a exportação para o Canadá, que desejava um carro mais barato que o Golf V. Lá eles foram chamados de City Golf e City Jetta e ofereciam motor 1,9 turbodiesel.

 

VW Golf 2004

 

VW Golf 2004
VW Golf 2004
 
Sem abrir mão da ligação visual com os anteriores, o Golf V trazia novos
recursos técnicos, como suspensão multibraço, e itens de segurança

 

Sofisticação mecânica

Às vésperas de completar 30 anos, o Golf chegava à quinta geração (Tipo 1K) no Salão de Frankfurt de 2003 exibindo uma virtude — manter os elementos básicos do estilo, renovação após renovação. Os “caracteres Golf” estavam lá, com formas robustas, largas colunas traseiras e faróis com refletores circulares, embora inseridos em grandes conjuntos. Com a nova plataforma PQ35, o hatch crescia para 4,20 m de comprimento e 2,58 m entre eixos, ganhando também em largura e altura. A rigidez da estrutura aumentava em 80%.

 

Ao testar o GTI de quinta geração com DSG,
a inglesa Evo afirmou: “Este é o futuro. A ascensão
do câmbio dupla-embreagem está sobre nós”

 

Entre os recursos do interior estavam ar-condicionado com duas zonas de ajuste, bolsas infláveis laterais e de cabeça e encostos de cabeça ativos. A mecânica abandonava o eixo traseiro de torção em favor do moderno conceito independente multibraço. A direção passava a usar assistência elétrica; controle de estabilidade e assistência adicional de freios vinham de série.

Na área de motores, novidade era o TDI turbodiesel de 2,0 litros e 16 válvulas com injeção direta, 140 cv e 32,6 m.kgf, oferecido com câmbios manual e DSG, ambos de seis marchas. O mesmo tipo de injeção equipava motores a gasolina de 1,4 litro (90 cv e 13,3 m.kgf), 1,6 litro (115 cv e 15,8 m.kgf) e 2,0 litros (150 cv e 20,4 m.kgf). Outras opções eram o 1,4 de 75 cv, o 1,6 de 102 cv (ambos a gasolina) e o 1,9 turbodiesel de 105 cv. A tração integral 4Motion voltava em 2004 aprimorada. Em situação normal enviava torque apenas às rodas dianteiras, mas podia levar 100% às traseiras se necessário.

 

VW Golf GTI 2005

 

VW Golf GTI 2005
VW Golf GTI 2005
 
Para o GTI estava reservado um motor turbo de 2,0 litros com injeção direta
e 200 cv; com caixa DSG, ele podia fazer o 0-100 em apenas 6,9 segundos 

 

O novo GTI estreava no Salão de Paris, um ano depois do Golf básico. Entre as diferenças estavam suspensão mais baixa, rodas de 17 pol e seção em preto no para-choque dianteiro. Oferecido com três e cinco portas, o esportivo ganhava motor de 2,0 litros com turbo e injeção direta que desenvolvia 200 cv e 28,5 m.kgf, torque disponível de 1.800 a 5.000 rpm. Com câmbio manual de seis marchas, acelerava de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingia 235 km/h; com o DSG a aceleração caía para 6,9 s.

 

 

Ao testar o GTI com DSG, a inglesa Evo  afirmou: “Este é o futuro. A ascensão do câmbio dupla-embreagem está sobre nós. Agora é a primeira vez que o DSG aparece em um carro empolgante para o motorista. Donos de GTI usarão o modo manual e desfrutarão trocas ascendentes e reduções instantâneas, extraindo até a última gota de desempenho e de freio-motor. Não há dúvidas de que o DSG oferece velocidade incrível de mudança — de fato ela é instantânea, pois a transmissão nunca se desconecta”.

A Road & Track  colocou o GTI entre os 12 melhores carros de até US$ 30 mil: “Extremistas não precisam se candidatar, mas para o entusiasta médio do dia a dia o VW GTI é um pacote muito equilibrado de conforto e desempenho — e um excelente negócio. Com uma combinação matadora do torque abundante do motor turbo, suspensão esportiva mas confortável e espaço interno prático, não há mistério em por que todos corremos atrás da chave do GTI para o fim de semana”.

 

VW Jetta 2005
VW Jetta 2005
 
O Jetta vinha elegante, com poucos painéis de carroceria em comum com o
hatch, e usava motor de cinco cilindros e 2,5 litros com 150 cv nos EUA 

 

Ao compará-lo em 2006 ao Honda Civic Si, a Motor Trend  elogiou o GTI pelo farto torque, a estrutura sólida, o interior refinado e o comportamento: “Se existe algo como um ‘foguete de bolso’ sofisticado, é o GTI. Bem-comportado, luxuoso, silencioso e, em consequência, um pouco sem graça, sem a sensação tátil do Si. Isso traz um apelo mais abrangente ao GTI, mas também o faz menos divertido subindo uma montanha ou em uma pista”.

A quinta geração do Jetta aparecia em novembro de 2004 com uma traseira longa e elegante, em rompimento com o estilo do anterior. Embora usasse os mesmos faróis do Golf, o que não acontecia antes, o carro de 4,55 metros tinha identidade própria em vários painéis de carroceria e usava uma seção cromada na frente. Suspensão traseira multibraço e, como motor básico para os EUA, um cinco-cilindros de 2,5 litros, 150 cv e 23,5 m.kgf — também usado no Rabbit, o Golf VI vendido por lá — eram novidades, assim como o câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

Próxima parte

 

Os especiais de fábrica

Golf R GTI
Golf R GTI

Golf Thunder Bunny
Golf Thunder Bunny

A própria Volkswagen, em alguns casos em parceria com empresas externas, preparou Golfs e Jettas esportivos para eventos na Europa e nos EUA. O hatch de quinta geração surgia em duas picantes versões no SEMA Show, evento de preparação em Las Vegas, em 2006.

O R GTI destacava-se pela redução de peso obtida com o uso de capô, para-lamas dianteiros, defletores, saias laterais e terceira porta em fibra de carbono. As rodas de 19 pol usavam pneus 265/30 e o interior trazia bancos Recaro. O motor turbo de 2,0 litros, preparado para 400 cv, baixava a 4,8 segundos o tempo para acelerar de 0 a 96 km/h. Diferencial autobloqueante, molas e amortecedores mais firmes, estabilizadores ajustáveis e freios Brembo completavam o conjunto.

O outro Golf era o Thunder Bunny da preparadora Neuspeed, com motor de cinco cilindros e 2,5 litros com turbo e 225 cv, rodas de 19 pol com pneus 235/35, diferencial autobloqueante e freios Brembo. O acabamento interno usava fibra de carbono.

Golf GTI Excessive
Golf GTI Excessive

Golf GTI Cabrio Austria
Golf GTI Cabrio Austria

Para o evento Wörthersee Tour na Áustria, que reúne admiradores do grupo VW, foram desenvolvidas interessantes versões. O Golf GTI Excessive, em 2010, trazia rodas BBS pretas de 19 pol, para-lamas alargados em 30 mm, saia traseira com difusor de ar, revestimento interno em preto e vermelho e escapamento Akrapovic. Em 2012 um destaque era o GTI Black Dynamic, com capô em cinza fosco, rodas de 19 pol e suspensão esportiva. O interior ganhava bancos revestidos em couro e camurça sintética e sistema de áudio de 1.800 watts. O motor turbo de 2,0 litros passava a 360 cv.

No ano seguinte, o GTI Cabriolet Austria somava esforços das equipes de desenvolvimento de Wolfsburg e de Osnabrück, terra da Karmann. O conversível teve o motor turbo de 2,0 litros preparado para 333 cv, ganhou bancos do tipo concha na frente, perdeu o banco traseiro e recebeu em seu lugar um potente sistema de áudio de 2.250 watts.

Golf R400
Golf R400

Golf GTI Wolfsburg Edition
Golf GTI Wolfsburg Edition

Para comemorar os 40 anos do Golf, o Salão de Pequim de 2014 mostrava a versão conceitual R 400, com fabricação em série já anunciada. O motor turbo de 2,0 litros desenvolvia 400 cv para 0-100 em 3,9 s e máxima de 280 km/h. O carro usava câmbio DSG de seis marchas, tração integral 4Motion, para-lamas alargados, rodas de 19 pol, defletor dianteiro de fibra de carbono e duas grandes saídas de escapamento em posição central, como no R32 da quarta geração. No interior vinham quatro bancos individuais.

No mesmo evento, em 2014, o GTI Wolfsburg Edition aparecia com motor turbo de 2,0 litros modificado para 380 cv, anexos aerodinâmicos, um Sony Play Station com monitor de 24 pol e sistema de áudio de 2.170 watts.

Próxima parte

 

 

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