O Golf alcançava o patamar de 300 cv com o R de sétima geração, que vinha
ainda com programa Race no seletor de modos e fazia o 0-100 em 4,9 segundos
A versão de topo Golf R estreava no Salão de Frankfurt em setembro. O motor EA-888 turbo de 2,0 litros ganhava 30 cv e 3 m.kgf sobre a geração anterior, passando a 300 cv e 38,8 m.kgf. Com tração integral Haldex, acelerava de 0 a 100 em 5,1 segundos com câmbio manual e 4,9 s com o DSG, ambos de seis marchas, e alcançava 250 km/h. O R trazia suspensão mais firme e baixa, controle de estabilidade com modo esporte (mais permissivo) e desativação, gerenciamento eletrônico dos diferenciais e seletor de modos de condução com o programa Race (ainda mais esportivo), quatro saídas de escapamento e rodas de até 19 pol.
O Golf Sportsvan — sucessor do Plus — viria em 2014 com teto mais alto e capacidade de carga de até 1.500 litros. Tinha novidades como auxílio para ponto cego, frenagem automática em caso de iminência de colisão, seleção de perfil de direção e assistente para estacionamento. Os motores a gasolina tinham de 85 a 150 cv, e os a diesel, 110 e 150 cv.
A Variant agora parecia-se mais com o Golf na traseira; o GTE, embaixo,
combinava desempenho com economia e atingia 130 km/h em modo elétrico
Outra opção em Golf esportivo aparecia no Salão de Genebra em março: o GTE, um híbrido recarregável em fonte externa (plug-in) com motor turbo a gasolina de 1,4 litro e 148 cv combinado a um elétrico de 101 cv. A potência combinada máxima de 201 cv e o torque de 35,7 m.kgf faziam-no arrancar de 0 a 100 em 7,6 segundos. Apenas com eletricidade, podia chegar a 130 km/h e rodar por 50 km; a recarga integral das baterias levava três horas e meia.
Ao completar 40 anos de produção, o Golf e seus derivados acumulam um currículo invejável. Não só em êxito de vendas — é o líder do mercado alemão desde 1975 e foi o carro mais vendido da Europa por anos —, mas também na referência que representaram e representam aos concorrentes, seja com o esportivo GTI, seja com a praticidade e eficiência das outras versões. Se é verdade que a vida começa aos 40, pode-se antever que a linha Golf ainda tem muito tempo de sucesso pela frente.
Mais Carros do Passado |
Nas telas
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Carros populares mundo afora como o Golf e seus derivados só poderiam ser frequentes no cinema. Já na primeira geração o hatch aparece em filmes como a aventura Rough Cut (1980), o terror Satã (Sheitan, 2006), o drama inglês Betrayal (1983), o filme norueguês Lion’s Share (1984), o italiano Troppo Forte (1986), a comédia romena Harababura (1990) e, já em um modelo final de 1983, a ação Herói sem Pátria (Queen & Country, 1988). O Cabriolet dessa fase também faz boas atuações, como na ação Armstrong (1998), no italiano Una Botta di Vita (1988), na comédia Le Zèbre (1992) e na comédia italiana La Scuola (1995).
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Golfs da segunda geração têm papéis de certa importância no drama In Your Wildest Dreams (1991), na comédia Morte no Funeral (Death at a Funeral, 2007), na ação Fighter (2007), no drama alemão Combat Girls (Kriegerin, 2011) e, em versão GTI, no drama Ae Fond Kiss (2004). O Jetta da época também atuou em diversos filmes, como a comédia O Namorado da Minha Namorada (My Girlfriend’s Boyfriend, 2010), a ação Os Especialistas (Killer Elite, 2011) e o drama Bem Vindo à Vida (People Like Us, 2012).
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Quer ver o terceiro modelo nas telas? Assista então ao policial inglês 9 mm – O Preço da Vingança (Rollin’ With The Nines, 2006), à ação Tiros na Escuridão (Do Not Disturb, 1999) ou ao suspense polonês Enen (2009). Uma Variant do período está na comédia Caiu do Céu (Millions, 2004), e um Jetta, na comédia A Little Help (2010).
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O quarto Golf pode ser visto na comédia Quem é Morto Sempre Aparece (The Big White, 2005) e nos dramas Bled Number One (2006) e The Thompsons (2012). O Jetta IV está no filme policial O Vigia (The Lookout, 2007), no drama A Secret Handshake (2007) e, como viatura policial, na ação sul-africana Gangster’s Paradise: Jerusalema (2008).
Da quinta geração são o Golf da ação O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum, 2007), a viatura policial do filme de terror holandês O Santo (Sint, 2010) e a Variant do filme policial suíço Verso (2009). Enfim, o sexto modelo do hatch aparece na ação Move On (2012) e na comédia 50% (50/50, 2011); um Jetta desse período está na comédia Quero Matar Meu Chefe (Horrible Bosses, 2011).
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Merecem registro também os Golfs modificados, como os de primeira geração da ação romena Furia (2002) e da comédia alemã O Grande Desafio (Fire, Ice & Dynamite, 1990), este um Cabriolet. Modelos “tunados” da segunda fase são vistos na ação canadense Nitro (2007), no filme inglês Accelerator (2000) e na comédia alemã Manta, Manta (1991). O citado O Grande Desafio tem um carro da mesma época com pneus gigantescos. No primeiro Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious, 2001) pode ser visto um Jetta preparado.
Ficha técnica
Golf GTI (1976) |
Golf GTI 16V (1986) |
Golf VR6 (1992) |
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MOTOR | |||
Posição e cilindros | transversal, 4 em linha | transversal, 6 em V | |
Comando e válvulas por cilindro | no cabeçote, 2 | duplo no cabeçote, 4 | no cabeçote, 2 |
Diâmetro e curso | 79,5 x 80 mm | 81 x 86,4 mm | 81 x 90 mm |
Cilindrada | 1.588 cm³ | 1.781 cm³ | 2.792 cm³ |
Taxa de compressão | 9,5:1 | 10:1 | |
Potência máxima | 110 cv a 6.100 rpm | 139 cv a 6.100 rpm | 174 cv a 5.800 rpm |
Torque máximo | 14,0 m.kgf a 5.000 rpm | 17,1 m.kgf a 4.800 rpm | 23,9 m.kgf a 4.200 rpm |
Alimentação | injeção mecânica | injeção eletrônica multiponto | |
TRANSMISSÃO | |||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 4 | manual, 5 | |
Tração | dianteira | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | a disco ventilado | ||
Traseiros | a tambor | a disco | |
Antitravamento (ABS) | não | sim | |
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | independente, McPherson | ||
Traseira | eixo de torção | ||
RODAS | |||
Pneus | 175/70 R 13 | 185/60 R 14 | 205/50 R 15 |
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 3,705 m | 3,988 m | |
Entre-eixos | 2,40 m | 2,475 m | |
Peso | 810 kg | 1.095 kg | 1.220 kg |
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | 183 km/h | 208 km/h | 225 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,0 s | 9,0 s | 7,8 s |
Golf R32 (2002) |
Golf R32 (2006) |
Golf R (2014) |
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MOTOR | |||
Posição e cilindros | transversal, 6 em V | transv., 4 em linha | |
Comando e válvulas por cilindro | duplo no cabeçote, 4 | ||
Diâmetro e curso | 84 x 95,9 mm | 82,5 x 92,8 mm | |
Cilindrada | 3.189 cm³ | 1.984 cm³ | |
Taxa de compressão | 11,3:1 | 10,9:1 | 9,3:1 |
Potência máxima | 241 cv a 6.250 rpm | 250 cv a 6.300 rpm | 300 cv a 6.200 rpm |
Torque máximo | 32,6 m.kgf a 2.800 rpm | 32,6 m.kgf a 2.500 rpm | 38,8 m.kgf a 1.800 rpm |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo de câmbio e marchas | manual ou automatizado de dupla embreagem, 6 | ||
Tração | integral | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | a disco ventilado | ||
Traseiros | a disco | ||
Antitravamento (ABS) | sim | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | independente, McPherson | ||
Traseira | independente, multibraço | ||
RODAS | |||
Pneus | 225/40 R 18 | 235/35 R 19 | |
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 4,149 m | 4,246 m | 4,264 m |
Entre-eixos | 2,518 m | 2,578 m | 2,62 m |
Peso | 1.552 kg | 1.541 kg | 1.472 kg |
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | 247 km/h | 248 km/h | 250 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 6,4 s | 6,2 s | 4,9 s |
ND = não disponível |