Peugeot 3008 propõe espaço e bom custo-benefício (3)

Peugeot 3008 Griffe

 
Aos dois terços do período de avaliação, a 3008 acumula quase 1.500 km rodados 
com a equipe, mas uma longa viagem logo ampliará em muito esse valor

 

Embora não tenha explorado toda a estabilidade da Peugeot na viagem, o colaborador sentiu segurança: “Gostei do acerto da suspensão, firme nas curvas, mas confortável. Faço ressalva apenas à passagem em trechos esburacados, onde faz ruídos que a fábrica deveria evitar. O carro tem bons freios, baixo nível de ruído geral e um bom pacote de segurança, com destaque para o controle eletrônico de estabilidade, que várias marcas lamentavelmente deixam de fora em carros de mais de R$ 90 mil”.

Diante da predominância de elogios, já esperávamos a resposta de Vitor à pergunta final: se estivesse à procura de um carro familiar nessa faixa de preço, compraria uma 3008? “Com exceção do visual, que não consegue me conquistar, achei esse carro excelente. É espaçoso, confortável, bem-equipado, anda muito bem e não consome tanto combustível. Com certeza oferece mais que um Honda CR-V, Toyota RAV4 ou Hyundai IX35 de valor semelhante, mesmo não sendo um utilitário de verdade. O Fiat Freemont parece uma alternativa válida, mas é muito grande e pesado para meu gosto, além de perder em desempenho. A Citroën C4 Picasso, que me agrada mais pelo desenho, tem motor e câmbio ultrapassados. Portanto, a 3008 está aprovada e recomendada. Sim, eu teria uma”, concluiu.

Aos 20 dias de avaliação, nossa Peugeot acumula 1.476 quilômetros percorridos, sendo 66% em rodovias, à boa média geral de 10,2 km/l. Para colocar o hodômetro para girar mais rápido, uma longa viagem está nos planos para esta quarta semana. Saberemos os resultados na próxima terça-feira.

Atualização anterior

 

Último período

7 dias

418 km

Distância em cidade 114 km
Distância em rodovia 304 km
Tempo ao volante 11h 23min
Velocidade média 37 km/h
Consumo médio (gasolina) 10,5 km/l
Melhor marca média 13,3 km/l
Pior marca média 8,7 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

20 dias

1.476 km

Distância em cidade 503 km
Distância em rodovia 973 km
Tempo ao volante 35h 36min
Velocidade média 41 km/h
Consumo médio (gasolina) 10,2 km/l
Melhor marca média 13,3 km/l
Pior marca média 6,8 km/l
Indicações do computador de bordo

 

 

Medições Best Cars

Aceleração
0 a 80 km/h 6,5 s
0 a 100 km/h 9,6 s
0 a 120 km/h 13,8 s
0 a 400 m 16,6 s
Retomada
60 a 100 km/h* 5,6 s
60 a 120 km/h* 9,3 s
80 a 120 km/h* 7,0 s
Consumo
Testes ainda não efetuados
*Com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Preço

Básico R$ 99.990
Como avaliado R$ 99.990
Preços públicos vigentes em 1/7/14

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Potência específica 103,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 14 km/h
3ª. 1,56 / 21 km/h
4ª. 1,16 / 28 km/h
5ª. 0,85 / 38 km/h
6ª. 0,67 / 48 km/h
Relação de diferencial 3,87
Regime a 120 km/h 2.600 rpm (6ª.)
Regime à velocidade máxima informada 5.500 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (302 mm ø)
Traseiros a disco (268 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,9 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,365 m
Largura 1,837 m
Altura 1,639 m
Entre-eixos 2,613 m
Bitola dianteira 1,53 m
Bitola traseira 1,525 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,296
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 432 l
Peso em ordem de marcha 1.480 kg
Relação peso-potência 9,0 kg/cv
Desempenho
Velocidade máxima 202 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014
Pneus Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 3.000 km
Dados do fabricante; consumo não disponível
Atualização anterior

 

 

Páginas: 1 2

Marcado: