Aos dois terços do período de avaliação, a 3008 acumula quase 1.500 km rodados
com a equipe, mas uma longa viagem logo ampliará em muito esse valor
Embora não tenha explorado toda a estabilidade da Peugeot na viagem, o colaborador sentiu segurança: “Gostei do acerto da suspensão, firme nas curvas, mas confortável. Faço ressalva apenas à passagem em trechos esburacados, onde faz ruídos que a fábrica deveria evitar. O carro tem bons freios, baixo nível de ruído geral e um bom pacote de segurança, com destaque para o controle eletrônico de estabilidade, que várias marcas lamentavelmente deixam de fora em carros de mais de R$ 90 mil”.
Diante da predominância de elogios, já esperávamos a resposta de Vitor à pergunta final: se estivesse à procura de um carro familiar nessa faixa de preço, compraria uma 3008? “Com exceção do visual, que não consegue me conquistar, achei esse carro excelente. É espaçoso, confortável, bem-equipado, anda muito bem e não consome tanto combustível. Com certeza oferece mais que um Honda CR-V, Toyota RAV4 ou Hyundai IX35 de valor semelhante, mesmo não sendo um utilitário de verdade. O Fiat Freemont parece uma alternativa válida, mas é muito grande e pesado para meu gosto, além de perder em desempenho. A Citroën C4 Picasso, que me agrada mais pelo desenho, tem motor e câmbio ultrapassados. Portanto, a 3008 está aprovada e recomendada. Sim, eu teria uma”, concluiu.
Aos 20 dias de avaliação, nossa Peugeot acumula 1.476 quilômetros percorridos, sendo 66% em rodovias, à boa média geral de 10,2 km/l. Para colocar o hodômetro para girar mais rápido, uma longa viagem está nos planos para esta quarta semana. Saberemos os resultados na próxima terça-feira.
| Atualização anterior |
Último período
7 dias |
418 km |
| Distância em cidade | 114 km |
| Distância em rodovia | 304 km |
| Tempo ao volante | 11h 23min |
| Velocidade média | 37 km/h |
| Consumo médio (gasolina) | 10,5 km/l |
| Melhor marca média | 13,3 km/l |
| Pior marca média | 8,7 km/l |
| Indicações do computador de bordo | |
Desde o início
20 dias |
1.476 km |
| Distância em cidade | 503 km |
| Distância em rodovia | 973 km |
| Tempo ao volante | 35h 36min |
| Velocidade média | 41 km/h |
| Consumo médio (gasolina) | 10,2 km/l |
| Melhor marca média | 13,3 km/l |
| Pior marca média | 6,8 km/l |
| Indicações do computador de bordo | |
Medições Best Cars
| Aceleração | |
| 0 a 80 km/h | 6,5 s |
| 0 a 100 km/h | 9,6 s |
| 0 a 120 km/h | 13,8 s |
| 0 a 400 m | 16,6 s |
| Retomada | |
| 60 a 100 km/h* | 5,6 s |
| 60 a 120 km/h* | 9,3 s |
| 80 a 120 km/h* | 7,0 s |
| Consumo | |
| Testes ainda não efetuados | |
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Preço
| Básico | R$ 99.990 |
| Como avaliado | R$ 99.990 |
| Preços públicos vigentes em 1/7/14 | |
Teste do Leitor
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Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | transversal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Material do bloco/cabeçote | alumínio |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm |
| Cilindrada | 1.598 cm³ |
| Taxa de compressão | 10,5:1 |
| Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
| Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm |
| Torque máximo | 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm |
| Potência específica | 103,3 cv/l |
| Transmissão | |
| Tipo de câmbio e marchas | automático / 6 |
| Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
| 1ª. | 4,04 / 8 km/h |
| 2ª. | 2,37 / 14 km/h |
| 3ª. | 1,56 / 21 km/h |
| 4ª. | 1,16 / 28 km/h |
| 5ª. | 0,85 / 38 km/h |
| 6ª. | 0,67 / 48 km/h |
| Relação de diferencial | 3,87 |
| Regime a 120 km/h | 2.600 rpm (6ª.) |
| Regime à velocidade máxima informada | 5.500 rpm (5ª.) |
| Tração | dianteira |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado (302 mm ø) |
| Traseiros | a disco (268 mm ø) |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | eletro-hidráulica |
| Diâmetro de giro | 10,9 m |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
| Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
| Rodas | |
| Dimensões | 7,5 x 17 pol |
| Pneus | 225/50 R 17 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 4,365 m |
| Largura | 1,837 m |
| Altura | 1,639 m |
| Entre-eixos | 2,613 m |
| Bitola dianteira | 1,53 m |
| Bitola traseira | 1,525 m |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,296 |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 60 l |
| Compartimento de bagagem | 432 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.480 kg |
| Relação peso-potência | 9,0 kg/cv |
| Desempenho | |
| Velocidade máxima | 202 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,5 s |
| Garantia | |
| Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
| Carro avaliado | |
| Ano-modelo | 2014 |
| Pneus | Michelin Primacy HP |
| Quilometragem inicial | 3.000 km |
| Dados do fabricante; consumo não disponível | |
| Atualização anterior |












