Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Um Mês ao Volante

Peugeot 3008 propõe espaço e bom custo-benefício (4)

22/07/2014
in Um Mês ao Volante

Peugeot 3008 Griffe

 

Viagem ao Paraná rende 2.445 km em uma semana e mais uma
opinião sobre a minivan, já a poucos dias de encerrar sua avaliação

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Um Mes ao Volante

Quando oferecemos a Peugeot 3008 de Um Mês ao Volante  a Luciano dos Santos para que a experimentasse por alguns dias, ouvimos como resposta uma pergunta: “Tem limite de quilometragem?”. A dúvida se justificava: o colaborador havia planejado para este mês uma viagem de mais de 2.000 quilômetros ao oeste do Paraná e, se não houvesse restrição, usaria a minivan da marca francesa nessa longa avaliação.

Viagem planejada, viagem cumprida. Depois de cinco dias e de passar junto a cidades como Campinas, Sorocaba (SP), Londrina e Maringá (PR), Luciano e a 3008 estavam de volta a Pindamonhangaba, cidade-sede do Best Cars — ela com exatos 2.445 km adicionados ao hodômetro, ele com muitas impressões para compartilhar com os leitores.

 

Peugeot 3008 Griffe

 
Semana de trabalho intenso para a 3008, que viajou até o oeste do Paraná por
2.445 km, cumpridos 90% em rodovias à média de consumo de 9,8 km/l

 

Embora não se veja ao volante de uma minivan, o colaborador gostou da aparência da Peugeot: “Tem um estilo moderno, compatível com os outros modelos da marca, e que chama atenção por onde passa”. O interior também foi bastante elogiado: “O carro tem um acabamento primoroso, com materiais que transmitem qualidade e boa montagem. Nos bancos, porém, faltou um revestimento completo em couro. A posição de dirigir é muito boa, com a sensação de estar em um carro mais alto do que é”.

 

Habituado a picapes e SUVs, o colaborador
aprovou seu comportamento: “É um carro bastante
estável, mesmo em curvas de alta velocidade”

 

As boas notas estendem-se ao painel de instrumentos “completo e de fácil leitura”, ao espaço interno “muito bom para quatro adultos” e a conveniências como os vários porta-objetos, com destaque para “o generoso no console central e alguns embaixo dos tapetes do assoalho traseiro”. Luciano aprovou a tela de projeção de velocidade, mas achou o navegador “confuso e difícil de configurar”. O compartimento de bagagem foi julgado adequado — e surpreendeu com o banco traseiro rebatido, que deixou espaço de sobra para grandes volumes transportados na volta.

Adepto há algum tempo de motores turbo de baixa cilindrada, o colaborador aprovou o THP de 1,6 litro e 165 cv que equipa a 3008: “Muito bom! Responde rápido ao toque do acelerador, é potente, silencioso e tem bom torque em baixa rotação. O desempenho do carro ficou acima do esperado, mesmo testado exaustivamente em trechos de serra. Entretanto, imaginava um menor consumo”. A média de sua viagem, com 90% de uso rodoviário, foi de 9,8 km/l.

 

Peugeot 3008 Griffe

 

Peugeot 3008 Griffe
Peugeot 3008 Griffe
 
Acabamento, posição de dirigir e detalhes como a tela que recebe projeção da
velocidade foram elogiados por Luciano, assim como motor e estabilidade

 

Embora tenha um carro bem mais baixo hoje, Luciano está habituado a picapes e utilitários esporte, o que lhe rendeu boa base de comparação com a minivan, de altura semelhante a esses veículos. E ele aprovou seu comportamento dinâmico: “É um carro bastante estável, mesmo em curvas de alta velocidade, tanto com dois ocupantes e pouca bagagem quanto carregado. Os freios são excelentes: testados em situação de emergência, responderam muito bem. A suspensão transmite conforto mesmo em pisos irregulares”.

 

 

Em que pese a ampla aprovação à 3008, a resposta do colaborador foi negativa quando perguntado se compraria uma dessa, caso estivesse à procura de um carro do gênero na mesma faixa de preço: “Não. Já tive um Peugeot 307 e, quando precisei de peças de reposição, ficou parado por mais de 40 dias. Percebi também a desvalorização anormal desses carros na hora da venda, fruto de uma imagem ainda não muito sólida no mercado. Se fosse comprar hoje um carro de características próximas, a opção mais provável seria o Volkswagen Tiguan, de R$ 115 mil, que também é bem-equipado, tem 200 cv e tração nas quatro rodas, além de uma marca bastante consolidada”.

 

Mais econômica que o C4 Lounge

No pouco tempo da última semana em que a 3008 não estava com o colaborador, fizemos as medições de consumo em nossos trajetos-padrão, os mesmos aplicados a nossas avaliações completas, em condições controladas para evitar influências externas aos resultados. Como se sabe, o ciclo leve envolve circulação à velocidade média de 35 km/h sem uso de ar-condicionado, enquanto o trajeto exigente obtém média pouco acima de 20 km/h, requer numerosas saídas e o ar funcionando de forma intensa (saiba mais sobre a metodologia).

 

Peugeot 3008 Griffe
Peugeot 3008 Griffe
 
Turbo e injeção direta trazem eficiência? Os testes de consumo apontaram que
a 3008 faz entre 1 e 1,5 km/l mais que o C4 Lounge com motor de 2,0 litros

 

No trajeto mais favorável a Peugeot alcançou 11,9 km/l de gasolina, marca bastante positiva, que reflete a eficiência do conjunto formado pelo motor turbo com injeção direta e o câmbio automático de seis marchas. É interessante notar que ela fez 1,5 km/l a mais que o Citroën C4 Lounge Tendance avaliado em dezembro, um carro pouco mais leve, mas dotado do menos eficiente motor aspirado de 2,0 litros do grupo PSA. A gasolina usada em ambos é a mesma, pois o fabricante não requer combustível de alta octanagem para o motor turbo.

Vantagem para o THP também no ciclo exigente, com 5,8 km/l ou 1 km/l a mais que o C4 Lounge em idêntico trajeto. Agora falta medirmos o consumo no trajeto rodoviário — para maior precisão, evitamos que fosse feito por outro motorista que não este editor, responsável por todas as medições do site. Esse número fica para a derradeira atualização na próxima terça-feira (29), depois de devolvermos o carro à Peugeot. Antes disso, mais um pouco de estrada está diante da 3008.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 30083008 GriffeavaliaçãominivanPeugeotturboUm Mês ao Volante

Related Posts

Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: das molas ao 406 Coupé, quase 200 anos de história

16/12/2024
Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições

08/05/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp