VW Golf Highline: em plena sintonia com a Europa (3)

VW Golf Highline

 
O conjunto motor-câmbio tem sido elogiado pela equipe, sobretudo pelas
respostas rápidas em médias rotações e a suavidade das mudanças de marcha

 

Ressalvas? Poucas: “Esse teto solar com tela perfurada não serve para o Brasil. No meio do dia você se sente em uma estufa. Aqui é obrigatório o forro que veda a passagem de sol. Também gostaria de uma tomada USB no som e achei o porta-malas muito limitado”. O espaço no banco traseiro foi considerado adequado pelo motorista para a categoria do carro.

 

“Fiz 13,3 km/l de média: nas mesmas condições,
acho que nem carros 1.000 fazem
tanta economia hoje”, observa o colaborador

 

Como percebemos acima, foi com a parte mecânica que Vitor realmente se entusiasmou com o Golf: “Dá para notar um pequeno lag  até 1.500 giros, mas dali em diante é só alegria. Que motor delicioso! Precisou de retomada, é só pisar mais um pouco que ele faz as costas colarem no banco. O câmbio DSG também se mostrou ótimo, mas eu preferiria um acerto intermediário entre o modo normal e o esportivo. No normal ele fica em rotação muito baixa e precisa de reduções frequentes; em esportivo mantém giros altos, mesmo com aceleração leve, e parece desperdiçar combustível”.

Consumo, aliás, foi outro aspecto que agradou muito ao colaborador: “Usando ar-condicionado sempre, às vezes intenso, às vezes fraco, fiz 13,3 km/l de média em meus 275 quilômetros de uso, dos quais 65% foram em rodovias. É verdade que andei em ritmo familiar, sem esportividade, mas a marca ainda assim é excelente. Nas mesmas condições, acho que nem carros 1.000 fazem tanta economia hoje em dia”. A sensação de estabilidade e segurança também foi elogiada, mas o motorista ressalva que “a suspensão poderia ser mais macia, como a do Focus, por exemplo”.

 

VW Golf Highline
VW Golf Highline

 
Assistente de estacionamento (botão superior) e ajuste elétrico do banco do
motorista: opcionais de que Vitor abriria mão por um Golf mais acessível 

 

Vitor compraria um Golf como o avaliado pelo preço de R$ 120.232? “Não, não vale tudo isso. Ele está equipado com muita coisa que eu deixaria de lado, como sistema auxiliar de estacionamento, som com DVD e regulagem elétrica do banco. Então, ou eu gastaria todo esse dinheiro em um carro de prestígio, como Audi e BMW, ou ficaria com um Golf mais simples. O pacote Elegance com câmbio DSG, sim, me parece ótimo em custo-benefício. Até do teto solar abro mão, pelo menos enquanto a VW insistir na telinha furada”, ele conclui.

 

 

O Highline azul continua em nossas mãos, mas está prevista para a semana sua troca por uma versão de câmbio manual — tão equipada quanto, por decisão da VW, embora nosso interesse fosse por um carro com menos opcionais para avaliar o Golf como a maioria o adquire.

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Último período

6 dias

510 km

Distância em cidade 202 km
Distância em rodovia 308 km
Tempo ao volante 12h 38 min
Velocidade média 40 km/h
Consumo médio (gasolina) 12,9 km/l
     Melhor marca média 14,8 km/l
     Pior marca média 11,2 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

21 dias

2.139 km

Distância em cidade 762 km
Distância em rodovia 1.377 km
Tempo ao volante 47h 28 min
Velocidade média 45 km/h
Consumo médio (gasolina) 10,6 km/l
     Melhor marca média 14,8 km/l
     Pior marca média 7,3 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Preço

Básico (câmbio DSG) R$ 77.610
Como avaliado R$ 120.232
Preços públicos vigentes em 24/2/14

 

 

Testes de desempenho

Aceleração de 0 a 80 km/h 6,4 s
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,1 s
Aceleração de 0 a 120 km/h 12,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,3 s
Retomada de 60 a 100 km/h 4,4 s
Retomada de 60 a 120 km/h 8,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h 6,2 s
Conheça nossos métodos de medição

 

Consumo em trajetos-padrão

Trajeto

Gasolina

Leve em cidade 14,5 km/l
Exigente em cidade 7,3 km/l
Em rodovia 14,2 km/l
Conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf de 1.500 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem, 7
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,255 m
Largura 1,799 m
Altura 1,468 m
Entre-eixos 2,63 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 313 l
Peso em ordem de marcha 1.238 kg
Desempenho
Velocidade máxima 212 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 s
Dados do fabricante; consumo não disponível
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