Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Consultório Técnico

Carbonização: o que causa e uma forma de removê-la

04/12/2015
in Consultório Técnico

Possuo um Honda Civic LXS 1.8 automático 2014, que comprei 0km. Fiz todas as revisões no prazo. Ele está com 35 mil km e há um mês começou a apresentar leve vibração em marcha-lenta e um pouco de perda de potência. Levei em duas concessionárias e pediram autorização para abrir o cabeçote, pois acreditam que é 90% de chance de ser carbonização não coberta por garantia: seria combustível adulterado. Em 95% dos abastecimentos utilizei etanol do posto de confiança ou de postos com bandeira. É possível a carbonização com 35 mil km? Esse problema poderia ter sido constatado nas revisões?

Carlos Felipe Rosa Fontão – São Paulo, SP

 

É difícil dar uma resposta precisa sem ver o carro, mas a perda de potência pode, sim, ser consequência da carbonização. Essa camada de depósitos em cima dos pistões aumenta a taxa de compressão, o que torna o motor mais propenso à pré-ignição. Para evitá-la, a central eletrônica retarda o avanço de ignição e, em consequência, ocorre perda de potência. Mas seria difícil isso ocorrer com álcool em um motor com taxa baixa como o do Civic.

Honda Civic LXRExija um diagnóstico mais preciso, pois uma redução no fornecimento de combustível — perda de pressão, como por filtro de combustível entupido ou mesmo problema nos injetores ou bomba de combustível — resultaria em comportamento semelhante ao descrito. Seria interessante conhecer a pressão de combustível com um filtro novo antes de providências adicionais.

O processo de carbonização ocorre devido à formação de carbono oriundo de queima incompleta, que pode ocorrer por diversos fatores do próprio motor — um deles combustível adulterado, sobretudo gasolina. A gasolina adulterada possui produtos que não queimam de forma correta, deixando resíduos. Já a adulteração mais comum do álcool é com adição de água, a qual traria menor impacto. A água a mais (vale lembrar que pelo menos 7% do álcool como padrão é água) pode reduzir a temperatura de combustão em cargas (aberturas de acelerador) menores ou marcha-lenta, o que aumenta a chance de queima incompleta.

Sendo morador de São Paulo, é possível que você pegue muito trânsito e fique bastante tempo em marcha-lenta. De modo geral, motores que só usam álcool tendem a ter câmaras de combustão limpas, mas o uso em marcha-lenta prolongado é prejudicial. Por outro lado, a água do álcool pode ajudar a carregar para fora dos cilindros as impurezas em cargas e rotações mais altas: por isso, dar a famosa “esticada” no motor ou mesmo subir uma serra com vigor, solicitando bastante torque e em rotação mais alta, aumenta a temperatura de queima e o vapor proveniente da queima do álcool ajuda a limpar certos resíduos dentro dos cilindros.

 

 

Portanto, de acordo com o projeto do motor e a calibração adotada, pode-se carbonizar o motor (geralmente na parte superior dos pistões) mesmo com combustível de boa qualidade, ao submeter o carro a grandes períodos de marcha-lenta. Contudo, entendemos que isso não deve ser aceito como “item não coberto pela garantia”, uma vez que o fabricante se dispôs a vender o carro em uma cidade de trânsito exigente como São Paulo. Fica fácil prover garantia de três ou cinco anos, obrigando o proprietário a gastar algumas centenas — às vezes milhares — de reais em revisão periódica, e quando um problema aparece dizer que não é coberto por garantia.

Nossa recomendação inicial para tentar resolver o problema é abastecer com álcool em posto de confiança e rodar em velocidades e cargas mais altas por pelo menos 30 minutos, como pegar uma rodovia a 120 km/h. Então parar e fazer algumas acelerações até o limite de velocidade com o acelerador a 100% (não é preciso sair muito forte: preserve sua transmissão e seus pneus). Ao repetir o processo algumas vezes, tende-se a expelir parte das impurezas que podem ocasionar o problema. Mas há casos em que a carbonização dos pistões está tão impregnada que não se pode mais removê-la assim. Antes de fazer isso, confira se o óleo lubrificante está no nível e dentro do prazo de troca recomendado, bem como o nível do líquido de arrefecimento.

Se não resolver, volte à concessionária e insista para que o serviço seja coberto pela garantia, uma vez que a desculpa do combustível adulterado se tornou praxe, levando a uma situação muito confortável para o fabricante e suas concessionárias.

Texto: Felipe Hoffmann – Foto: divulgação

Mais Consultório Técnico Envie sua dúvida

 

Tags: Consultório TécnicomotorTécnica

Related Posts

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum
Curiosidades

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum

07/04/2020
Sandero CVT: análise técnica após 30 dias de teste
Avaliação

Sandero CVT: análise técnica após 30 dias de teste

13/03/2020
Simpósio SAE Brasil: longa vida ao motor a combustão
Informe-se

Simpósio SAE Brasil: longa vida ao motor a combustão

02/12/2019
Simpósio da SAE discutiu o futuro dos veículos elétricos
Informe-se

Simpósio da SAE discutiu o futuro dos veículos elétricos

20/08/2019
C4 Cactus THP: análise técnica após um mês de teste
Avaliação

C4 Cactus THP: análise técnica após um mês de teste

01/10/2019

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp