1992
Aumentava a competição entre as fábricas locais e os importadores, que agora atuavam em diferentes segmentos, de utilitários comerciais até caros esportivos. A Volkswagen apresentava o Gol 1000 (no canto esquerdo), sua resposta ao Uno Mille; a Ford lançava nova geração do Escort, e a GM, a perua Suprema derivada do Omega.
1994
O Bugatti EB 110, acima, está entre os esportivos de prestígio que estrearam no 18º. Salão, assim como Lamborghini, Jaguar e Lotus. A Audi apresentava a perua RS2, com participação da Porsche, e a Ferrari mostrava o luxuoso 456 GT. Entre os lançamentos nacionais, a segunda geração do VW Gol e o esportivo Chevrolet Corsa GSi.
Foto: Bugatti
1996
O 19º. Salão contava com 300 expositores. Fabricantes locais lançavam o VW Polo Classic (centro), a Fiat Palio Weekend (derivada do hatch, no mercado havia poucos meses) e o Ford Ka, ainda recente da estreia no evento de Paris. Importadores traziam Porsche Boxster, Audi A3 e BMW Z3, também recém-lançados no exterior.
1998
O mercado vivia uma ótima fase, com recorde de vendas no ano anterior e a chegada de fábricas como Audi, Dodge, Honda, Mercedes-Benz, Renault e Toyota. A VW mostrava o Golf de quarta geração (acima), ainda importado; outras estreias eram de Alfa Romeo 156, Audi TT, Mercedes Classe A e Peugeot 206.
2000
Importados de luxo, como o BMW Z8 (acima) e o Mercedes-Benz CL, conviviam com lançamentos mais acessíveis como Ford Focus, VW Bora e a Citroën Xsara Picasso, que no ano seguinte ganharia produção nacional.
2002
Ainda recentes no exterior, Honda Fit e Citroën C3 apareciam no 22º. Salão a poucos meses de ganhar fabricação local. A VW mostrava o superesportivo W12 com portas “asas de gaivota” (em preto, acima), a Ferrari trazia o Enzo, a Chrysler expunha o Viper e a Porsche lançava o utilitário esporte Cayenne. Na Ford, o EcoSport chamava atenção.
2004
Não faltaram superesportivos para quem visitou o 23º. Salão: Ford GT de motor central (acima), o Mercedes-Benz SLR desenvolvido com a McLaren, o sofisticado Ferrari 612 Scaglietti, o ousado Maserati MC 12 e o Chevrolet Corvette estavam entre eles. A VW mostrou o Concept R, um roadster de conceito, mas faltaram lançamentos nacionais.
Foto: Fabrício Samahá
2006
O esportivo Honda Civic Si, acima, estava entre as atrações nacionais no 24º. Salão, que apresentava também o conceito Chevrolet Camaro, Ferrari 599 GTB Fiorano, Ford Mustang Shelby GT 500 e os conceitos Renault Fluence, Toyota Fine-T e Fiat Concept Car Adventure. Foi o ano em que nossa indústria comemorou meio século de atividade.
Foto: Rafa Lombardi
2008
O 25º. Salão, que comemorava recordes como 450 carros expostos e 625 mil visitantes, trazia novos supercarros como o Lamborghini Gallardo (foto) com motor V10 e o Pagani Zonda de R$ 4 milhões, lançamentos locais como o novo Honda Fit e modelos de conceito como Ford Verve, Land Rover LRX (que se tornaria o Evoque) e Volkswagen Pickup, que daria origem à Amarok.
Foto: Fabrício Samahá
2010
Um dos carros mais velozes do mundo, o Bugatti EB 16/4 Veyron Grand Sport (acima) brilhou no 26° Salão com seus 16 cilindros, 8,0 litros, quatro turbos e 1.001 cv. Era capaz de superar 400 km/h e acelerar de 0 a 100 em 2,7 segundos. Outras atrações eram Audi A1, Ferrari 458 Italia, Range Rover Evoque (recém-lançado na Europa) e o nacional Fiat Bravo.
Foto: Fabrício Samahá
2012
A Ford trouxe ao 27º. Salão o conceito Evos, de propulsão híbrida, com quatro portas em padrão asa de gaivota e conexão à internet para obter informações de tráfego. Destacaram-se também BMW Gran Coupe, novo Ford Fusion, Jaguar F-Type (ainda quente do lançamento europeu), VW Taigun e o conceito Nissan Extrem, criado para o evento.
Foto: Fabrício Samahá
Mais sobre o Salão de São Paulo |