Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi S5 Cabriolet, sempre com o traje certo

19/10/2012
in Audi

 

Desfilando à beira-mar, acelerando forte ou devorando
curvas, esse belo conversível nunca destoa do ambiente

Texto: Fabrício Samahá – Fotos do autor e de Paulo Keller

 

Existe uma magia em torno dos conversíveis. Nada se compara a eles em um passeio de fim de tarde, em uma estradinha junto ao mar, ou em uma viagem a céu aberto pela montanha, sentindo aquele frescor da natureza que costumamos deixar de fora de nossos carros fechados e refrigerados. Mas, como em qualquer tipo de automóvel, há entre os conversíveis aqueles especiais sob todos os aspectos — como o Audi S5 Cabriolet.

Colocar as mãos nesse belo quatro-lugares da marca de Ingolstadt, um dos carros de sonho que o Best Cars avaliou para sua edição de aniversário de 15 anos (veja também o Mercedes-Benz SLS AMG Roadster), significa desembolsar R$ 387.900. Muito para um carro que não serve para todo tipo de uso? É certo que sim, mas alguns prazeres na vida não têm preço.

Como acontece com quase todo modelo da Audi — do A3 ao A8 —, a substituição da letra “a” pela “s” na denominação representa a versão esportiva, retrabalhada para maior desempenho em termos de potência e comportamento dinâmico. Não é diferente com o S5, que deriva do A5 (também disponível como conversível) e tem como um dos destaques o uso de motor V6 de 3,0 litros com compressor de acionamento mecânico Roots. Isso mesmo, compressor e não turbo, apesar de ter sido mantida a designação TFSI, na qual FSI significa injeção (direta) de combustível com mistura estratificada.

 

 

 
Rodas de 18 pol, retrovisores de alumínio e outros detalhes trazem esportividade
ao belo desenho do S5 Cabriolet; a capota de tecido pode vir em quatro cores

 

Se o estilo do A5 Cabriolet já seduz, o do S5 ganha um exato tempero esportivo, aplicado com discrição. São rodas de 18 pol de belo desenho, detalhes na grade dianteira, saias laterais, capas de retrovisores em alumínio e quatro saídas de escapamento — nada de aerofólio ou outros adereços que pudessem afetar a pureza das linhas. Como no A5, o arco do para-brisa vem em tom de alumínio e as faixas de leds criam um interessante contorno nos faróis, que trazem de cada lado um só refletor elipsoidal para ambos os fachos com lâmpada de xenônio e função autodirecional. As lanternas traseiras também usam leds.

 


Auto Livraria

 

Diante da clara tendência ao teto rígido retrátil, hoje usado desde conversíveis de menor preço até em supercarros como o Ferrari California, pode parecer antiquada a opção da Audi por uma capota de material macio — um tecido que lembra o brim usado em calças. A marca justifica tal escolha com vários argumentos: menor peso, ausência de emendas no teto, aparência típica de conversível quando fechada, menos espaço ocupado quando aberta e maior harmonia no desenho do carro, já que o teto rígido costuma implicar uma tampa de porta-malas comprida.

Disponível em quatro cores, a capota do S5 pode ser aberta ou fechada em apenas 15 segundos, mesmo rodando a até 50 km/h, ao simples acionamento de um comando no console. Outro faz abrir ou fechar os quatro vidros laterais em simultâneo. Com ótimo isolamento térmico e acústico promovido por uma camada de espuma de 15 mm, a capota especial usada no esportivo (opcional no A5 Cabriolet) traz até mesmo luzes de leitura por leds para o banco traseiro.

 

 
Esse Audi chega perto de R$ 400 mil, mas o esmero percebido em sua construção,
no acabamento e nos atributos técnicos deixa a sensação de que vale cada centavo

 

A Audi é hoje uma referência na criação de interiores, que conseguem expressar requinte e qualidade sem deixar de ser funcionais. Não é diferente com o S5 Cabriolet, a começar pelo painel com tudo bem desenhado, no qual chama atenção a ampla tela multifunção na parte central. Sistemas de áudio, vídeo (DVD) e navegação, ajustes de ar-condicionado, uso do telefone pela interface Bluetooth, configurações em geral e o dispositivo Drive Select são controlados pela tela e pelo conjunto de comandos no console central, cuja operação não requer mais que um breve aprendizado. Funções de uso frequente, como volume e estação ou faixa de áudio, têm botão separado.

 

Pode parecer antiquada a opção da Audi por uma capota de material macio, mas ela resulta em menor peso, menos espaço ocupado quando aberta e maior harmonia no desenho do carro

 

O Drive Select, já conhecido de modelos como o A4, permite fácil configuração de diversos elementos mecânicos ao toque de um botão no painel — ou do comando no console, com mais opções de uso. Mapeamento da central eletrônica do motor, pontos de trocas automáticas do câmbio, nível de ruído do escapamento e assistência da direção podem ser regulados entre os modos Comfort, Dynamic e Auto (automático). Há ainda o modo Individual, que permite a combinação preferida pelo motorista, como associar escapamento mais ruidoso a direção mais leve.

Todos os materiais internos revelam qualidade aos olhos e ao tato, dos plásticos em geral ao couro dos bancos, que oferece vários tons e no carro avaliado mesclava preto e marrom — muito charmoso a nosso ver. A posição de dirigir mostra definição esmerada de tudo que a envolve, como banco impecável em forma e densidade de espuma, volante de tamanho ideal, colocação correta para ele e os pedais, amplo apoio para o pé esquerdo.

 

 

 
Ao toque do comando no console, a capota se abre ou fecha em 15 segundos, o que
pode ser feito rodando a até 50 km/h; o outro botão abaixa ou ergue os quatro vidros

 

Os bancos dianteiros — com encostos integrados, não em peça independente como é comum — contam com regulagem elétrica integral, o que inclui inclinação e apoio lombar (ajustável em altura e intensidade), e ajuste manual do apoio das coxas. O do motorista traz duas memórias de posição com botões na porta, uma boa medida para evitar seu acionamento acidental quando o objetivo é usar um dos ajustes na lateral do assento. Esperávamos ver o acelerador preso pela base, como no A3.

Ao lado da grande dotação de equipamentos (confira tabela na próxima página), o S5 traz bons detalhes de conveniência como computador de bordo com duas medições e consumo informado em km/l, um comando para recuar o banco do passageiro a fim de ampliar a visibilidade do motorista para seu lado, sensores de estacionamento à frente e atrás com indicação gráfica (não há câmera traseira para manobras, porém), repetidor digital do velocímetro, retrovisor esquerdo biconvexo e todos os três fotocrômicos, recolhimento dos espelhos ao travar o carro e abertura e fechamento de vidros a distância.

Um anteparo bem projetado pode ser montado atrás dos bancos dianteiros, caso não haja passageiros atrás, para cortar com eficiência o retorno de vento a quem viaja na frente (para quem não sabe, o maior incômodo de rodar aberto vem desse vento por trás, pois para-brisa e vidros laterais erguidos desviam o ar frontal).

Próxima parte

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: A5AudiavaliaçãoCabrioletcompressorconversívelesportivoS5Supercarros

Related Posts

Grandes Carros: quadros com 911, Countach e outros esportivos
Quadros decorativos

Grandes Carros: quadros com 911, Countach e outros esportivos

09/04/2025
Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões

25/03/2025
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Jaguar

Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos

29/11/2024
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Chevrolet Kadett: quadros com GS, GSi, Conversível e Sport
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Kadett: quadros com GS, GSi, Conversível e Sport

10/08/2024

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp