O VW agrada mais pela aparência interna e a escolha dos materiais, além de ter
diversas comodidades exclusivas; o acesso ao banco traseiro pode incomodar
Os dois automóveis trazem teto solar (item de série só no BMW), mas o do CC não corre para trás, o que limita seu uso, e usa como forro uma tela perfurada que deixa passar bem mais sol e calor do que o desejável em um país tropical — merece revisão urgente. Podem-se destravar as portas desse modelo com a chave no bolso, mas não no 328i, embora ambos detectem sua presença para permitir a partida do motor por botão. Os controles elétricos de vidros incluem função um-toque para todos, temporizador e controle remoto para sua abertura ou fechamento (o teto solar acompanha, mas no BMW só abre após a descida total dos vidros, o que permite evitar a abertura).
No CC, o assistente de estacionamento Park Assist coloca o carro em vaga paralela ou perpendicular ao tráfego, bastando ao condutor frear e usar o câmbio
Manobras de marcha à ré contam com o auxílio de imagens da câmera traseira, que traz guias inteligentes (movem-se conforme a posição do volante) e no CC usa o interessante artifício de se ocultar no logotipo da marca: ao aparecer só quando acionada, resguarda-se da sujeira ao rodar. Sensores de estacionamento, que vêm apenas na traseira no BMW, monitoram também a frente e as laterais no VW — apontam um poste ou árvore junto às portas, por exemplo.
Mas o motorista do CC pode ir além e acionar o assistente de estacionamento Park Assist, que coloca o carro em vaga paralela ou perpendicular ao tráfego, bastando ao condutor frear e usar o câmbio. Outra comodidade do modelo é o Auto Hold, dispositivo que retém o carro parado sem que se toquem os pedais de freio e acelerador. Não se trata apenas de retenção temporária em rampas para facilitar a saída: no trânsito denso, basta frear e soltar o pedal, enquanto o BMW requer uso contínuo do freio (se for liberado, o motor religa e o carro volta a rodar).
No 328i o comando no console controla a tela multifunção, que traz manual digital
e explica o modo de condução selecionado; o motor tem parada/partida automática
Como se espera nessa faixa de preços, são dois modelos muito bem equipados. Entre os itens de conveniência estão ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste, comandos de áudio e telefone no volante (também do computador de bordo no CC), retrovisor interno fotocrômico, alerta programável para excesso de velocidade, acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa, molas a gás para sustentar o capô aberto, alarme antifurto com ultrassom, alerta para uso do cinto e para porta mal fechada (específico), quatro luzes de leitura, apoios de braço centrais à frente e atrás, maçanetas internas em cor de alumínio (de metal apenas no CC), tomada de 12 volts para os passageiros de trás, para-sóis com espelhos iluminados, porta-luvas com fechadura e vidros traseiros que descem por inteiro.
Outras vantagens para o CC são freio de estacionamento com controle elétrico, extensão de ar-condicionado para o porta-luvas (falta inaceitável no BMW, já que um simples Toyota Etios a traz), cortina contra sol no vidro traseiro com acionamento elétrico, porta-copos, acendedor de cigarros, destravamento da porta do motorista em separado e espaço bem mais adequado para objetos no console central. Suas portas não têm molduras nas janelas, o que contribui para a sensação de cupê quando abertas. Deveria mudar o acabamento junto à alavanca de câmbio, que causa reflexo sob o sol.
Em contrapartida, o 328i tem abertura da portinhola de abastecimento conjugada à trava central (no CC precisa-se acionar um botão), cinco níveis para o modo automático do ar-condicionado, quatro alças de teto (nenhuma no VW, talvez por falta de espaço adequado sem interferir com as bolsas infláveis de cortina) e faixa degradê no para-brisa (embora mais clara do que o ideal). Para abrir seu capô, basta puxar duas vezes a alavanca e erguer a peça, sem precisar procurar uma trava em meio à região sempre suja; duas travas aumentam a segurança contra abertura indevida.
Itens exclusivos do CC: controle de distância à frente, assistente para estacionar, banco
com massagem, retenção Auto Hold e tela com navegador que até procura postos
Não é pelo espaço interno que o interessado fará sua escolha, pois os dois modelos são muito parecidos nesse quesito: amplos na frente, com boa largura e ótima acomodação para pernas no banco traseiro, mas com altura útil apenas regular para quem se senta atrás. Embora tenham espaço para cinco pessoas, o passageiro central vai mal acomodado nos dois — pior no BMW, tanto pelo assento quanto pelo volumoso túnel central no assoalho —, além de tirar o conforto dos colegas ao lado, pois o banco é conformado para dois ocupantes. Incômodo no CC é o acesso a tal banco, pela forma “de cupê” do teto, que requer atenção especial para não bater a cabeça e torna um drama colocar um bebê em sua cadeira.
No BMW a bateria agora vem junto ao motor e não mais sob o porta-malas, como mandam as tradições da marca para melhor distribuição de peso — e onde ela fica no VW
A capacidade de bagagem do 328i não é expoente, 480 litros, mas supera a do CC, de apenas 452 litros, ambos com porta-malas menores que os da maioria dos sedãs compactos. Nos dois o comando a distância faz a tampa se erguer por inteiro, o que facilita ao chegar ao carro com as mãos carregadas. Os braços da tampa são convencionais e consomem espaço interno, o que não acontecia com as articulações pantográficas do Série 3 anterior; ao menos o uso de locais reservados evita que amassem a bagagem.
No 328i a bateria agora vem junto ao motor e não mais sob o porta-malas, como mandam as tradições da marca para melhor distribuição de peso — e onde ela fica no CC. Ainda no BMW o banco traseiro é tripartido 40:20:40, mais prático que o bipartido 60:40 do VW. Este último vem com estepe integral, até mesmo com roda de alumínio, um requinte quase extinto em nossos dias de redução de custos; o BMW dispensa-o ao usar pneus do tipo roda-vazio, que permite certa distância em velocidade moderada quando ocorre um furo.
Equipamentos de série e opcionais
328i |
CC |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/S | S/S |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | S/S |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/2 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/S/S | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | S/ND | ND/S |
Câmera traseira para manobras | S | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | S | S |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA |
Luz traseira de neblina | S | S |
Navegador por GPS | ND | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | S/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | O/O |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |
Próxima parte |