A grande diferença de preços, que se amplia com opcionais, não se justifica
pelo conteúdo adicional do CC e deixa o 328i com melhor custo-benefício
Preços
328i |
CC |
|
Sem opcionais | 174.950 | 208.024 |
Como avaliado | 174.950 | 232.484 |
Completo | 174.950 | 233.199 |
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 15/4/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais do CC |
Custo-benefício
O fato de nosso 328i ser básico foi, como dito no início do comparativo, a causa para uma grande diferença de preços: R$ 33 mil entre os carros sem opcionais e R$ 57,5 mil entre as versões avaliadas, já que o CC chegou com todas as opções disponíveis, exceto a pintura em preto. Esses itens cobrados à parte são teto solar, cortina no vidro traseiro, sistema de áudio Dynaudio, controlador da distância à frente, navegador e bancos dianteiros com ventilação (e massagem no do motorista).
De tudo isso, apenas o teto é de série no BMW, que traz ainda ajuste eletrônico da suspensão, ao qual o VW responde com a tração integral e o assistente de estacionamento. Portanto, do ponto de vista dos equipamentos de conforto e segurança, o CC básico de R$ 208 mil não justifica tamanha diferença de preço sobre o 328i; tampouco os R$ 232,5 mil do CC completo parecem coerentes com seu conteúdo. Por mais surpreendente que seja, a conclusão é de que a marca “dos nobres” cobra menos que a “dos plebeus” por um carro quase tão equipado quanto.
Mas é preciso comparar algo mais para definir o melhor, e as notas do quadro abaixo ajudam bastante nessa análise. O VW saiu-se melhor em estilo, acabamento, posição de dirigir, instrumentos e itens de conveniência, enquanto o BMW foi melhor apenas em desempenho e consumo. Longe de que seja um carro ruim: o que aconteceu foi o oponente merecer as mesmas notas (muitas delas ótimas) nos demais quesitos.
Apesar de vencedor na média das notas pela margem mínima (um ponto), o CC ainda não justifica seu preço — por isso a nota mais baixa em custo-benefício. A questão se agrava se for considerado o que um BMW oferece em prestígio comparado a um VW, ou seja, em condições iguais de conteúdo o bávaro ainda poderia cobrar um valor adicional pelo logotipo que traz no capô. Embora as diversas vantagens do CC no que toca ao ambiente interno façam que esse sedã de topo de uma marca mais popular mereça ser considerado, é incômodo existir um concorrente que, mesmo oferecendo mais em prestígio, abale bem menos o bolso.
Nossas notas
328i |
CC |
|
Estilo | 4 | 5 |
Acabamento | 4 | 5 |
Posição de dirigir | 4 | 5 |
Instrumentos | 4 | 5 |
Itens de conveniência | 4 | 5 |
Espaço interno | 4 | 4 |
Porta-malas | 4 | 4 |
Motor | 5 | 5 |
Desempenho | 5 | 4 |
Consumo | 5 | 3 |
Câmbio | 5 | 5 |
Freios | 5 | 5 |
Direção | 5 | 5 |
Suspensão | 4 | 4 |
Estabilidade | 5 | 5 |
Visibilidade | 4 | 4 |
Segurança passiva | 5 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 3 |
Média | 4,44 | 4,50 |
Posição |
2º. |
1°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
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