Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

DS3 vs. TJet vs. Fusca: esportividade em três dimensões

12/03/2013
in Citroën, Comparativo, Fiat, Volkswagen

 

 

 

Sem a ousadia do desenho externo, o interior do DS3 poderia se distinguir mais
do novo C3; espaço traseiro é para dois, embora haja lugar para um terceiro

 

O conjunto do DS3 é o mesmo do C3, salvo pela inclusão de termômetro do líquido de arrefecimento. Ao contrário do “primo” brasileiro, ele mantém a iluminação em laranja no mostrador digital de nível de combustível, que contrasta com a branca do restante. Traz as mesmas informações do Punto, mas este tem um computador de bordo com mais funções e duas medições de consumo (indicado em km/l nos três modelos), a exemplo do Fusca, e pode exibir um gráfico de pressão do turbo. Sua iluminação é em branco, mas a leitura seria melhor com luz permanente como a do DS3.

Fiat e Citroën trazem sistema de sugestão de troca de marcha, item inesperado em esportivos, mas que faz sentido com o atual empenho em reduzir emissões de gás carbônico (CO2). O do Punto, que aparece só com o seletor DNA (saiba mais) em posição Autonomy, recomenda tanto subir quanto reduzir marchas, enquanto o do DS3 só sugere trocas para cima. Ambos são adaptativos, ou seja, podem se acender em rotações tão baixas quanto 2.000 rpm em uso moderado ou não dar as caras se a direção for vigorosa — é curioso que nenhum acenda no limite de rotações do motor, o que seria oportuno.

O Fusca com sistema de áudio opcional, que usa amplificador e alto-falantes da marca norte-americana Fender — tradicional em guitarras —, impressiona pelo peso dos graves e a qualidade de som. O do TJet também é superior ao do DS3, ajudado por uma caixa de subgraves na lateral do porta-malas. Fiat e VW usam aparelho maior e mais fácil de usar, com destaque para a tela sensível ao toque do segundo, que conta com teclas em redundância para quem não gosta dessa forma de uso. Falta ao Punto a conexão auxiliar: ele tem só a USB e interface Bluetooth para telefone celular, também presente nos outros.

 

 


Painel na cor do carro, círculos nos bancos envolventes, couro e tecido combinados:
a receita para Fiat para deixar esportivo o Punto, carro que nasceu comportado

 

Melhorou no modelo 2013 do Fiat o uso de pendrive, que nos anos anteriores (e ainda hoje no Bravo) não mostrava informações no painel do rádio nem comandava faixas e pastas a partir de seus botões, sendo preciso usar os do volante e mensagens de voz. Contudo, permanecem alguns problemas: a porta USB fica pouco acessível no porta-luvas (idem para o VW), o áudio não a lê com a ignição desligada (embora rádio e CD funcionem) e algumas vezes foi preciso tirar e recolocar o pendrive, que não era mais reconhecido. Nada disso aconteceu nos concorrentes.

 

Os bancos são não apenas envolventes, como bem firmes na densidade de espuma e corretos em desenho, e estão bem posicionados em relação aos pedais e ao volante

 

Só o Fusca e o Punto trazem opção de navegador por satélite — incompreensível a Citroën não o oferecer, já que o próprio C3 nacional tem o equipamento —, mas o Fiat usa um limitado sistema baseado em indicações de voz e símbolos para a próxima conversão, sem exibir mapa. Também mais prático no VW é inserir endereços por toques na tela. O Tjet traz ainda um Bluetooth mais elaborado, o sistema Blue&Me, com comandos por voz e leitura de mensagens de texto (SMS) e das redes sociais.

Os mesmos modelos dão opção de teto solar com controle elétrico e deslocamento por fora, que no Punto (embora o avaliado não o tivesse) usa duas partes, dianteira móvel e traseira fixa. Precisa melhorar no VW a tela interna, que é perfurada e deixa passar luz e calor do sol em excesso para um país tropical. Eles têm ainda controle elétrico de vidros com função um-toque para todos (só no do motorista no DS3), temporizador, abertura e fechamento comandados a distância; alarme com proteção por ultrassom, comando interno do bocal de abastecimento (falta incômoda no Citroën), luzes de cortesia na frente (só a luz central no DS3 é muito pouco) e aviso de porta mal fechada com indicação específica (geral no francês).

 

 


Antigo e moderno fazem bom contraste no ambiente interno do Fusca, que oferece
revestimento em tons alegres; instrumentos do quadro somam-se aos centrais

 

Só o VW pode ter ar-condicionado com duas zonas de controle de temperatura, sensores de estacionamento também na frente e com indicação gráfica no painel, iluminação interna com escolha de cores e acendedor de cigarros. Suas janelas de porta sem moldura são um charme a mais. Também exclusivos são o acesso ao interior e a partida do motor (por botão no console) sem uso da chave, que só precisa estar junto ao usuário, mas a partida não ser assistida (deve-se manter o botão pressionado até o motor ligar) é incomum nesse tipo de acionamento.

 

 

Itens exclusivos do DS3 são limitador de velocidade, porta-luvas refrigerado, retrovisores com recolhimento elétrico (e automático ao travar o carro), luzes de cortesia no assoalho dianteiro, espelhos iluminados nos para-sóis (falta inesperada no Fusca, pois a VW os usa em modelos bem mais baratos), vidros verdes mais escuros da coluna central para trás (como eram no Punto há alguns anos), dois apoios de braço dianteiros, difusor de perfume e maçanetas internas cromadas, para mais fácil localização à noite. Ele e o Fusca trazem aquecimento dos bancos dianteiros e ajuste de altura também para o do passageiro.

Só o TJet vem com para-brisa com faixa degradê, alças de teto para quem viaja atrás e alerta programável para excesso de velocidade. Fiat e Citroën trazem comando automático para faróis e comutador de facho alto de puxar apenas, tipo que preferimos — desde que impeça ligá-lo já em alto, como nesses modelos. Os dois fabricantes deveriam providenciar mais espaço para pequenos objetos. Outros itens estão presentes nos três carros, como limpador de para-brisa e ar-condicionado automáticos, comandos de áudio no volante, controlador de velocidade, retrovisor interno fotocrômico, alerta para uso de cinto e mostrador de temperatura externa.

Próxima parte

 

Page 3 of 7
Prev1234...7Next
Tags: avaliaçãoBeetleC3CitroëncomparativoDS3esportivoFiatFuscaPuntoPunto TJetturboVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp