Adicionados ao Bravo (esquerda) itens que no 308 vêm de série, os preços ficam
muito próximos, mas o Peugeot continua superior em recursos de segurança
Custo-benefício
Apesar do preço básico superior em importantes R$ 5,4 mil, o 308 Feline vem de série com itens que no Bravo são opcionais, como bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, interface Bluetooth e os automatismos de faróis, limpador e retrovisor interno. Traz ainda controle de estabilidade e bolsas infláveis laterais e de cortina, equipamentos de segurança relevantes que o Fiat nem à parte oferece. Com os opcionais disponíveis (navegador no 308; os itens citados e navegador no Bravo; pintura metálica em ambos), o Sporting supera o Feline por R$ 800.
Nessa condição, que é a dos carros avaliados exceto pela pintura (as cores mostradas são sólidas), os conteúdos de conforto e conveniência se tornam muito próximos, mas permanece uma expressiva vantagem do Peugeot em dispositivos de segurança.
Na atribuição de notas, o Bravo saiu-se melhor em motor, consumo, direção e suspensão, enquanto o 308 opôs vantagens em espaço interno, desempenho, câmbio, estabilidade e segurança passiva. Uma situação de relativo equilíbrio, mas que pende para o lado francês no último e decisivo quesito, a relação custo-benefício: com um conjunto de qualidades pouco superior e maior conteúdo por quase o mesmo dinheiro, o 308 Feline sai do comparativo em vantagem diante do Bravo Sporting.
Nossas notas
Bravo |
308 |
|
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento | 4 | 4 |
Posição de dirigir | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 5 | 5 |
Espaço interno | 3 | 4 |
Porta-malas | 4 | 4 |
Motor | 4 | 3 |
Desempenho | 3 | 4 |
Consumo | 4 | 3 |
Câmbio | 3 | 4 |
Freios | 4 | 4 |
Direção | 5 | 4 |
Suspensão | 4 | 3 |
Estabilidade | 4 | 5 |
Visibilidade | 3 | 3 |
Segurança passiva | 3 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 5 |
Média | 3,83 | 4,00 |
Posição |
2º. |
1°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Bravo | 308 |
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Ficha técnica
Bravo |
308 |
|
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm | 85 x 88 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.997 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 10,8:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas.) | 130 cv a 5.250 rpm | 143 cv a 6.250 rpm |
Potência máxima (álc.) | 132 cv a 5.250 rpm | 151 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm | 20,4/22 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 74,4/75,6 cv/l | 71,6/75,6 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual automatizado / 5 | automático / 4 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 3,91 / 7 km/h | 2,72 / 9 km/h |
2ª. | 2,24 / 13 km/h | 1,50 / 17 km/h |
3ª. | 1,52 / 19 km/h | 1,00 / 26 km/h |
4ª. | 1,16 / 25 km/h | 0,71 / 36 km/h |
5ª. | 0,87 / 33 km/h | NA |
Relação de diferencial | 4,07 | 5,41 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (284 mm ø) | a disco ventilado (ø ND) |
Traseiros | a disco (251 mm ø) | a disco (ø ND) |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | eletro-hidráulica |
Diâmetro de giro | 10,7 m | ND |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 17 pol | 17 pol |
Pneus | 215/45 R 17 | 225/45 R 17 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,336 m | 4,276 m |
Largura | 1,792 m | 1,815 m |
Altura | 1,488 m | 1,498 m |
Entre-eixos | 2,602 m | 2,608 m |
Bitola dianteira | 1,53 m | ND |
Bitola traseira | 1,521 m | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,33 | 0,28 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 58 l | 60 l |
Compartimento de bagagem | 400 l | 430 l |
Peso em ordem de marcha | 1.372 kg | 1.387 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 10,6/10,4 kg/cv | 9,7/9,2 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 2 anos sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2013 | |
Pneus | Goodyear Eagle Excellence | Michelin Primacy HP |
Quilometragem inicial | 4.000 km | 7.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável |