Bons detalhes do Bravo: interface Bluetooth com comando de voz, mola a gás
para o capô, comandos de marcha no volante, ajuste elétrico dos faróis
Considerando o Sporting com opcionais, nos dois carros estão presentes equipamentos como controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e temporizador, seu fechamento comandado a distância (no Fiat, também a abertura, mas sem fechar o teto solar), controlador de velocidade, retrovisor interno fotocrômico, comando automático de faróis e limpador de para-brisa, para-sóis com espelhos iluminados, dois porta-copos, alças de teto com retorno suave (mas falta a do passageiro da frente no Bravo), alerta para porta mal fechada com indicação específica, alarme com proteção por ultrassom, maçanetas internas cromadas, aviso sonoro e visual para atar cinto, indicador de temperatura externa e apoio de braço central no banco traseiro. O espaço para pequenos objetos é apenas regular em qualquer um deles.
Detalhes que favorecem o Bravo são alerta programável para excesso de velocidade, faixa degradê no para-brisa (ausente do Peugeot, que ainda traz uma serigrafia insuficiente na região central), porta-garrafa refrigerado no console, mola a gás para sustentar o capô e vidros traseiros que descem por inteiro. Em contrapartida, só o 308 oferece porta-luvas refrigerado, limitador de velocidade, recolhimento automático dos retrovisores ao trancar o carro (no Fiat há comando elétrico para isso), dois apoios de braço na frente, ótima varredura do para-brisa pelos limpadores com braços opostos e luzes de leitura independentes também atrás (no Bravo depende-se da luz de cortesia central). No Fiat é estranha a posição dos comandos de faróis de neblina e ajuste elétrico de faróis, à direita do rádio; no Peugeot deveria ser revisto o bocal do tanque aberto com chave.
Itens que favorecem o 308: navegador com mapa, limitador de velocidade
e apoios de braço; ele vem de série com ar de duas zonas e faróis automáticos
Se na frente há ampla acomodação, no banco traseiro o 308 sobressai pela ótima altura disponível para a cabeça, como seu perfil de teto já faria esperar, mas a do Bravo não chega a incomodar. Nos dois modelos há espaço apenas regular para pernas e em largura e não se recomenda viajar com três adultos atrás. O passageiro central sofre em ambos com um encosto muito duro, decorrente do apoio de braço ali colocado.
Ambos os compartimentos de bagagem são amplos para a categoria, com certa vantagem para o 308 (capacidade informada de 430 litros) sobre o Bravo (400). Nos dois casos o banco traseiro é bipartido 60:40, incluindo o assento, e o estepe vem sob o assoalho com pneu de 16 pol, diferente dos pneus de rodagem de 17 pol — o que impõe limite de velocidade de 80 km/h durante seu uso e impede de aproveitá-lo em rodízio ou reposição. O acesso da bagagem seria mais fácil se a base da abertura não fosse tão alta, inconveniente mais percebido no Fiat.
No Sporting, teto solar móvel na parte dianteira e fixo na traseira; no Feline, um
grande teto envidraçado fixo, com a comodidade de controle elétrico do forro
Equipamentos de série e opcionais
Bravo |
308 |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/O/2 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | O/S | S/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/S/S |
Câmbio automático/automatizado | ND/O | S/ND |
Câmera traseira para manobras | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | ND | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | S/S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | O | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | S |
Navegador por GPS | O | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | O/O | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | S (fixo) |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |