Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

C4 Lounge, Focus, Civic e Fluence: classe em ascensão

20/12/2013
in Citroën, Comparativo, Ford, Honda, Renault
Citroen C4 Lounge Exclusive THP
Ford Focus Titanium

 

Honda Civic EXR
Renault Fluence GT

O Fluence sai em pequena vantagem na média de notas, mas o C4 Lounge é melhor
em custo-benefício; de qualquer forma, os quatro mostram grandes atributos

 

Preços

C4 Lounge

Focus

Civic

Fluence

Sem opcionais 77.990 89.990 83.990 85.599
Como avaliado 82.980 89.990 83.990 85.599
Completo 82.980 91.275 83.990 86.999
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 19/12/13; menores preços em destaque; consulte o preço dos opcionais: C4 Lounge, Focus, Civic e Fluence

 

Custo-benefício

Esses são carros vendidos em pacotes fechados ou perto disso. Apenas o C4 Lounge oferece um conjunto opcional com faróis de xenônio e teto solar, por R$ 3.300, além da pintura perolizada (R$ 1.690) do carro avaliado. Focus e Fluence também cobram a mais por determinadas cores (até R$ 1.285 e R$ 1.400, nesta ordem), mas vieram em tom sólido, enquanto o Civic tem preço único para qualquer pintura. Esses três não dispõem de opcionais, embora de início a Ford previsse para a versão Titanium um pacote Plus, que acabou incorporado aos itens de série — ao preço do Plus, claro.

 

São carros capazes de atender muito bem a diferentes motoristas e prazerosos de dirigir por sua combinação de conforto e desempenho

 

Mesmo com as opções, o Citroën é o mais barato dos carros comparados — R$ 1 mil a menos que o Honda, R$ 2,6 mil abaixo do Renault e expressivos R$ 7 mil a menos que o Ford —, o que não significa abrir mão de equipamentos de conforto ou segurança. Comparado ao Focus, o C4 Lounge deixa de fora praticamente só o ajuste elétrico do banco e o assistente de estacionamento. Em relação ao Civic, traz diversos itens a mais,  como cortinas infláveis, faróis de xenônio, limpador automático e sensores de estacionamento. E diante do Fluence ainda está em vantagem em recursos como câmera traseira e câmbio automático — que pode até não interessar a alguns compradores do GT, mas tem seu custo e seu valor no mercado. Diante desse quadro, o Citroën é bastante forte na relação entre preço e conteúdo.

E como eles se comparam, item por item? Como revelam as notas abaixo, são poucos os itens em que algum modelo sobressai aos demais: porta-malas e direção no Fluence, motor no C4 Lounge, consumo e câmbio no Civic e suspensão no Focus. Há também casos em que um automóvel levou nota pior que os outros: itens de conveniência e suspensão no Civic, porta-malas no Focus e estabilidade no C4. A comparação detalhada aponta outras diferenças que podem ser relevantes em sua escolha.

 


Auto Livraria

 

Na média de notas, antes de considerar custo-benefício, o Fluence (4,29) fica pouco à frente do Focus (4,23) e dos empatados C4 Lounge e Civic (4,12). Só que o Citroën custa menos que qualquer outro e, pelo conteúdo que oferece, merece um ponto a mais em custo-benefício. Essa vantagem deixa-o acima do Civic, mas permite ao Renault manter ligeira superioridade na média final (veja na tabela).

O equilíbrio verificado na maioria das notas deixa claro: são quatro carros de grandes atributos, capazes de atender muito bem a diferentes perfis de motoristas e, acima de tudo, bastante prazerosos de dirigir por sua combinação de conforto e desempenho. Adeptos da esportividade e do desempenho ficarão mais satisfeitos com o Fluence ou o Focus; entusiastas da eficiência, com o Civic; enquanto a prioridade ao conforto e ao espaço pode indicar tanto ao C4 Lounge quanto ao Fluence — com ressalva para o fato de só existir o GT com câmbio manual, hoje rejeitado pela maioria nas grandes cidades. Para quem busca o máximo pelo mínimo, porém, recomendamos passar em uma concessionária Citroën antes de qualquer outra.

Ficha técnica

 

Nossas notas

C4 Lounge

Focus

Civic

Fluence

Estilo 4 4 4 4
Acabamento 4 4 4 4
Posição de dirigir 4 5 5 5
Instrumentos 4 4 4 4
Itens de conveniência 5 5 4 5
Espaço interno 4 3 3 4
Porta-malas 4 3 4 5
Motor 5 4 4 4
Desempenho 4 5 4 5
Consumo 3 4 5 3
Câmbio 4 4 5 4
Freios 4 4 4 4
Direção 4 4 4 5
Suspensão 4 5 3 4
Estabilidade 4 5 5 5
Visibilidade 4 4 4 4
Segurança passiva 5 5 4 4
Custo-benefício 4 3 3 3

Média

4,11

4,17

4,05

4,22

Posição

3º.

2º.

4º.

1º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

C4 Lounge Focus Civic Fluence
Envie sua opinião sobre o carro que possui
Ficha técnica

 

 

Page 8 of 8
Prev1...78
Tags: avaliaçãoC4C4 LoungeC4 Lounge ExclusiveCitroënCivicCivic EXRcomparativoFluenceFluence GTFocusFocus TitaniumFordHondaRenaultturbo

Related Posts

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

11/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

08/07/2025
Wrangler: catálogo do mais tradicional dos Jeeps
Auto Livraria - Ford

Ford F-150 Raptor: catálogo da picape de alto desempenho

11/07/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

Quatro Rodas com testes e histórias de várias versões de 1983 a 1985 - a partir de R$ 19

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp