Um veterano renovado e dois estreantes na competição pelo menor
consumo — e pelo maior conjunto de qualidades na faixa de R$ 40 mil
Texto e fotos: Fabrício Samahá
De repente, mudou tudo para o Fiat Uno. Antes considerado uma das opções mais atuais entre os carros nacionais do segmento de entrada, de uma hora para outra ele tornou-se um veterano diante dos estreantes Ford Ka de terceira geração e Volkswagen Up. Mas Betim reagiu rápido e lança sua linha 2015 com uma reestilização, interior aprimorado e novos recursos, como o primeiro sistema de parada e partida automáticas do motor na categoria.
As novidades justificaram uma comparação entre os três, em versões que priorizam a economia de combustível — quesito dos mais relevantes nesse segmento — e têm preços em torno de R$ 40 mil. O Up é oferecido apenas com motor de 1,0 litro, cuja potência fica próxima à do Ka de mesma cilindrada — escolha natural, portanto, no caso do Ford. Já o Uno dispõe de unidades de 1,0 e 1,4 litro, sendo a segunda a mais próxima em potência aos rivais; além disso, apenas a versão Evolution 1,4 tem parada/partida automática, item de nosso especial interesse. Por isso, foi esse o Fiat escolhido para o confronto.
Fiat Uno Evolution 1,4 |
Ford Ka SEL 1,0 |
Volkswagen Move Up 1,0 |
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3,81 m | 3,88 m | 3,60 m | ||
85/88 cv | 80/85 cv | 75/82 cv | ||
R$ 43.357 | R$ 40.590 | R$ 41.423 | ||
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
Uno e Up cobram à parte por equipamentos como ar-condicionado, rodas de alumínio e sistema de áudio, que no Ka vêm de série. Para maior equilíbrio de conteúdos e preços, ficamos com o Uno Evolution, o Ka SEL e o Move Up, dos quais apenas o Ford dispensa opcionais. O resultado foi uma gama de preços próxima: R$ 43,4 mil para o Fiat, R$ 40,6 mil para o Ford e R$ 41,4 mil para o VW, conforme avaliados, mas sem pintura metálica (a partir de agora esse item fica de fora de nosso cálculo, pois alguns carros testados o têm e outros não, sem podermos influir na decisão).
Se em preço há certo equilíbrio, como ficam os outros três “Ps” que definem nossos comparativos? A proposta de uso é a mesma: são hatches pequenos de cinco portas que têm no trânsito urbano seu habitat, embora possam ser usados em viagens com algumas limitações de espaço para passageiros e bagagem e de desempenho. Em porte há razoáveis diferenças — 28 centímetros em comprimento do Up para o Ka, 11 cm em distância entre eixos do Uno para o Ka —, mas nada que inviabilize ao interessado em um deles optar por outro. Em potência, como mencionado, os valores são próximos: 85/88 cv no Fiat, 80/85 cv no Ford e 75/82 cv no VW, sempre na ordem gasolina/álcool.
Depois de mais de 1.500 quilômetros de cidade, rodovia e pista de testes, chegamos a algumas conclusões sobre como a Fiat pretende se defender das mais recentes ameaças. As respostas começam na próxima página.
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