Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Fiat Uno vs. Ford Ka vs. VW Up: de olho na economia

17/12/2014
in Comparativo, Fiat, Ford, Volkswagen
Fiat Uno Evolution
Fiat Uno Evolution
Fiat Uno Evolution

 

Fiat Uno Evolution
Fiat Uno Evolution
Fiat Uno Evolution
 
O Uno tem mais funções nos controles de vidros, porta-óculos, espelho de
vigilância do banco traseiro e apoio de braço; o mostrador central serve a
velocímetro,
 computador de bordo e outros; porta-malas leva 280 litros

 

No Ka sobressaem o espaço para objetos no console, partida assistida do motor (basta um giro rápido da chave, sem se precisar esperar que ele pegue), ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, porta-objetos “escondido” ao lado do painel (acessível apenas ao abrir a porta) e excelente dispersão de água pelo lavador de para-brisa. Destaques do Up são alerta para uso de cinto por ambos os ocupantes da frente (só motorista no Uno, nenhum no Ka) e cofre do motor com pintura igual à externa (no Ka ela é bem diferente).

 

O compartimento de bagagem do Up
surpreende por ser o carro mais curto: 285
litros, similar ao do Uno e maior que o do Ka

 

O Fiat e o VW têm alerta programável para excesso de velocidade. Os três carros oferecem ainda alarme volumétrico (proteção interna por ultrassom) com controle a distância, mostrador da temperatura externa e aviso para porta mal fechada (específico no Up com Maps & More, geral nos outros).

Alguns itens merecem correção. No Uno o lavador de para-brisa esguicha água embaixo das palhetas, o acelerador impõe posição incômoda ao pé para ser premido até o fim, o porta-objetos de teto torna fácil bater a cabeça ali ao entrar (salvo com o banco mais baixo), o acesso às informações do mostrador digital não é prático (requer uma sequência de avanços e retrocessos nos menus) e o interior produz intensa ressonância em pisos irregulares na faixa de 30 km/h, o que não acontece nos outros. Além disso, no avaliado o marcador de temperatura externa deixou de indicar, o velocímetro analógico às vezes indicava muito acima do correto (até 120 km/h a mais) e o alarme apontava um arrombamento que não ocorrera.

 

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL
Ford Ka SEL
 
Ka sobressai em desempenho do ar-condicionado e espaço para objetos, um
deles escondido, e oferece comandos de voz para o sistema de áudio, que
pode melhorar em facilidade de uso; sua capacidade de bagagem é a menor

 

No Ka faltam ajuste elétrico dos retrovisores (a Ford promete oferecer como acessório, mas deveria vir de fábrica) e o limpador de para-brisa deixa de varrer grandes áreas no topo e no lado esquerdo. O Up é o único sem ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros, controle elétrico de vidros traseiros, espelho no para-sol esquerdo, bolsas atrás dos encostos dianteiros e alças de teto para quem vai atrás. Nenhum deles traz iluminação para o banco traseiro ou no porta-malas.

 

 

Embora o comprador de um carro desse porte saiba que terá limitações de espaço, o Ka acomoda melhor os passageiros do banco traseiro que o Uno, e este, que o Up, com menores largura e vão entre os bancos — típico carro de quatro lugares que no Brasil foi homologado para cinco. Não fosse pelo espaço exíguo, o passageiro central viajaria melhor no Uno que no Ka, que impõe um encosto desconfortável. Na frente a acomodação é semelhante entre os três.

O compartimento de bagagem do Up chega a surpreender, por ser o carro mais curto: 285 litros, similar ao do Uno (280) e maior que o do Ka (apenas 257). O VW pode vir com uma prateleira móvel que altera o nível do assoalho. Falta nele e no Ka o banco traseiro bipartido, sempre útil em hatches. Cômodo no VW é o destravamento junto às portas: no Ford precisa-se usar comando elétrico, e no Fiat, alavanca no assoalho. O estepe do Ka é temporário; os oponentes usam pneu igual aos outros (só com roda de aço), preferível para seguir viagem sem limitações.

 

VW Move Up
VW Move Up
VW Move Up

 

VW Move Up
VW Move Up
VW Move Up
 
O Up tem alerta para excesso de velocidade e oferece o Maps & More, com
navegador, computador de bordo, mostradores e orientação para dirigir com
economia; porta-malas de 285 litros surpreende para suas dimensões
Próxima parte

 

Equipamentos de série e opcionais

Uno

Ka

Up

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. O/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/ND S/ND O/ND
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores O ND O
Alarme antifurto/controle a distância O/O S/S O/O
Aquecimento O S O
Ar-condicionado/automático/zonas O/ND S/ND O/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND ND O*/ND
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/ND/ND S/ND/ND S/ND/ND
Câmbio automático/automatizado ND ND ND/O
Câmera traseira para manobras ND ND ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes O ND ND
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador/limitador de velocidade ND ND ND
Controle de tração/estabilidade ND S/S ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/O S/S O/ND
Controles de áudio no volante O S ND
Direção assistida S S O
Encosto de cabeça, todos os ocupantes O ND S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND ND
Faróis de neblina O S O
Faróis/limpador de para-brisa automático ND ND ND
Freios antitravamento (ABS) S S S
Interface Bluetooth para telefone celular O S O
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S
Luz traseira de neblina ND ND O
Navegador por GPS ND ND O
Rádio com toca-CDs/MP3 ND/S S/S O/O
Repetidores laterais das luzes de direção S ND S
Retrovisor interno fotocrômico ND ND ND
Rodas de alumínio O S O
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/O ND ND
Teto solar/comando elétrico ND ND ND
Travamento central das portas S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *couro sintético
Próxima parte

 

 

Page 3 of 6
Prev1234...6Next
Tags: avaliaçãocomparativoFiatFordKaKa SELMove UpUnoUno EvolutionUpVolkswagen

Related Posts

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

16/05/2025
Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”
Auto Livraria - Ford

Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”

05/05/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

02/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

Do pioneiro L ao Spazio, vários testes e comparativos na Quatro Rodas - a partir de R$ 29

19/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp