O Uno tem mais funções nos controles de vidros, porta-óculos, espelho de
vigilância do banco traseiro e apoio de braço; o mostrador central serve a
velocímetro, computador de bordo e outros; porta-malas leva 280 litros
No Ka sobressaem o espaço para objetos no console, partida assistida do motor (basta um giro rápido da chave, sem se precisar esperar que ele pegue), ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, porta-objetos “escondido” ao lado do painel (acessível apenas ao abrir a porta) e excelente dispersão de água pelo lavador de para-brisa. Destaques do Up são alerta para uso de cinto por ambos os ocupantes da frente (só motorista no Uno, nenhum no Ka) e cofre do motor com pintura igual à externa (no Ka ela é bem diferente).
O compartimento de bagagem do Up
surpreende por ser o carro mais curto: 285
litros, similar ao do Uno e maior que o do Ka
O Fiat e o VW têm alerta programável para excesso de velocidade. Os três carros oferecem ainda alarme volumétrico (proteção interna por ultrassom) com controle a distância, mostrador da temperatura externa e aviso para porta mal fechada (específico no Up com Maps & More, geral nos outros).
Alguns itens merecem correção. No Uno o lavador de para-brisa esguicha água embaixo das palhetas, o acelerador impõe posição incômoda ao pé para ser premido até o fim, o porta-objetos de teto torna fácil bater a cabeça ali ao entrar (salvo com o banco mais baixo), o acesso às informações do mostrador digital não é prático (requer uma sequência de avanços e retrocessos nos menus) e o interior produz intensa ressonância em pisos irregulares na faixa de 30 km/h, o que não acontece nos outros. Além disso, no avaliado o marcador de temperatura externa deixou de indicar, o velocímetro analógico às vezes indicava muito acima do correto (até 120 km/h a mais) e o alarme apontava um arrombamento que não ocorrera.
Ka sobressai em desempenho do ar-condicionado e espaço para objetos, um
deles escondido, e oferece comandos de voz para o sistema de áudio, que
pode melhorar em facilidade de uso; sua capacidade de bagagem é a menor
No Ka faltam ajuste elétrico dos retrovisores (a Ford promete oferecer como acessório, mas deveria vir de fábrica) e o limpador de para-brisa deixa de varrer grandes áreas no topo e no lado esquerdo. O Up é o único sem ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros, controle elétrico de vidros traseiros, espelho no para-sol esquerdo, bolsas atrás dos encostos dianteiros e alças de teto para quem vai atrás. Nenhum deles traz iluminação para o banco traseiro ou no porta-malas.
Embora o comprador de um carro desse porte saiba que terá limitações de espaço, o Ka acomoda melhor os passageiros do banco traseiro que o Uno, e este, que o Up, com menores largura e vão entre os bancos — típico carro de quatro lugares que no Brasil foi homologado para cinco. Não fosse pelo espaço exíguo, o passageiro central viajaria melhor no Uno que no Ka, que impõe um encosto desconfortável. Na frente a acomodação é semelhante entre os três.
O compartimento de bagagem do Up chega a surpreender, por ser o carro mais curto: 285 litros, similar ao do Uno (280) e maior que o do Ka (apenas 257). O VW pode vir com uma prateleira móvel que altera o nível do assoalho. Falta nele e no Ka o banco traseiro bipartido, sempre útil em hatches. Cômodo no VW é o destravamento junto às portas: no Ford precisa-se usar comando elétrico, e no Fiat, alavanca no assoalho. O estepe do Ka é temporário; os oponentes usam pneu igual aos outros (só com roda de aço), preferível para seguir viagem sem limitações.
O Up tem alerta para excesso de velocidade e oferece o Maps & More, com
navegador, computador de bordo, mostradores e orientação para dirigir com
economia; porta-malas de 285 litros surpreende para suas dimensões
Equipamentos de série e opcionais
Uno |
Ka |
Up |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | O/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/ND | S/ND | O/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | O | ND | O |
Alarme antifurto/controle a distância | O/O | S/S | O/O |
Aquecimento | O | S | O |
Ar-condicionado/automático/zonas | O/ND | S/ND | O/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | ND | ND | O*/ND |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/ND/ND | S/ND/ND | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | ND | ND | ND/O |
Câmera traseira para manobras | ND | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | O | ND | ND |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | ND | ND | ND |
Controle de tração/estabilidade | ND | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/O | S/S | O/ND |
Controles de áudio no volante | O | S | ND |
Direção assistida | S | S | O |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | O | ND | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | O | S | O |
Faróis/limpador de para-brisa automático | ND | ND | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | O | S | O |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | ND | O |
Navegador por GPS | ND | ND | O |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | S/S | O/O |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | ND | S |
Retrovisor interno fotocrômico | ND | ND | ND |
Rodas de alumínio | O | S | O |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND | ND |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *couro sintético |
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