Fiat Uno vs. Ford Ka vs. VW Up: de olho na economia

Fiat Uno Evolution
Ford Ka SEL

 

VW Move Up
A VW resolveu melhor o desequilíbrio do motor de três cilindros, que no Ka (acima) vibra mais que no Up (à esquerda); mesmo sem esse problema, o do Uno é áspero em certa rotação

 

Desempenho e consumo

O motor de maior cilindrada deixava o Uno em condição promissora quanto ao desempenho, mas não foi bem assim. Mais leve, o Up acompanhou-o de perto e até o superou em algumas medições. Das provas de aceleração, o Fiat venceu as de 0-80 km/h e 0-120 km/h, mas o VW levou a melhor de 0 a 400 metros e ambos empataram no 0-100 km/h. O Ka ficou em último na maioria das medições, embora com desvantagens sutis, a maior delas de 0,9 s no 0-100.

No caso das retomadas, o câmbio mais curto dos modelos de 1,0 litro anulou a esperada vantagem do maior torque do Uno 1,4. O resultado foi que o Fiat venceu apenas de 60 a 100 km/h em terceira marcha; o Ka levou a melhor de 60 a 120 em terceira (o que o Up não pode fazer, pois o motor atinge o limite de giros pouco antes), e o Up, na mesma medição em quarta, na 60-100 em mesma marcha e na 80-120 em quarta e em quinta. Com exceção do 60-100, o Uno ficou sempre em último.

Para muitos, as pequenas diferenças de desempenho importam menos que a economia de combustível. Pois aqui quem brilhou foi o Up, com o menor consumo nos três trajetos de medição, dois dos quais envolvem uso de ar-condicionado. Nas provas urbanas o Ka ficou bem à frente do Uno, mas em rodovia o Fiat passou adiante — possível explicação é o Ford ter precisado de plena aceleração em quarta marcha em algumas subidas do trajeto para manter a velocidade-padrão de 120 km/h, que o Uno sustentava em quinta.

Mesmo com tanque de combustível pouco menor que o do Ka, o Up acaba por ser também o carro de maior autonomia do comparativo nas três condições de uso.

 

 

Medições Best Cars

Uno

Ka

Up

Aceleração

0 a 80 km/h 9,0 s 9,3 s 9,3 s
0 a 100 km/h 13,5 s 14,4 s 13,5 s
0 a 120 km/h 20,1 s 20,6 s 20,7 s
0 a 400 m 18,7 s 18,7 s 18,4 s

Retomada

60 a 100 km/h (3ª.) 10,2 s 10,3 s 10,4 s
60 a 100 km/h (4ª.) 15,3 s 15,5 s 14,0 s
60 a 120 km/h (3ª.) 16,5 s 16,4 s NA
60 a 120 km/h (4ª.) 24,7 s 24,2 s 22,3 s
80 a 120 km/h (4ª.) 18,3 s 17,3 s 16,1 s
80 a 120 km/h (5ª.) 25,7 s 25,3 s 21,4 s

Consumo

Trajeto leve em cidade 11,1 km/l 12,9 km/l 14,3 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,0 km/l 6,4 km/l 7,1 km/l
Trajeto em rodovia 10,4 km/l 9,8 km/l 11,2 km/l

Autonomia

Trajeto leve em cidade 479 km 604 km 644 km
Trajeto exigente em cidade 259 km 300 km 320 km
Trajeto em rodovia 449 km 459 km 504 km
Testes efetuados com álcool; NA = não aplicável (carro não atinge a velocidade necessária nessa marcha); melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

Uno

Ka

Up

Velocidade máxima 170/172 km/h ND 163/165 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,1/10,8 m ND 12,6/12,4 s
Consumo em cidade 12,9/8,9 km/l 13,0/8,9 km/l 13,2/9,1 km/l
Consumo em rodovia 15,1/10,5 km/l 15,1/10,4 km/l 14,3/9,9 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Fiat Uno Evolution
Ford motor 3C

 

VW EA-211
O sistema de parada e partida automática do Uno funciona bem, mas seu motor está defasado perante os de Ka (acima) e Up (ao lado), repletos de soluções mais atuais

 

Comentário técnico

• Os motores da Ford (3C Duplo Comando) e da Volkswagen (EA-211) são bastante atuais, com recursos como duplo comando de válvulas, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento (um para o cabeçote, outro para o bloco) e preaquecimento de álcool para partida a frio, que dispensa o tanque suplementar de gasolina. O da VW usa ainda bloco de alumínio, mais leve e eficiente na dissipação de calor, embora mais caro. Para anular parte das vibrações inerentes a um três-cilindros, o do Ka adota volante e polia do virabrequim com um desbalanceamento intencional.

• O Fire Evo da Fiat é bem mais antigo e não traz nenhuma dessas soluções, embora tenha variação de tempo de abertura das válvulas como os outros (de admissão e de escapamento, comandadas pela mesma árvore; o Ka traz variação em ambas as árvores e o Up apenas na de admissão) e use a mais alta taxa de compressão (12,3:1 ante 12:1 do Ka e 11,5:1 do Up). Isso lhe deixa bem atrás em potência específica, apenas 64,3 cv/l, contra 82,1 cv/l do VW e expressivos 85,3 cv/l do Ford, todos com álcool.

Ford motor 3C• Nos três motores o movimento do virabrequim é levado aos comandos de válvulas por uma correia dentada, com a peculiaridade no Ka de mantê-la imersa em óleo (a correia tem material apropriado para isso), pelo que só requer sua verificação a cada 10 anos ou 240.000 km de uso (ao lado).

• O sistema de parada e partida automáticas do motor do Uno, desenvolvido pela Bosch, é o primeiro em um carro fabricado no Brasil (a BMW faz apenas montagem) e o único hoje no mundo a operar com álcool (a marca alemã desativa-o caso esse combustível esteja em uso). O desligamento do motor ocorre quando se coloca o câmbio em ponto-morto, e sua religação, quando se pressiona a embreagem, o que garante tempo com folga para o processo antes que se possa arrancar.

O desligamento, porém, depende de vários fatores: motor aquecido — a fase de aquecimento é a mais prejudicial ao desgaste e às emissões poluentes , carga mínima da bateria de 75%, porta do motorista e capô fechados, cinto do motorista afivelado, pedal de freio acionado, carro parado e que a velocidade tenha excedido 7 km/h por mais de 2 segundos (para evitar a desativação em manobras). O motor é religado após 165 segundos (ou 60 s com ar-condicionado ligado), quando o vácuo do servo-freio baixa, se há elevado consumo elétrico (faróis, desembaçador traseiro e outros itens) ou se o carro supera 3 km/h, como ao rodar solto em aclives e declives. Um botão no painel permite desativar o sistema.

• O Up usa uma plataforma específica, a PQ12. O Ka deriva daquela usada pelo novo Fiesta, do qual mantém o entre-eixos, e a do Uno foi derivada da que servia desde o início ao Palio. Todos usam os conceitos de suspensão simples e de bom resultado que estão em quase todo carro nacional, McPherson à frente e de eixo de torção na traseira.

Próxima parte

 

 

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