A VW resolveu melhor o desequilíbrio do motor de três cilindros, que no Ka (acima) vibra mais que no Up (à esquerda); mesmo sem esse problema, o do Uno é áspero em certa rotação
Desempenho e consumo
O motor de maior cilindrada deixava o Uno em condição promissora quanto ao desempenho, mas não foi bem assim. Mais leve, o Up acompanhou-o de perto e até o superou em algumas medições. Das provas de aceleração, o Fiat venceu as de 0-80 km/h e 0-120 km/h, mas o VW levou a melhor de 0 a 400 metros e ambos empataram no 0-100 km/h. O Ka ficou em último na maioria das medições, embora com desvantagens sutis, a maior delas de 0,9 s no 0-100.
No caso das retomadas, o câmbio mais curto dos modelos de 1,0 litro anulou a esperada vantagem do maior torque do Uno 1,4. O resultado foi que o Fiat venceu apenas de 60 a 100 km/h em terceira marcha; o Ka levou a melhor de 60 a 120 em terceira (o que o Up não pode fazer, pois o motor atinge o limite de giros pouco antes), e o Up, na mesma medição em quarta, na 60-100 em mesma marcha e na 80-120 em quarta e em quinta. Com exceção do 60-100, o Uno ficou sempre em último.
Para muitos, as pequenas diferenças de desempenho importam menos que a economia de combustível. Pois aqui quem brilhou foi o Up, com o menor consumo nos três trajetos de medição, dois dos quais envolvem uso de ar-condicionado. Nas provas urbanas o Ka ficou bem à frente do Uno, mas em rodovia o Fiat passou adiante — possível explicação é o Ford ter precisado de plena aceleração em quarta marcha em algumas subidas do trajeto para manter a velocidade-padrão de 120 km/h, que o Uno sustentava em quinta.
Mesmo com tanque de combustível pouco menor que o do Ka, o Up acaba por ser também o carro de maior autonomia do comparativo nas três condições de uso.
Medições Best Cars
Uno |
Ka |
Up |
|
Aceleração |
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0 a 80 km/h | 9,0 s | 9,3 s | 9,3 s |
0 a 100 km/h | 13,5 s | 14,4 s | 13,5 s |
0 a 120 km/h | 20,1 s | 20,6 s | 20,7 s |
0 a 400 m | 18,7 s | 18,7 s | 18,4 s |
Retomada |
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60 a 100 km/h (3ª.) | 10,2 s | 10,3 s | 10,4 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 15,3 s | 15,5 s | 14,0 s |
60 a 120 km/h (3ª.) | 16,5 s | 16,4 s | NA |
60 a 120 km/h (4ª.) | 24,7 s | 24,2 s | 22,3 s |
80 a 120 km/h (4ª.) | 18,3 s | 17,3 s | 16,1 s |
80 a 120 km/h (5ª.) | 25,7 s | 25,3 s | 21,4 s |
Consumo |
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Trajeto leve em cidade | 11,1 km/l | 12,9 km/l | 14,3 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,0 km/l | 6,4 km/l | 7,1 km/l |
Trajeto em rodovia | 10,4 km/l | 9,8 km/l | 11,2 km/l |
Autonomia |
|||
Trajeto leve em cidade | 479 km | 604 km | 644 km |
Trajeto exigente em cidade | 259 km | 300 km | 320 km |
Trajeto em rodovia | 449 km | 459 km | 504 km |
Testes efetuados com álcool; NA = não aplicável (carro não atinge a velocidade necessária nessa marcha); melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Dados dos fabricantes
Uno |
Ka |
Up |
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Velocidade máxima | 170/172 km/h | ND | 163/165 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,1/10,8 m | ND | 12,6/12,4 s |
Consumo em cidade | 12,9/8,9 km/l | 13,0/8,9 km/l | 13,2/9,1 km/l |
Consumo em rodovia | 15,1/10,5 km/l | 15,1/10,4 km/l | 14,3/9,9 km/l |
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |
O sistema de parada e partida automática do Uno funciona bem, mas seu motor está defasado perante os de Ka (acima) e Up (ao lado), repletos de soluções mais atuais
Comentário técnico
• Os motores da Ford (3C Duplo Comando) e da Volkswagen (EA-211) são bastante atuais, com recursos como duplo comando de válvulas, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento (um para o cabeçote, outro para o bloco) e preaquecimento de álcool para partida a frio, que dispensa o tanque suplementar de gasolina. O da VW usa ainda bloco de alumínio, mais leve e eficiente na dissipação de calor, embora mais caro. Para anular parte das vibrações inerentes a um três-cilindros, o do Ka adota volante e polia do virabrequim com um desbalanceamento intencional.
• O Fire Evo da Fiat é bem mais antigo e não traz nenhuma dessas soluções, embora tenha variação de tempo de abertura das válvulas como os outros (de admissão e de escapamento, comandadas pela mesma árvore; o Ka traz variação em ambas as árvores e o Up apenas na de admissão) e use a mais alta taxa de compressão (12,3:1 ante 12:1 do Ka e 11,5:1 do Up). Isso lhe deixa bem atrás em potência específica, apenas 64,3 cv/l, contra 82,1 cv/l do VW e expressivos 85,3 cv/l do Ford, todos com álcool.
• Nos três motores o movimento do virabrequim é levado aos comandos de válvulas por uma correia dentada, com a peculiaridade no Ka de mantê-la imersa em óleo (a correia tem material apropriado para isso), pelo que só requer sua verificação a cada 10 anos ou 240.000 km de uso (ao lado).
• O sistema de parada e partida automáticas do motor do Uno, desenvolvido pela Bosch, é o primeiro em um carro fabricado no Brasil (a BMW faz apenas montagem) e o único hoje no mundo a operar com álcool (a marca alemã desativa-o caso esse combustível esteja em uso). O desligamento do motor ocorre quando se coloca o câmbio em ponto-morto, e sua religação, quando se pressiona a embreagem, o que garante tempo com folga para o processo antes que se possa arrancar.
O desligamento, porém, depende de vários fatores: motor aquecido — a fase de aquecimento é a mais prejudicial ao desgaste e às emissões poluentes —, carga mínima da bateria de 75%, porta do motorista e capô fechados, cinto do motorista afivelado, pedal de freio acionado, carro parado e que a velocidade tenha excedido 7 km/h por mais de 2 segundos (para evitar a desativação em manobras). O motor é religado após 165 segundos (ou 60 s com ar-condicionado ligado), quando o vácuo do servo-freio baixa, se há elevado consumo elétrico (faróis, desembaçador traseiro e outros itens) ou se o carro supera 3 km/h, como ao rodar solto em aclives e declives. Um botão no painel permite desativar o sistema.
• O Up usa uma plataforma específica, a PQ12. O Ka deriva daquela usada pelo novo Fiesta, do qual mantém o entre-eixos, e a do Uno foi derivada da que servia desde o início ao Palio. Todos usam os conceitos de suspensão simples e de bom resultado que estão em quase todo carro nacional, McPherson à frente e de eixo de torção na traseira.
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